Pedagogia

UNICEUMA - Centro Universitário do Maranhão
Em São Luís

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Tipologia Graduação
Início Em 2edes
Duração 3 Anos
Descrição

O Curso de Pedagogia com habilitação para o Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo a formação de profissionais de nível superior, de graduação plena, habilitados ao exercício do magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreendam tanto a realidade de seus educandos, da escola e comunidade, bem como sua própria realidade.
Dirigido a: O professor preparado para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental caracteriza-se como um profissional que busca os instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções e tem capacidade de questionar a própria prática, refletindo criticamente a respeito dela. Conhece bem os conteúdos curriculares, sabe planejar e desenvolver situações de ensino e aprendizagem, estimula as interações sociais de seus alunos e administra com tranqüilidade as situações de sala de aula.

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Instalações e datas

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Rua Josué Montello, Nº 1, Renascença Ii, 65.075-120, Maranhão, Brasil
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Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 500, Cohama, 65.060-645, Maranhão, Brasil
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Programa

DURAÇÃO DO CURSO: 3,5 anos
TURNOS: Vespertino e Noturno (Renascença e COHAMA)
TÍTULO DE GRADUAÇÃO: Licenciado em Pedagogia

OBJETIVO GERAL

O Curso de Pedagogia com habilitação para o Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo a formação de profissionais de nível superior, de graduação plena, habilitados ao exercício do magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreendam tanto a realidade de seus educandos, da escola e comunidade, bem como sua própria realidade. Por conseqüência ele deve ser capaz de formar cidadãos conscientes do seu papel e da sua atuação como veículo transformador da realidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Garantir a integração entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.

Conduzir seus alunos aos hábitos de trabalho intelectual e de investigação científica pautados em um ambiente de estímulo à criatividade e no senso crítico.

Selecionar e aplicar alternativas educacionais qualitativamente inovadoras, que estimulem a criatividade de seus educandos e lhes favoreçam a auto-realização.

Articular atividades na escola que favoreçam a aprendizagem significativa dos alunos.

Utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação com o objetivo de maximizar o processo ensino-aprendizagem na escola.

Elaborar e executar projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares.

Implementar formas de planejamento e gestão democrática nas instituições educacionais contribuindo na articulação dos sujeitos nas organizações sociais.

Planejar e avaliar sistematicamente o processo educativo e as circunstâncias a que destina os seus educandos, com vistas a promover a regulação do processo ensino-aprendizagem.

PERFIL PRETENDIDO DO EGRESSO

O professor preparado para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental caracteriza-se como um profissional que busca os instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções e tem capacidade de questionar a própria prática, refletindo criticamente a respeito dela. Conhece bem os conteúdos curriculares, sabe planejar e desenvolver situações de ensino e aprendizagem, estimula as interações sociais de seus alunos e administra com tranqüilidade as situações de sala de aula. Conhece, aceita e valoriza as formas de aprender e interagir de seus alunos, respeita suas diversidades culturais e sabe lidar com elas, comprometendo-se com o sucesso dos estudantes e o funcionamento eficiente e democrático da escola em que atua; valoriza o saber que produz em seu trabalho cotidiano, empenha-se no próprio aperfeiçoamento e tem consciência de sua igualdade como pessoa e como profissional. Assim, é um ser humano capaz de continuar aprendendo e um cidadão responsável e participativo, integrado ao projeto da sociedade em que vive e, ao mesmo tempo, crítico de suas mazelas.

Êxitos alcançados por este centro


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