Pedagogia

UNIABEU

R$23.878
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Nilopolis
  • Duração:
    7 Semestres
Descrição

Formar o profissional de educação, inspirado nos princípios democráticos e libertador do homem, fundado no humanismo crítico - dialético e nos ideais de solidariedade como responsabilidade social, que se revistam do propósito de desenvolvimento pleno da pessoa humana, para a práxis social como cidadão brasileiro e do mundo e atuem eticamente em prol do atingimento dos princípios e fins da Educação.
Dirigido a: Investigar a realidade concreta enquanto totalidade para desenvolver ações educacionais, em todas as instâncias da sociedade civil, principalmente em instituições escolares, com vistas ao desenvolvimento do homem como cidadão consciente, crítico e participativo diante das necessidades e anseios da sociedade brasileira.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Nilopolis
R. Prf. Alfredo G Filgueiras, 537, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

Dados do curso
Aspectos Legais:
Autorização:

Decreto MEC nº 74.118/74 - Publicado em 29/05/1974

Reconhecimento:

Decreto MEC nº 79.622/77 - Publicado em 29/04/1977

Renovação do Reconhecimento:

Portaria MEC nº 2668/01 - Publicada em 10/12/2001

Titulação:
Licenciatura em Pedagogia

Coordenação:
Profª Ms. Sandra Maria da Silva Xisto

Funcionamento:
Local de oferta:

Campus 2 - Nilópolis

Rua Profº Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537

Centro - Nilópolis - RJ - CEP: 26525-060

Horários:

Noite: 19:00 - 22:00


Objetivos do curso
Missão:
Formar o profissional de educação, inspirado nos princípios democráticos e libertador do homem, fundado no humanismo crítico - dialético e nos ideais de solidariedade como responsabilidade social, que se revistam do propósito de desenvolvimento pleno da pessoa humana, para a práxis social como cidadão brasileiro e do mundo e atuem eticamente em prol do atingimento dos princípios e fins da Educação Nacional em perspectiva da qualidade que atenda aos anseios, necessidades e liberdade da sociedade brasileira em relação com as novas exigências científico- tecnológico contemporâneo. Deste modo, a finalidade do curso de Pedagogia se define na:

Formação do professor docente, capaz de exercer a investigação da realidade concreta - enquanto práxis social - na busca de referencial à gestão democrática e a práxis pedagógica, e que tenha como base os fundamentos teórico - científico da educação contemporânea, afim de contribuir para a formação de um ser humano individual e coletivo comprometido com a transformação social;
A promoção da conexão entre a formação inicial, o exercício profissional e o incentivo a educação continuada, oferecendo cursos e/ eventos que possam promover a renovação de conhecimentos numa práxis dialética e holística.
Objetivos:
Geral:
Formar professores para o magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, preparados para atuar na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, participando de planejamentos, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação de atividades inerentes ao campo educacional e de ensino escolar e não-escolar, integrados com a realidade concreta da práxis social em seu tempo histórico, com sólida base de conhecimentos científicos, de cunho multidisciplinar e interdisciplinar, que o levem a exercer com consciência e ética suas atividades didático pedagógicas.

Específicos:
Preparar para o exercício do magistério de forma comprometida com o processo ensino-aprendizagem, buscando metodologias e alternativas para a melhoria da aprendizagem dos alunos de forma a assegurar o sucesso no aprender, assim como desenvolver possibilidades de atendimento ao processo ensino aprendizagem nas diferentes realidades;
Promover conhecimentos teóricos científicos que visem a formação de um profissional capaz de integrar os diferentes setores que compõem a unidade escolar e não escolar (planejamento, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação de atividades), com vistas a atingir os objetivos educacionais por ela estabelecidos no sentido de atender os anseios individuais, políticos e sociais da comunidade, além dos conhecimentos dos aspecto legal e político - social , tendo como pressuposto a qualidade do processo pedagógico;
Desenvolver atividades de caráter teórico-práticas, a fim de formar um profissional crítico-reflexivo e criativo.

O que faz o profissional
Perfil profissional:
Investigar a realidade concreta enquanto totalidade para desenvolver ações educacionais, em todas as instâncias da sociedade civil, principalmente em instituições escolares, com vistas ao desenvolvimento do homem como cidadão consciente, crítico e participativo diante das necessidades e anseios da sociedade brasileira. Deste modo, o profissional da educação organiza e implementa programas e projetos educacionais em todas os segmentos da sociedade que necessite de coordenação de atividades didático-pedagógicas, seja na empresa, nas instituições educacionais ou em organizações governamentais e não governamentais onde o princípio do desenvolvimento educacional seja mola propulsora da construção da cidadania.

Poderíamos resumir que o Pedagogo da UNIABEU seria um profissional de educação que a partir da apresentação de dados e informações sobre a realidade em que atua, assume a investigação como princípio orientador da práxis escolar para:

-estabelecer formas de interação que promovam a constituição da identidade e o desenvolvimento da autonomia do aluno, a partir da compreensão do seu papel de professor na constituição da subjetividade deste último e da compreensão de suas características sociais, culturais e econômicas e de suas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem;
-tomar decisões didáticas, a partir do conhecimento e da análise crítica das diferentes correntes explicativas do desenvolvimento bio-psico-social e da aprendizagem, da influência dessas correntes nas opções pedagógicas e práticas de ensino e de sua contribuição para a compreensão das relações entre ensino e aprendizagem;
-avaliar seu trabalho de ensino, a aprendizagem dos alunos e a execução do projeto pedagógico da escola, a partir da compreensão dos objetivos da ação educacional e da análise dos fatores que incidem sobre seus processos e resultados;
-integrar-se de modo ativo na sua categoria profissional, a partir do conhecimento das associações sindicais e científicas e da compreensão da dimensão sócio-política da profissão docente, do contexto e dos determinantes institucionais e legais da carreira de professor;
-mobilizar competências que foram (ou deveriam ter sido) constituídas na educação básica, para acessar, processar, produzir, registrar e socializar conhecimentos e recursos profissionais, incluindo-se o domínio das linguagens que utilizam as tecnologias da comunicação e informação;
-desenvolver atitudes de acolhimento e respeito à diversidade, a partir de informação e conhecimento adquiridos pela familiaridade com a problemática de grupos diferenciados existentes na população brasileira: gêneros, etnias, culturas, portadores de necessidades especiais, religiões;
-Promover mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade do seu desempenho profissional quanto pessoal.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais