Pedagogia

Faculdades Adventistas da Bahia
Em Cachoeira

R$425
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Cachoeira
  • 3408 horas letivas
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Cachoeira
Br-101, Km 197, Estrada de Capoeiruçu, 44300 - 000, Bahia, Brasil
Ver mapa

Programa

Curso

A Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (FAENE), situada no município de Cachoeira - Bahia, reconhecida pela portaria nº. 320 de 03 de julho de 2006, publicada no D.O.U. em 04 de julho de 2006 é uma instituição de ensino superior ligada ao sistema educacional adventista, rede mundial de ensino mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social (IANDBEAS). Está inserida num amplo espaço físico e localizada em uma área campestre com mais de 1Km², espaço que abriga além desta, outras instituições sob a estrutura da IASD.


Como Instituição Educacional, a FAENE propõe-se a evidenciar os valores da cidadania na compreensão crítica de seu papel estratégico no contexto regional e sócio-econômico, contribuindo para uma transformação modernizadora na elevação dos patamares de educação das novas gerações, oferecendo um ensino superior de qualidade, que estimule a formação integral do homem, direcionada não apenas à perspectiva de mercado, como também às necessidades sociais e humanas.


A FAENE oferece Licenciatura em Pedagogia com formação prioritária em docência da Educação Infantil, anos inicias do Ensino Fundamental e gestão de processos educativos. Isso significa que, além da formação para a docência, o curso agrega conhecimentos que permitem ao sujeito atuar participativamente na administração, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional, em organizações (escolas e órgãos do sistema de ensino) da Educação Básica e estabelece as condições em que a formação pós-graduada para tal deva ser efetivada.


Diferenciais
Durante o curso de Pedagogia, o estudante participa de atividades diversificadas como: aulas em espaços diversificados, projetos didáticos e de extensão universitária, seminários integradores, iniciação científica e monitoria de modo interdisciplinar tendo os valores bíblico-cristãos como princípios.


Imediatamente após concluir seu curso, o egresso de Pedagogia tem acesso ao Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Educacional com duração de seis meses. Desse modo, ao final de quatro anos, tem-se um profissional devidamente titulado.

Perfil Profissional
Assumimos como responsabilidade a formação de um profissional que:

· Atue com ética, compromisso, postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, equânime e igualitária.



· Atue como docente das séries iniciais do ensino fundamental de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.


· Atue como docente em educação infantil, promovendo a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças até cinco anos, planejando as práticas educacionais e avaliando as práticas pedagógicas.



· Atue como gestor educacional em ambientes escolares e não-escolares, planejando, coordenando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em suas múltiplas dimensões.


· Articule adequadamente conhecimentos da vida cotidiana e do mundo do trabalho, promovendo e facilitando relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, desenvolvendo trabalho pautado no diálogo, nos valores bíblico-cristãos, no exercício da negociação e na comunicação interpessoal.


· Domine e utilize conteúdos necessários ao desenvolvimento do processo educacional, de modo a promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares.


· Perceba o educando de forma integral, reconhecendo e respeitando suas manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, espirituais e afetivas nas suas relações individuais e coletivas.



· Planeje, organize, acompanhe e avalie o trabalho pedagógico de acordo com as diretrizes educacionais, evidenciando consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, do compromisso social, do exercício da cidadania e dos impactos dos seus atos profissionais.


· Relacione as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.


· Utilize, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.


Perfil Profissional
Assumimos como responsabilidade a formação de um profissional que:


· Atue com ética, compromisso, postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, equânime e igualitária.


· Atue como docente das séries iniciais do ensino fundamental de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.


· Atue como docente em educação infantil, promovendo a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças até cinco anos, planejando as práticas educacionais e avaliando as práticas pedagógicas.


· Atue como gestor educacional em ambientes escolares e não-escolares, planejando, coordenando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em suas múltiplas dimensões.


· Articule adequadamente conhecimentos da vida cotidiana e do mundo do trabalho, promovendo e facilitando relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, desenvolvendo trabalho pautado no diálogo, nos valores bíblico-cristãos, no exercício da negociação e na comunicação interpessoal.


· Domine e utilize conteúdos necessários ao desenvolvimento do processo educacional, de modo a promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares.


· Perceba o educando de forma integral, reconhecendo e respeitando suas manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, espirituais e afetivas nas suas relações individuais e coletivas.


· Planeje, organize, acompanhe e avalie o trabalho pedagógico de acordo com as diretrizes educacionais, evidenciando consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, do compromisso social, do exercício da cidadania e dos impactos dos seus atos profissionais.



· Relacione as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.



· Utilize, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.



n Vagas: 120 anuais;
n Turnos: vespertino e noturno;
n Regime de matrícula: semestral;
n Duração: mínimo de 7 semestres e máximo de 14;
n Modalidade do curso: presencial.



Carga horária total: 3.408 horas
Créditos: 139´


n Disciplinas: 2.382
n Atividade Prática Profissional: 426h
n Atividades Acadêmico-científico-culturais: 200h
n Estágio supervisionado: 400h
I: Educação infantil - 140h
II: Séries iniciais do ensino fundamental - 164h
III: Gestão - 96h


Infra Estrutura
O estudante de Pedagogia da FAENE conta com a seguinte infra-estrutura e espaços diversificados, os quais contribuem positivamente para sua formação integral:


SALAS DE AULA

Cada sala de aula da FAENE se constitui num lócus privilegiado para o processo de ensino e de aprendizagem, montada com carteiras universitárias ergométricas, quadro branco e vídeo projetor, facilitando a realização de procedimentos de ensino e de avaliação compatíveis com a necessidade do curso.


BIBLIOTECA

A Biblioteca do Ensino Superior constitui recurso acadêmico imprescindível à garantia da produção e sistematização de conhecimentos, como matéria-prima do processo educacional. Está organizada de acordo com o Sistema Decimal Dewey, 20ª edição, para o processo de classificação bibliográfica, e de acordo com o Código AACR2 (Anglo-American Catalog Rules) para a catalogação.

Com o acervo totalmente automatizado, o sistema de atendimento é de livre acesso aos catálogos, terminais de consulta e estantes de livros, auxiliado por pessoal habilitado. Dispõe de serviços de consulta, empréstimo, reserva e outros, facultados a alunos, professores e membros da comunidade devidamente cadastrados.


O acervo da Biblioteca do Ensino Superior pode ser consultado através do portal da Instituição, viabilizando a pesquisa 'on-line', servindo como uma ponte entre os conteúdos teóricos e práticos das aulas e as fontes de informação especializadas.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais