Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    7 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 9 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o curso
Nome do curso:
Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Qual é o grau obtido?
Licenciado em Pedagogia.



Quais são as habilitações do curso?
Oferece a habilitação de professor para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.



Qual é a duração do curso?
Três anos e meio.



Existe algum pré-requisito?
Não. Qualquer aluno que tenha Ensino Médio completo poderá cursá-lo; basta ter interesse e vocação.



Em quais áreas o profissional formado em Pedagogia pelo UniCEUB pode atuar?
Pode atuar como professor na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão e no desenvolvimento de projetos em escolas ou empresas, onde se façam presentes as disciplinas e as práticas pedagógicas constantes do currículo do curso.



O que faz o profissional graduado pelo curso de Pedagogia - Formação de Professor para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental?
Além de professor para a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, o profissional formado em Pedagogia pelo UniCEUB pode:

· assumir funções administrativo-pedagógicas e docentes em escolas e instituições não-escolares;
· desenvolver projetos interinstitucionais de interesse educativo e social.
· organizar e desenvolver oficinas pedagógicas;
· produzir, testar e avaliar materiais didáticos;
· planejar, executar e avaliar projetos educativos;
· desenvolver e ou participar de projetos de pesquisa;
· planejar, organizar e executar atividades educativas em espaços não-escolares.

Em que tipo de empresa o profissional poderá atuar?
· Escolas de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, públicas ou privadas.
· empresas que tenham funções e projetos educativos.
· órgãos relacionados com a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em funções afins com a formação.
· desenvolver projetos e empreendimentos para empresas e ou de iniciativa própria.



É fácil para o profissional em Pedagogia conseguir emprego na área?
Sim. É possível trabalhar em escolas particulares e públicas. Além disso, o mercado de trabalho é valorizado com as políticas governamentais de maior investimento em escolas e na formação do professor. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal realiza concurso público para preenchimento de vagas em escolas da rede pública. Essa prática tende a aumentar em função da demanda da educação infantil.



Por que fazer o curso de Pedagogia no UniCEUB?
O curso de Pedagogia do UniCEUB tem tradição. Acumula experiências com a formação de profissionais da área de Educação desde 1968. A Instituição tem excelente estrutura física com espaços próprios para o desenvolvimento de dinâmicas que contribuem para o desempenho profissional, a realização de atividades lúdicas, experiências pedagógicas, laboratórios de informática. Conta com corpo docente competente e experiente.



Quais são as oportunidades disponíveis no UniCEUB para o aluno aprofundar a formação?
A instituição mantém convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal para a oferta do Estágio Curricular Supervisionado. Tem parceria com a Escola Classe 708 Norte e vários projetos em desenvolvimento. As outras iniciativas oferecidas são: cursos semestrais paralelos com as disciplinas do currículo, participação em pesquisas, além de oportunidades em projetos extensionistas e monitorias.



O UniCEUB proporciona programas para incentivar a prática acadêmica?
Sim. São oferecidas várias oportunidades, como: participação em Programa de Iniciação Científica, Programa de Extensão e Pesquisa desenvolvidos por professores do curso, Monitoria e Representação de Turma, além de outras oportunidades de atividades complementares à formação.



Como é a relação entre curso e comunidade?
Os alunos participam de projetos de pesquisas, de estudos, de extensão e de voluntariado, e de eventos socioeducativos junto à comunidade, tais como, feiras, seminários, congressos, promovidos com instituições representativas da sociedade.



Existem cursos complementares à matriz curricular?
Sim. São oferecidos, em média, dois cursos por semestre que atendem às demandas dos alunos.



Como é o acervo da Biblioteca do UniCEUB?
Por ocasião da avaliação externa realizada pelo MEC/INEP, a Biblioteca foi considerada excelente, tanto em títulos como em autores.


Projeto pedagógico
O curso de Pedagogia forma professores para atuar no nível de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na gestão de projetos pedagógicos, em espaços não-escolares, em áreas nas quais sejam previstos conteúdos trabalhados na formação.
Oferece possibilidade de continuidade de estudos para os alunos egressos de outros cursos de Pedagogia, mediante a complementação de estudos em conteúdos, práticas e estágio curricular supervisionado na área de Educação Infantil, tendo como referência o currículo anterior de Pedagogia.
O pedagogo egresso domina: o conhecimento das políticas e das diretrizes de educação, saúde, trabalho, cultura, lazer e esportes para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; a identificação de problemas socioculturais e educacionais com vistas à superação de processos exclusivos sociais, culturais e outros; a participação na gestão das instituições de ensino, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação e acompanhamento do projeto pedagógico de Educação Infantil e Ensino Fundamental; a compreensão, o cuidado e a educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento social, físico, psicológico e intelectual, aplicando conhecimentos, métodos e processos compatíveis; a criação, o planejamento, a realização, a gestão e a avaliação de conteúdos e práticas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para as áreas de atuação do pedagogo.
A organização curricular apresenta as seguintes características:
· consistência teórica e compromisso social ético que priorizam a formação humana e profissional, sustentada por uma concepção de educação como direito universal;
· unicidade na relação entre teoria e prática;
· prática pedagógica e estágio curricular supervisionado, vivenciados no decorrer da formação;
· organização articulada dos conhecimentos e diversificação de experiências curriculares;
· uso de recursos tecnológicos, projetos e atividades coletivos;
· desenvolvimento de projetos e estratégias didáticas que promovam a reflexão da prática;
· adoção de eixos norteadores que visem articular dimensões da formação profissional do professor e as decorrentes do ensino e da aprendizagem na escola, tais como: Sociedade, Educação, Pedagogia e Infância; Educação, Pedagogia, Linguagem e Desenvolvimento Infantil; Pedagogia, Aprendizagem e Ação Pedagógica na Infância; Gestão da Escola, Pesquisa e Ação Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Gestão da Escola, Inclusão e Ação Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ciências, Tecnologias e Ação Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Natureza e Cultura, Tempo e Espaço, Relações Sociais na Ação Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
· projetos e atividades voltados para o aprofundamento da formação, como pesquisa, prática pedagógica e estágio curricular supervisionado, constituindo-se em espaços mediadores entre a formação profissional e a realidade social e estimulando o planejamento, a execução e a avaliação de projetos e atividades em diferentes campos da atuação profissional.
· Laboratório de Experiências Pedagógicas: espaço destinado ao incentivo do aluno como sujeito da própria aprendizagem por meio de pesquisas, estudos, reflexões e ações que favoreçam a utilização de fundamentos, recursos metodológicos e tecnológicos aplicáveis à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
A monografia consiste em trabalho de pesquisa que permite ao aluno o aprofundamento de estudos em áreas de seu interesse, sendo os temas orientados na direção dos objetivos e das competências da formação.
As atividades complementares têm o objetivo de promover a participação em projetos que enriqueçam a formação. Além de experiências e eventos promovidos pelo UniCEUB, o aluno pode participar de outras iniciativas fora da Instituição.


Pedagogia: Professor para a Educação Infantil e anos iniciais do EF
CH Disciplina: 3050
Currículo: 2007/1
CH Ética: 60
CH Complementar: 100


1º Semestre
Disciplina
Carga horária
Ciências Naturais e Matemática na Educação Infantil
45
Filosofia da Educação I
90
Língua Portuguesa
90
Natureza e Sociedade na Educação Infantil
45
Políticas e Fundamentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
75
Sociologia
90

2º Semestre
Disciplina
Carga horária
Educação e Saúde Infantil
45
Filosofia da Educação II
90
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
45
Literatura Infanto Juvenil
75
Psicologia do Desenvolvimento
90
Sociologia da Educação
90

3º Semestre
Disciplina
Carga horária
Currículo e Avaliação
75
Didática
75
Educação e movimento I
75
Estágio Curricular Supervisionado I - Educação Infantil
100
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
30
História da Educação
75
Psicologia da Aprendizagem
75

4º Semestre
Disciplina
Carga horária
Alfabetização e Letramento
90
Educação e Arte
90
Educação e Movimento II
45
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II
30
Fundamentos Teóricos e Metodólogicos de Lingua Portuguesa I
90
Metodologia da Pesquisa em Educação
45
Organização e Gestão da Escola
75

5º Semestre
Disciplina
Carga horária
Educação Inclusiva
75
Estágio Curricular Suprervisionado II - Gestão
100
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Lingua Portuguesa II
90
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Matemática I
90
Língua Brasileira de Sinais
45
Organização e Gestão da Sala de Aula
45

6º Semestre
Disciplina
Carga horária
Educação Ambiental
45
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências Naturais
90
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Matemática II
90
Monografia I
75
Tecnologia da Informação e Comunicação
90
Optativa I
45

7º Semestre
Disciplina
Carga horária
Estágio Curricular Supervisionado III - Anos Iniciais
105
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia
90
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História
90
Monografia II
75
Seminários Interdisciplinares
45
Optativa II
45

Pedagogia

Preço para verificar