Pedagogia
Graduação
Em Campo Grande
Preço para verificar
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Campo grande
-
Duração
8 Semestres
Instalações
Localização
Início
Campo Grande
(Mato Grosso do Sul)
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Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900
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Programa
Concepção
A UCDB concebe um educador com formação que lhe possibilite ter um domínio de conhecimentos gerais indispensáveis à compreensão histórica do mundo em que vive, através de uma leitura crítica, permitindo-lhe questionar, debater, analisar e propor mudanças com vistas à busca da qualidade de vida para a sociedade em geral e, em especial, a parcela da população que ficou à margem do processo de desenvolvimento da sociedade brasileira, nas últimas décadas.
Finalidade
O Curso tem a finalidade de oferecer ao profissional uma base sólida de conhecimentos específicos na área educacional, de sorte que possa exercer sua profissão e tenha condições de acesso ao mercado de trabalho que hoje se reveste de alto grau de competitividade.
Os conhecimentos gerais e específicos possibilitam ao educador a continuidade e o aprofundamento de estudos a nível de pós-graduação, além de estabelecer as bases para a auto-educação de caráter permanente e para desenvolver habilidades relacionadas ao seu campo de trabalho de acordo com as mudanças provocadas pelas inovações científicas.
Neste sentido, é indispensável ao educador habilidades tais como: relacionamento professor x aluno com base na democracia e no respeito; domínio de sala; bom nível de comunicação e diálogo; organização do trabalho escolar, através do planejamento de suas atividades; domínio de técnicas de ensino à luz de uma fundamentação teórico-metodológica; avaliação de seu desempenho e de seus alunos de forma construtiva e norteadora das propostas de trabalho e tomada de decisão, entre outros.
Objetivos
Formar o educador enquanto profissional capaz de se integrar técnica, humana e politicamente no processo de transformação sócio-político-cultural de seu tempo, respondendo às necessidades da escola e da sociedade.
Formar o educador com uma fundamentação teórica necessária à compreensão crítica de relação escola/sociedade e à ação consciente e participativa compromissada com um ensino de qualidade.
Profissional Pretendido
Ao fazer a leitura do seu cotidiano, no competente e comprometido exercício das suas funções, o Educador deve repensar e intervir na realidade, investindo maciçamente nos caminhos da solidariedade e dignidade humana. Para tanto deve ter o seguinte perfil:
· compreender a realidade sócio-econômico-política do Brasil e suas conseqüências na vida do brasileiro, em especial, no que se refere aos problemas educacionais;
· entender a evolução histórica da educação e a função social que ela cumpre para atender as diferentes necessidades de cada momento da história;
· dominar as diferentes formas de comunicação: oral, escrita, televisiva, a informática, etc., de forma a se integrar nas questões de seu tempo, segurança, critério e discernimento;
· compreender as correntes filosóficas construídas historicamente e as relações destas com as teorias do conhecimento;
· analisar as diversas correntes psicológicas que explicam o desenvolvimento humano e a sua relação com a aprendizagem;
· entender a importância do trabalho didático-pedagógico como organizador do currículo e das atividades escolares, e como articulador da teoria e da prática, de modo a perceber a relação entre a sociedade e o papel do educador enquanto cidadão;
· dominar as metodologias e técnicas adequadas ao ensino das diversas áreas das ciências, articulada com a prática vivenciada nas escolas que oferecem a educação infantil e o ensino fundamental, nas modalidades regular e supletiva, extensiva aos portadores de necessidades especiais.
A UCDB concebe um educador com formação que lhe possibilite ter um domínio de conhecimentos gerais indispensáveis à compreensão histórica do mundo em que vive, através de uma leitura crítica, permitindo-lhe questionar, debater, analisar e propor mudanças com vistas à busca da qualidade de vida para a sociedade em geral e, em especial, a parcela da população que ficou à margem do processo de desenvolvimento da sociedade brasileira, nas últimas décadas.
Finalidade
O Curso tem a finalidade de oferecer ao profissional uma base sólida de conhecimentos específicos na área educacional, de sorte que possa exercer sua profissão e tenha condições de acesso ao mercado de trabalho que hoje se reveste de alto grau de competitividade.
Os conhecimentos gerais e específicos possibilitam ao educador a continuidade e o aprofundamento de estudos a nível de pós-graduação, além de estabelecer as bases para a auto-educação de caráter permanente e para desenvolver habilidades relacionadas ao seu campo de trabalho de acordo com as mudanças provocadas pelas inovações científicas.
Neste sentido, é indispensável ao educador habilidades tais como: relacionamento professor x aluno com base na democracia e no respeito; domínio de sala; bom nível de comunicação e diálogo; organização do trabalho escolar, através do planejamento de suas atividades; domínio de técnicas de ensino à luz de uma fundamentação teórico-metodológica; avaliação de seu desempenho e de seus alunos de forma construtiva e norteadora das propostas de trabalho e tomada de decisão, entre outros.
Objetivos
Formar o educador enquanto profissional capaz de se integrar técnica, humana e politicamente no processo de transformação sócio-político-cultural de seu tempo, respondendo às necessidades da escola e da sociedade.
Formar o educador com uma fundamentação teórica necessária à compreensão crítica de relação escola/sociedade e à ação consciente e participativa compromissada com um ensino de qualidade.
Profissional Pretendido
Ao fazer a leitura do seu cotidiano, no competente e comprometido exercício das suas funções, o Educador deve repensar e intervir na realidade, investindo maciçamente nos caminhos da solidariedade e dignidade humana. Para tanto deve ter o seguinte perfil:
· compreender a realidade sócio-econômico-política do Brasil e suas conseqüências na vida do brasileiro, em especial, no que se refere aos problemas educacionais;
· entender a evolução histórica da educação e a função social que ela cumpre para atender as diferentes necessidades de cada momento da história;
· dominar as diferentes formas de comunicação: oral, escrita, televisiva, a informática, etc., de forma a se integrar nas questões de seu tempo, segurança, critério e discernimento;
· compreender as correntes filosóficas construídas historicamente e as relações destas com as teorias do conhecimento;
· analisar as diversas correntes psicológicas que explicam o desenvolvimento humano e a sua relação com a aprendizagem;
· entender a importância do trabalho didático-pedagógico como organizador do currículo e das atividades escolares, e como articulador da teoria e da prática, de modo a perceber a relação entre a sociedade e o papel do educador enquanto cidadão;
· dominar as metodologias e técnicas adequadas ao ensino das diversas áreas das ciências, articulada com a prática vivenciada nas escolas que oferecem a educação infantil e o ensino fundamental, nas modalidades regular e supletiva, extensiva aos portadores de necessidades especiais.
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