Pedagogia

Graduação

Em Santa Rosa e Ijuí

R$ 34.611

Descrição

  • Duração

    9 Semestres

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de pedagogos e pedagogas para funções do magistério na Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, modalidade Normal; de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar; áreas nas quais são previstos conhecimentos pedagógicos. Dirigido a: Esta proposta visa à formação do educador competente e solidariamente responsável para a ampla interlocução com vistas à construção de seus próprios valores e ao entendimento das práticas cotidianas bem como a organização e condução delas pela recorrência aos saberes necessários para o enfrentamento dos desafios postos, com sensibilidade e criatividade.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar
Santa Rosa (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Aprender e Ensinar com Ousadia e Paixão". 50 Anos: Você Não Quer Fazer Parte Desta História? O Curso de Pedagogia comemora em 2007 seus 50 anos de profícuo trabalho na formação de educadores e educadoras.
Nesse período foi construindo, avaliando, reconstruindo um projeto de curso comprometido e engajado na luta pela defesa do direito à educação de qualidade para todos.
O curso constitui-se num espaço educacional de pesquisa e construção de novas alternativas pedagógicas pautadas pelos princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Atende também a necessidade de superar a fragmentação do trabalho pedagógico e, principalmente, de qualificar a educação através da retomada da escola e de diferentes espaços educativos pelos professores.


Histórico
O Curso de Pedagogia tem um significado especial pois, juntamente com o Curso de Filosofia, coloca as bases da educação na região. As atuais propostas, constantemente significadas são oferecidas nos campus Ijuí (regime regular e especial), Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Pode-se afirmar que, independentemente de suas habilitações, o Curso tem como preocupação primeira a formação de um profissional capaz de refletir sobre sua própria ação pedagógica, elaborar alternativas e encontrar formas eficientes para inserir a sociedade nesta discussão.

O Curso de Pedagogia constitui-se num espaço cultural de pesquisa e construção de novas alternativas pedagógicas. Atende a necessidade de superar a fragmentação do trabalho pedagógico e, principalmente, de qualificar a educação através da retomada da escola e de diferentes espaços educativos pelos professores.

A dinâmica curricular privilegia diferentes situações de aprendizagens sob forma de seminários, eventos comunitários, ciclos de estudos, os quais são abertos também para egressos e educadores que atuam nas escolas ou em outros espaços educativos. Existe uma matriz curricular única para todos as habilitações. Há a oportunidade do acadêmico cursar duas habilitações concomitantes, desde que em duas modalidades de funcionamento do curso. As habilitações oferecidas são: Pedagogo da sala de aula: Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Pedagogo da Escola: Orientação Educacional e Supervisão Escolar; Pedagogo da Educação de Jovens e Adultos e Pedagogo da Educação Especial.

O projeto do curso aposta na formação do professor com base na pesquisa e na sua intervenção reflexiva no cotidiano escolar da sala de aula ou de outros espaços educativos. Por isso a pesquisa, enquanto princípio educativo, se constitui num componente que acontece ao longo do curso e norteia a formação acadêmica. Ao colocar a produção da pesquisa na Pedagogia a serviço da reflexão/formação do professor entende-se que as transformações das práticas docentes só se efetivam à medida que o professor amplia sua consciência sobre sua prática alargando-a na reflexão que o professor realiza na ação.


Objetivos
Geral

* Investir na qualificação de professores de forma a constituir um corpo de saberes próprios relacionados ao objeto de estudo;

* Organizar-se a partir de um currículo inclusivo que acolha a diversidade cultural, reconhecendo-a como legítima e como referência para a organização do trabalho educativo e das práticas pedagógicas;

* Buscar a inserção do curso na comunidade através de projetos de extensão, estágios, participação dos eventos comunitários;

* Garantir a participação dos acadêmicos como protagonistas na construção da sua formação.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

* Esta proposta visa à formação do educador competente e solidariamente responsável para a ampla interlocução com vistas à construção de seus próprios valores e ao entendimento das práticas cotidianas bem como a organização e condução delas pela recorrência aos saberes necessários para o enfrentamento dos desafios postos, com sensibilidade e criatividade.

O Curso de Pedagogia está organizado na perspectiva da formação de educadores:

* familiarizados com os conteúdos básicos das áreas do conhecimento da Educação, especialmente os da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, capacitados para atuação pedagógica em espaços de sala de aula, de escola e da comunidade;

* abertos que no enfrentamento dos desafios exigentes de alternativas e soluções práticas pautadas suas ações em critérios e princípios, com vistas o pedagógico ao redimensionar das relações sociais e o próprio conhecimento;

* capazes de compreender e desvelar concepções e ou modelos teóricos subjacentes a diferentes práticas pedagógicas;

* articuladores do conhecimento escolar com a vida dos alunos e à realidade social, planejando ações pedagógicas em resposta a necessidades diagnosticadas;

* capacitados para articular/liderar grupos de reflexão, planejamento, execução e avaliação de projetos educativos;

* competentes para desenvolver e/ou coordenar projetos de pesquisa em educação;

* capacitados a atuar junto a equipes interdisciplinares.

Áreas de atuação do egresso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de pedagogos e pedagogas para funções do magistério na Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, modalidade Normal; de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar; áreas nas quais são previstos conhecimentos pedagógicos.

Pedagogia

R$ 34.611