Graduação

Em Volta Redonda e Barra do Piraí

R$ 2.718

Descrição

  • Duração

    3 Anos

O Curso de Pedagogia forma o educador-professor-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência. O pedagogo pode atuar em escolas, empresas e outras organizações

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do UGB faz parte do Instituto Superior de Educação e é realizado em 3 anos. O curso é reconhecido pelo Decreto 81282/78. O curso obteve nota 3 no Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (ENADE). É coordenado pela Professora Conceição Aparecida F. Lima Panizzi, Pedagoga, Mestre em Ciências Pedagógicas.

O que é?

Cada vez mais se fala em Educação no Brasil e se reconhece a importância vital dessa área para o futuro da nação. Alguns avanços constatados na legislação começam a refletir na prática educacional das instituições, que já delinearam um novo perfil para o pedagogo. Assim, no curso de Pedagogia do UGB é construída a identidade do pedagogo como profissional inovador e criativo na sua atuação, capaz de analisar, compreender e lidar com as mudanças da e na vida social e suas implicações, no sistema educacional. Assim, o curso de Pedagogia do UGB tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor nos espaços escolares e não escolares, capacitando-o para entender a realidade, criticá-la e transformá-la.

Como o curso se organiza ?

A fim de atender as novas diretrizes para os cursos de Pedagogia, o currículo do Curso foi reestruturado, não só em sua estrutura curricular, com a eliminação ou o acréscimo de disciplinas e junções de conteúdos equivalentes, mas, sobretudo, tendo em vista, a formação do educador/gestor, e tendo como objeto privilegiado de reflexão, a educação e a prática pedagógica em ambientes escolares e não escolares. O Curso de Pedagogia oferece uma sólida formação teórico prática. Está organizado, do primeiro ao terceiro ano, em disciplinas que estudam os fundamentos da Educação e aquelas que abordam a intervenção, de modo integrado. Também são oferecidas disciplinas que viabilizam o debate de temas atuais e importantes para a função de educar.

Por que estudar no UGB?

Para o UGB, mais do que formar um profissional voltado ao mercado, é fundamental subsidiar o aluno como pesquisador, com habilidades para levantar problemas e, principalmente, propor alternativas de intervenção para a Educação básica no Brasil. Dessa forma, a formação do pedagogo no UGB é planejada para o exercício profissional reflexivo, crítico, com ética e conhecimento fundamentado. Para isso, o curso conduz o aluno ao estudo da Educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural. Todos os professores possuem experiência em suas áreas de atuação.

Infra-estrutura do Curso

Os alunos do curso de Pedagogia utilizam o laboratório de Informática na aula de Tecnologia Educacional, o laboratório de Biologia nas aulas de Ciências Naturais e Currículo, o Teatro e o Cinema para atividades específicas do Curso.

O profissional de Pedagogia

O Curso de Pedagogia forma o educador-professor-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência. O pedagogo pode atuar em escolas, empresas e outras organizações. O curso de Pedagogia do UGB propicia contato com a realidade, intervenção, prática reflexiva e ação compartilhada. Isso acontece por meio de encontros, visitas, projetos, vivências e parcerias. Assim, o profissional de Pedagogia pode atuar em Instituições de Ensino; ONGs; Hospitais; Empresas; Centros de Lazer; Associações; Consultoria Educacional; Projetos Sociais; Setores de Recursos Humanos e Treinamentos; e em qualquer ambiente onde haja o processo de ensino/aprendizagem.

Pedagogia

R$ 2.718