Pedagogia

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
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  • Graduação
  • A distância
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Proporcionar a formação teórico-prática do professor para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que desenvolvam competências necessárias para lidar com as diferenças e a pluralidade cultural presentes no contexto social em que se insere nosso município de Dourados, o Estado de Mato Grosso do Sul e nosso país.
Dirigido a: O profissional egresso do curso de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional.

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Programa

Turno:
Noturno

Grau Outorgado:
Licenciatura em Pedagogia.

Duração:
8 semestres

Número de Vagas:
80 vagas

Coordenadora:
Profª. Miriam Brum Arguelho Aguiar

O Curso de Pedagogia da UNIGRAN, vinculado à Faculdade de Educação forma docentes para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional. Tem como meta principal, formar um profissional comprometido com o projeto de transformação social, capaz de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação, no contexto da região e do país.

O licenciado em Pedagogia pode atuar como professor na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Pedagogo poderá, além da docência, efetuar seleção e treinamento de recursos humanos, organizar, dirigir e coordenar escolas, organizar e confeccionar materiais didáticos, bem como, realizar assessoramentos e articular e organizar práticas pedagógicas junto a professores e alunos.


OBJETIVO:

Objetivo Geral

Proporcionar a formação teórico-prática do professor para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que desenvolvam competências necessárias para lidar com as diferenças e a pluralidade cultural presentes no contexto social em que se insere nosso município de Dourados, o Estado de Mato Grosso do Sul e nosso país.

Desenvolver um trabalho de reflexão e ação sobre o espaço organizacional da escola, garantindo aos profissionais da educação um nível de formação pedagógica interdisciplinar capaz de superar a "qualificação especializada", que historicamente determinou a fragmentação do trabalho para a administração, supervisão e orientação educacional, formando um profissional que consiga estabelecer vínculo entre o trabalho de gestão administrativa e pedagógica, tendo consciência da importância do trabalho integrado.

Integrar os estágios na dinâmica da formação do pedagogo, na totalidade do curso, buscando articular os eixos do ensino, de pesquisa e de extensão.


Objetivos Específicos

Fornecer subsídios para a atuação docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, promovendo situações educativas que propiciem o desenvolvimento integral da criança.

Promover a gestão do trabalho pedagógico em contextos educacionais formais e não-formais, por meio de ações coletivas que objetivam o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões e na busca de soluções às necessidades sociais e educacionais contemporâneas.

Possibilitar a formação do educador que atue em atividades que compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Propiciar a construção de conhecimento teórico-metodológico através do incentivo à realização de pesquisas e de participação em atividades de extensão.

Propiciar a inter-relação entre a UNIGRAN e a comunidade externa, sendo papel da universidade o estímulo à reflexão e à construção de projetos voltados a diferentes contextos e saberes.

Promover ensino de qualidade que possibilite ao futuro profissional, resgatar o compromisso da educação com a sociedade brasileira, mediante uma prática pedagógica competente.

PERFIL PROFISSIONAL:

O profissional egresso do curso de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia da UNIGRAN deve contemplar: a docência em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; a Gestão Educacional, que integra as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares (Gestão Escolar).


Campo de Atuação

O licenciado em Pedagogia da UNIGRAN deve contemplar:

a docência na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

a gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares;

compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;

reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

participar da gestão das instituições em que atuem enquanto profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

por fim, no caso de professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, deverão promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena, além de atuar como agentes interculturais, com vistas a valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.


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