Curso não disponível no momento

Graduação

Em Londrina ()

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Duração

    4 Anos

O Curso de Pedagogia da UniFil tem duração de 4 anos. Seu principal objetivo é formar o aluno para atuar em todas as dimensões que envolvem a educação.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Pedagogia da UniFil tem duração de 4 anos. Seu principal objetivo é formar o aluno para atuar em todas as dimensões que envolvem a educação.


A estrutura curricular do curso possibilita a formação de profissionais reflexivos, críticos, éticos fundamentados e comprometidos com a educação emancipadora do aluno, uma vez que os conduz ao estudo da Educação sob os enfoques metodológicos, filosóficos, psicológicos, sociológicos, históricos e culturais.


Os conteúdos são articulados de maneira contextualizada e interdisciplinar, possibilitando a apreensão crítica de diversas dimensões da mesma realidade. O pensamento crítico reflexivo também é desenvolvido mediante o incentivo à investigação científica sobre a prática pedagógica.
Desde o primeiro ano do curso, o estudante entra em contato com as discussões relativas à realidade profissional através da articulação entre as diversas disciplinas curriculares.


É também a partir do segundo ano do curso que os alunos começam a realizar os trabalhos de intervenção em espaços educativos (escolas municipais, estaduais e particulares).


Além disso, o curso oferece as seguintes atividades práticas:
Laboratório de Prática Pedagógica
Laboratório de Informática
Brinquedoteca
Alfabetização de Jovens e Adultos
Coordenadoria de Estágios
Atividades de Monitoria
Grupos de Estudo
Iniciação Científica - Elaboração de Artigo Cientifico para Conclusão do Curso;
Acompanhamento Docente para atividades de Prática Pedagógica.


A cada ano letivo é realizada a "Semana de Educação", na qual são oferecidos mini-cursos, oficinas e palestras para os alunos. Também são oferecidos cursos de extensão no período de férias.


No final de cada ano letivo há ainda a realização da "Mostra de Estágios", na qual o aluno-estagiário tem a oportunidade de socializar a sua vivencia de estágio curricular.
Público-alvo:
O Curso de Pedagogia é destinado a pessoas:
Com facilidade de comunicação e relacionamento.
Que tenham vontade de desenvolver um trabalho pedagógico voltado a crianças, adolescentes e jovens.
Que tenham interesse por discussões sobre ensino, escola, educação, gestão escolar e educação especial.
Que acreditem que o processo de ensino e aprendizagem pode fazer a diferença na vida pessoal e profissional do sujeito.
Mercado De Trabalho:
Ser pedagogo é muito mais do que ser professor. Além de conhecer o processo de ensino-aprendizagem, nosso curso possibilita ao pedagogo capacitação para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência; intervindo em todas as dimensões: administração, coordenação, direção, orientação, supervisão e docência. O campo de atuação contempla:

Educador-professor, docência em:
Educação Infantil (de 0 a 5 anos);
Ensino Fundamental (1º a 5º anos iniciais);
Alunos com necessidades educativas especiais;
Curso de Magistério (nível médio).
Atendimento pedagógico em escolas e clínicas de psicopedagogia.
Educador-gestor, com atuação nas seguintes funções das áreas educacionais:
Gestão da escola e de sistema;
Coordenação;
Orientação;
Supervisão;
Assessoria pedagógica educacional.
Educador no ensino superior: docente e coordenador pedagógico.
Atuação em empresas: Recursos Humanos; Orientação Profissional; Programas educacionais; Produção de brinquedos educativos e materiais didáticos; Editoras; Brinquedotecas; ONGs.
Remuneração:
A remuneração é variável, dependendo da instituição a qual o profissional estará vinculado, contudo, de modo geral em concursos públicos, o salário inicial oferecido a um Pedagogo é de R$ 620,00 por 20 horas de trabalho.




Estágio Supervisionado:
O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Filadélfia, constitui-se de atividades elaboradas com objetivo de promover oportunidades de aprendizagem profissional, social e cultural decorrentes da observação, participação e intervenção em situações reais da vida escolar.


Deste modo, o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia deve ser cumprido dentro dos períodos letivos regulares.


Tendo em vista que o curso atende no momento a exigência de duas grades curriculares, ou seja a grade curricular de 03 anos de duração e a grade de 04 anos de duração:
Os alunos regularmente matriculados no curso com grade curricular de 03 anos deverão no segundo ano do curso cumprir a carga horária obrigatória de 210 horas em Educação Infantil e Gestão Escolar; e no terceiro ano cumprir a carga horária obrigatória 210 horas em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar.
Os alunos regularmente matriculados no curso com grade curricular de 04 anos deverão no segundo ano cumprir a carga horária obrigatória de 140 horas de Estágio Supervisionado em Educação Infantil; no terceiro ano, a carga horária obrigatória de 70 horas de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar e; no quarto e último ano, cumprir a carga horária obrigatória de 160 horas em Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


O Manual de Estágio e a documentação referente ao Estágio Supervisionado está disponível no material da disciplina de Estágio.


Além do Estágio Supervisionado obrigatório o aluno tem a possibilidade de realizar estágios remunerados. Para verificar as vagas existentes, os interessados devem acessar o link "OPORTUNIDADES".

Pedagogia

Preço para verificar