Orientação Educacional e Profissional

Pós-Graduação

Em Canoas

R$ 5.760

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Canoas

  • Duração

    18 Mêses

Dirigido a: Público-Alvo Graduados em Pedagogia e demais Cursos de Licenciatura Plena em Formação de Professores que queiram ampliar seus conhecimentos e a sua área de atuação em Orientação Educacional e Profissional.

Instalações

Localização

Início

Canoas (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Presentação

O Curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional e Profissional busca atender à demanda de formação de orientadores educacionais e profissionais, antes abrangida pela graduação. Atua numa perspectiva interdisciplinar, que articula as ações dos orientadores no contexto educativo de ambientes escolares e não escolares.


A tessitura teórico-prática, implicando a literatura pertinente e a contextualização nas realidades multiculturais, tem como fio condutor a pesquisa como investigação da prática educativa, que se estende ao longo do curso. Nessa direção, oportuniza um olhar inovador acompanhado por intervenções do profissional de orientação em espaços educativos escolares e não escolares, que contemplam as exigências da contemporaneidade. Para tal, parcerias envolvendo diferentes espaços educativos serão oportunizadas a fim de que as ações e as intervenções teórico-práticas se desencadeiem.

Objetivos
» Contribuir para o processo de formação continuada dos profissionais que atuam na realidade educativa e social.


» Preparar para o exercício da função de Orientação Educacional r em nível de Pós-Graduação, através de uma abordagem responsável com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios da produção cultural da contemporaneidade.


» Analisar criticamente processos de orientação educacional e profissional em ambientes escolares e não escolares, propiciando o desenvolvimento de intervenções que problematizem, contextualizem e respondam aos desafios dinâmicos e paradoxais da atualidade.


» Articular relações teórico-práticas e de investigação-ação, tendo em vista as realidades multiculturais e a diversidade de áreas do conhecimento intercambiáveis na produção e na reflexão do fazer educativo.


» Desenvolver o campo do ensino da Pedagogia enquanto ciência da educação, onde a produção de conhecimento e a pesquisa impulsionam o desenvolvimento e a legitimação das necessidades educacionais da atualidade.

Componentes Curriculares
Orientação Educacional: Novos Caminhos

Orientação Psicopedagógica

A Dimensão Pedagógica na EJA

Projetos Educativos em Orientação Educacional

Construção do Conhecimento Científico (EaD)

Intervenções em Orientação Educacional

Intervenções: Abordagem Sistêmica

Orientação Profissional: Dimensão Teórica

Orientação Profissional: Dimensão Prática

Estágio Supervisionado em Orientação Educacional

Estágio Supervisionado em Orientação Profissional

Trabalho de Conclusão

Informação adicional

Observações: Pós-Graduação

Orientação Educacional e Profissional

R$ 5.760