Curso

Em Santa Cecília

R$ 400

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Santa cecília

Qual é a importância da crítica no universo artístico? O que difere uma crítica de qualidade de uma sem fundamentação? Como escrever uma boa crítica de filme, peça, exposição etc.? A Oficina Crítica tem como objetivo apurar o olhar crítico do aluno, bem como conhecer o universo da crítica brasileira e internacional. Após a contextualização histórica e exposição dos elementos presentes em uma críti

Instalações

Localização

Início

Santa Cecília (São Paulo)
Ver mapa
R. Dr. Gabriel Dos Santos, 142 - Santa Cecília São Paulo, 01231-010, 01231-010

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Teoria e prática sobre o universo da arte em palavras

Qual é a importância da crítica no universo artístico? O que difere uma crítica de qualidade de uma sem fundamentação? Como escrever uma boa crítica de filme, peça, exposição etc.? A Oficina Crítica tem como objetivo apurar o olhar crítico do aluno, bem como conhecer o universo da crítica brasileira e internacional. Após a contextualização histórica e exposição dos elementos presentes em uma crítica, os alunos farão exercícios práticos envolvendo a escrita crítica. Com 10 encontros, o curso emite certificado e é destinado a estudantes de comunicação, artes, mídias, bem como profissionais do mercado e público em geral.


Turmas

Turma 1 - 25 de setembro a 04 de dezembro de 2010

Aos sábados das 16h30 às 19h30

E

Turma 2 - 19 de outubro a 23 de novembro de 2010

De terças e quintas das 9h às 12h


Pré-Requisitos

Não há pré-requisitos


Conteúdo Programático

Aula 1 - Comunicação, Cultura e Mídia: o universo da Crítica

As principais teorias da Comunicação, o conceito de Cultura e de Mídia que contribuem para a contextualização do universo da produção crítica.

Aula 2 - História da crítica no mundo

O nascimento da crítica, contexto histórico, principais países e críticos internacionais ao longo dos últimos séculos.

Aula 3 - A Crítica como ofício no Brasil

O surgimento da atividade crítica no País em jornais e revistas. Perfil dos textos críticos e formação dos principais críticos da história.

Aula 4 - A relação da crítica com as artes

Existe um conflito permanente entre os críticos e os criticados? Porque nenhum dos lados parece entender o trabalho alheio?

Aula 5 - Novos universos da crítica

Gastronomia, moda, games, informática... Os novos campos de atuação da crítica no mundo e como elas alteram o formato das críticas das artes tradicionais.

Aula 6 - Novos rumos da crítica

A internet, o encolhimento do espaço nos jornais, os blogs e a crítica televisiva entram em cena, configurando um novo perfil de atuação do crítico.

Aula 7 - Análise da crítica contemporânea

Aula destinada a analisar críticas de jornais, revistas e televisão, destrinchando os elementos e estilos de cada profissional.

Aula 8 - Crítica na prática - parte 1

Uma descrição dos elementos básicos que devem existir na crítica de cada universo artístico, bem como a definição do estilo pessoal, propondo um exercício final de análise crítica de um produto midiático em São Paulo (filme ou peça em cartaz, programa de TV no ar, restaurante, exposição, lançamento de livro etc.)

Aula 9 - Crítica na prática - parte 2

Elaboração de um exercício crítico de um determinado produto teatral, televisivo, fílmico ou gastronômico em aula, detectando as falhas e pontos fortes dos textos elaborados em sala de aula.

Aula 10 - Análise e correção do exercício final
Franthiesco Ballerini

Jornalista, foi crítico de cinema do Jornal da Tarde durante oito anos e colaborador de O Estado de S.Paulo, fazendo reportagens especiais de grandes estréias em Los Angeles. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), debruçou-se sobre a relação dos críticos de cinema com os cineastas brasileiros em sua dissertação de mestrado. Pós-graduado em história do cinema mundial, colaborou com reportagens e entrevistas na área cinematográfica para revistas como Bravo!, Flash News! e Sci-fi News!. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, roteirista e co-produtor do documentário 'Bollyworld' e é autor do livro Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo, fruto de uma reportagem especial sobre o cinema de Bollywood, realizada em janeiro na Índia.
Observações

1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.

2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.

3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.

4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.

5. Programação sujeita a alterações.

Oficina Crítica

R$ 400