Odontologia

CESUPA - Centro Universitário do Pará
Em Belém

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  • Graduação
  • Belém
  • Duração:
    10 Semestres
Descrição


Dirigido a: Cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

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Belém
Trav. 9 de Janeiro, 66060 - 370, Pará, Brasil
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Programa

CONCEPÇÃO DO CURSO
O projeto pedagógico do curso está baseado nas "Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia" aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação mediante a Resolução CNE/CES nº 3, de 19/02/2002. O curso adota uma filosofia preventiva em todos os seus níveis de atenção, levando o discente a compreender o binômio saúde e doença como um processo social onde as ações curativas não são as únicas metas a alcançar. Com essa concepção, busca-se o conhecimento da realidade econômica e social da região, preparando o aluno para atuar tanto no sistema público quanto no privado. Os componentes curriculares estão baseados na prevenção, diagnóstico e tratamento das principais alterações do sistema estomatognático como a cárie dentária, periodontopatias, periapicopatias, maloclusões, lesões neoplásicas e não neoplásicas, como também as alterações morfológicas. Os conteúdos devem contemplar:
  • Ciências biológicas e da saúde;
  • Ciências humanas e sociais;
  • Ciências Odontológica
    1. Diagnóstico Integrado
    2. Clínica Integrada
    3. Odontologia Infantil
OBJETIVOS DO CURSO
O Cirurgião-Dentista deve estar apto a:
  • Desenvolver ações de promoção de saúde através de atividades preventivas;
  • saber trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • desenvolver raciocínio lógico e análise crítica;
  • interagir com as demais entidades de classe;
  • entender a importância da preservação da saúde bucal;
  • interpretar dados para alcançar um correto diagnóstico;
  • planejar e executar diferentes procedimentos na cavidade oral;
  • administrar serviços de saúde pública;
  • acompanhar as inovações tecnológicas.
Além disso, deve desenvolver as seguintes competências e habilidades:
  • Conhecer o desenvolvimento embrionário humano levando em consideração a morfologia e processos fundamentais da evolução normal e anormal e as conexões geradas entre as células e tecidos para a formação e organização das estruturas e tecidos dentários;
  • conhecer a forma e estrutura do corpo humano com ênfase na cabeça e pescoço;
  • entender as bases fisiológicas do corpo humano, como a fisiologia estomatognática e dos tecidos mineralizados, assim como as suas bases neurais, endócrinas e metabólicas que controlam a função bucal e dentária, despertando a busca do conhecimento funcional, das estruturas orais e periorais;
  • conhecer a morfologia e a composição química da célula normal e as alterações celulares relacionadas a doenças odontológicas, empregando conhecimentos genéticos nos estudos familiares e no diagnóstico destas doenças, na odontologia forense e no estudo dos agentes etiológicos da cárie;
  • realizar o diagnóstico e tratamento da doença cárie a partir de critérios clínicos e de medidas preventivas para controle dos problemas de saúde bucal, valorizando a relação paciente/profissional, desenvolvendo a filosofia da integralidade das ações odontológicas;
  • conhecer as principais doenças da cavidade bucal, seus métodos de diagnóstico, controle e prevenção inserindo-os nos níveis de prevenção e aplicação, como também, noções de epidemiologia, para realização de levantamento epidemiológico, identificando prevalência e incidência através de indicadores das necessidades preventivas;
  • conhecer a conceituação da saúde-doença em abordagem sócio-econômica e ecológica por meio de princípios básicos de comunicação e educação em saúde, reconhecendo instrumentos para o desenvolvimento do pensamento científico acerca dos problemas de saúde pública, recursos humanos, sistemas de saúde e comunicação em Odontologia;
  • entender a evolução e diferenciação da ciência nas práticas odontológicas e analisar a organização da Odontologia nas instituições de ensino superior e no sistema de saúde, assim como a estrutura nas entidades de classe;
  • conhecer o exercício profissional da odontologia na realidade social do sistema de saúde público e privado e na prevenção das doenças profissionais;
  • planejar os modelos de prestação de serviços, hierarquizando e universalizando com referência e contra-referência, para obtenção de ações de acordo com os níveis de complexidade do processo saúde-doença;
  • saber se comunicar com os pacientes, profissionais de áreas afins e com a comunidade em geral;
  • manter reconhecido o padrão da ética e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;
  • discutir as bases das ciências sociais, os fenômenos que intervém no processo saúde-doença, visando ainda uma formação humanística relevante à prática odontológica eficaz;
  • compreender a realidade das comunidades e do sistema prestador de serviço, participando da gerência e organização em nível local com envolvimento no controle social da unidade e interagindo nos procedimentos de promoção do bem-estar;
  • conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos científicos;
  • identificar as doenças da cavidade bucal, proporcionando aos alunos condições para o conhecimento das mesmas através de seus aspectos clínicos, radiográficos e histológicos, visando dar ao estudante bases para a correta interpretação e conhecimento do comportamento evolutivo de cada uma dessas enfermidades;
  • elaborar um diagnóstico e plano de tratamento integrado, reabilitando o paciente e motivando-o à manutenção do tratamento realizado, assim como a um programa preventivo;
  • conhecer as drogas e fármacos em geral, suas ações e interações no organismo humano e, conseqüentemente, saber prescrever medicamentos nas diversas especialidades da Odontologia em situações curativas ou profiláticas;
  • conhecer as patologias que exigem diferente abordagem e postura do Cirurgião-Dentista junto aos pacientes com necessidades especiais, de modo a desenvolver positivamente o tratamento odontológico dos mesmos, ressaltando a importância da interação inter e multidisciplinar, com a finalidade de beneficiar a coletividade como um todo;
  • entender a Psicologia como ciência aplicada à saúde, focalizando aspectos relacionados às características do ciclo de vida e técnicas de manejo com o paciente de Odontologia;
  • aplicar conhecimentos específicos para as situações de prática clínica no tratamento odontológico integrado dos pacientes infantis;
  • entender a importância da educação continuada para o exercício da prática odontológica;
  • acompanhar as inovações tecnológicas com apurado senso crítico.

PERFIL DO EGRESSO
Cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

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