Odontologia - Bacharelado

Graduação

Em Natal

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Natal

  • Horário de aulas

    4000h

O Curso tem como objetivo formar Cirurgiões-Dentistas, generalistas, capazes de diagnosticar doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais, aplicar medidas preventivas, em nível individual e/ou coletivo, bem como realizar o tratamento clínico-cirúrgico, contribuindo, assim, para a melhoria da saúde bucal da população. Dirigido a: Estudantes que concluíram o Ensino Médio e que buscam formação superior. Portadores de diploma, inseridos ou não no mercado de trabalho, que buscam formação complementar na área de Odontologia

Instalações

Localização

Início

Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Apresentação
O Curso de Odontologia é um curso de alta qualidade técnica e científica, ministrado por professores, na sua maioria, Mestres e Doutores, com uma estrutura de laboratórios e clínicas de referência na Região, avaliado pelo INEP/MEC com os melhores conceitos desde a sua implantação. O Curso integra o conjunto dos 14 cursos da Escola da Saúde da Universidade Potiguar (UnP).

Implantado em 1997, o curso está completando 12 anos de muito sucesso, com ex-alunos inseridos no mercado de trabalho, destacando-se nos serviços públicos e privados, atuando como coordenadores de saúde bucal, secretários de saúde e professores das universidades do Estado (UFRN, UERN e UnP), bem como de Universidade no Canadá.

Na UnP, o Curso de Odontologia é integralizado em cinco anos, formando profissionais para atuarem na promoção de saúde, prevenção de doenças bucais e reabilitação oral. Através de uma matriz curricular inovadora, alinhada com as necessidades do mercado profissional, oferece atividades práticas, desenvolvidas em laboratórios, com destaque para a simulação de atendimentos odontológicos no Laboratório Pré-Clínico, bem como em tratamentos oferecidos à população, especialmente nas clínicas integradas do curso, além de atividades em serviços de saúde conveniados, o que é fascinante durante a formação profissional.

Desde o início do curso, o aluno participa de atividades profissionais, tais como: ações comunitárias, atividades em laboratórios e clínicas, visitas técnicas e estágios em serviços de saúde públicos e privados. Para isso, o curso conta com diversos convênios junto a Secretarias de Saúde Estadual e Municipais, Hospitais Militares, Hospital da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, Casa de Apoio à Criança com Câncer, dentre outros. Durante o curso, o aluno pode participar de programas de bolsas de monitoria, de iniciação científica e de extensão, pois o curso incentiva a produção científica durante a formação.

Por participar da Rede Laureate, o aluno da UnP pode, também, realizar o intercâmbio, cursando disciplinas equivalentes em Universidades do Brasil ou em outros países do mundo, qualificando a sua formação, aperfeiçoando um outro idioma, vivenciando novas experiências profissionais, pessoais e culturais.

Finalmente, o curso prepara o cirurgião-dentista na perspectiva de proporcionar a sua inserção no mercado de trabalho para o exercício profissional, como empreendedor, em serviços privados, bem como para atuar no serviço público.


Objetivos do Curso

O Curso tem como objetivo formar Cirurgiões-Dentistas, generalistas, capazes de diagnosticar doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais, aplicar medidas preventivas, em nível individual e/ou coletivo, bem como realizar o tratamento clínico-cirúrgico, contribuindo, assim, para a melhoria da saúde bucal da população.


Proposta pedagógica

O Curso está organizado de acordo com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC (Resolução CNE/CES Nº 3, de 19 de fevereiro de 2002), com uma matriz organizada em 10 (dez) séries, composta pelo conjunto de disciplinas que compõe uma sólida base de conhecimentos que integram as Ciências Biológicas e da Saúde, articulados aos conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais e das Ciências Odontológicas.

Durante a formação, são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, adotando metodologias de ensino-aprendizagem que estimulam o desenvolvimento do espírito crítico, reflexivo e investigativo no processo saúde/doença geral e bucal e a vivência de situações prático-clínicas que possibilitam a interação do estudante com a comunidade.

Grande parte do curso é desenvolvido através de atividades que motivam o aluno à aprendizagem, realizadas em laboratórios de simulação pré-clínicos, em clínicas da própria Universidade, bem como em diversos serviços de saúde públicos e privados conveniados.



Diferenciais

* Intercâmbio com os demais Cursos de Odontologia da Rede Laureate;
* Clínicas e laboratórios modernos, com tecnologia avançada (microscópio clínico e sistema de imagem radiológica digital);
* Centro cirúrgico para tratamentos com analgesia e anestesia geral;
* Estágio em Clínica Integrada a partir da 6ª série do curso com atendimento à comunidade;
* Convênio com os municípios de Natal e Parnamirim para estágios e atividades práticas no Programa Saúde da Família (PSF);
* Convênios com entidades/instituições para estágio e atividades práticas em serviços odontológicos;
* Serviço de Saúde Bucal para Pacientes Portadores de Necessidades Especiais;
* Serviço de Saúde Bucal do Trabalhador;
* Projetos e ações de saúde bucal em comunidade;
* Pós-Graduação em Odontologia, com Mestrado em Clínicas Odontológicas.


Público-Alvo

* Estudantes que concluíram o Ensino Médio e que buscam formação superior;
* Portadores de diploma, inseridos ou não no mercado de trabalho, que buscam formação complementar na área de Odontologia



Perfil do profissional formado pela UnP

O Curso de Odontologia forma o profissional cirurgião-dentista com perfil generalista, humanístico, crítico e reflexivo, para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado a promover a saúde bucal da população, considerando princípios ético-legais e a compreensão da realidade social, em articulação com as novas tecnologias para diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico.


Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o Cirurgião-Dentista é bastante amplo e em pleno crescimento, envolvendo os diversos níveis da atenção, desde a promoção da saúde e prevenção de doenças, até a reabilitação da saúde bucal, encontrando como campos para o exercício profissional os serviços de saúde pública, com especial atenção para o Programa Saúde da Família (PSF) e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), os quais abriram um grande mercado para a Odontologia no país, principalmente na Região Nordeste.

O cirurgião-dentista tem, também, como um importante mercado de trabalho os serviços privados, os quais são oferecidos em consultórios e clínicas, inclusive por meio de convênios e cooperativas, escolas e universidades, no ensino e na pesquisa, empresas, sindicatos, planos de saúde, hospitais, spas relacionados à estética, home care (atendimento domiciliar) e organizações não governamentais (ONG's).

Odontologia - Bacharelado

Preço para verificar