Graduação

Em Rj

R$ 35.772

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Rj

  • Duração

    8 Semestres

O curso de Nutrição do UBM tem como objetivo credenciar o nutricionista legal e tecnicamente para planejar, organizar, dirigir, prescrever, supervisionar, coordenar, avaliar serviços de alimentação e nutrição, elaborar informes técnico-científicos, participar em equipes multidisciplinares, vigilância epidemiológica e sanitária, bem como atuar em educação nutricional e na assistência à coletividade. Dirigido a: O aspirante a essa carreira deve ser totalmente dedicado e atencioso, deve possuir uma formação sólida, de forma a utilizar o conhecimento acumulado e a produzir novos conhecimentos, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia, sociedade.

Instalações

Localização

Início

Rj (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Vereador Pinho de Carvalho, Nº267, Centro, Barra Mansa - Rj Cep: 27.330-550, 27.330-550

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o Curso:
O curso de Nutrição do UBM tem como objetivo credenciar o nutricionista legal e tecnicamente para planejar, organizar, dirigir, prescrever, supervisionar, coordenar, avaliar serviços de alimentação e nutrição, elaborar informes técnico-científicos, participar em equipes multidisciplinares, vigilância epidemiológica e sanitária, bem como atuar em educação nutricional e na assistência à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos, em instituições privadas ou públicas.


Tempo de duração do curso: 8 semestres
Turno: Matutino, Noturno


Horário: 8h às 12h20, 17h40 às 22h
As turmas do 1º período de 2010, o horário das aulas será das 19h às 21h50


Disponível no Campus Barra Mansa


Norteado pelas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Nutrição, o currículo do curso oferece disciplinas teóricas e práticas que abordam aspectos fundamentais na formação do Nutricionista e oportuniza espaços onde o estudante possa desenvolver e exercitar habilidades e competências relacionadas ao exercício profissional. Nos estágios, desenvolvem-se ações voltadas à prática profissional dentro das empresas e instituições conveniadas diretamente com o UBM ou por meio do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).

A matriz curricular foi estruturada para atender a formação do profissional generalista previsto nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Nutrição.

Os conteúdos estão relacionados com todo processo saúde-doença do indivíduo, família e comunidade, integrados à realidade epidemiológica e profissional.

Destaca ainda, a formação de um profissional com consciência e ética, humanística e crítica buscando valores orientados para a cidadania e solidariedade.

As ementas e os programas das disciplinas foram elaboradas a partir da concepção da estrutura curricular vigente. Nossa proposta pedagógica prevê, ainda, flexibilidade, pois há atualização das ementas e programas sempre que for necessário.

A bibliografia é escolhida pelos professores e, juntamente com os planos de ensino, deve ser aprovada pelo Colegiado do Curso, buscando sempre a manutenção de adequação, atualização e relevância.

A metodologia proposta enfatiza o aprender a aprender. É dinâmica e ajustável, capaz de levar o aluno a aprender fazendo, aprender percebendo, aprender sentindo e tem o professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem.

A concepção pedagógica é pautada nos conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade possibilitando a formação do nutricionista nas áreas Clínica, Social e de Serviços de Administração em Alimentação e Nutrição ( Produção).

O Corpo Docente para o Curso é composto de Doutores, Mestres e Profissionais Especialistas com sólida experiência em suas áreas de atuação e com adequada formação acadêmica. Com relação ao corpo técnico-administrativo o UBM apresenta um bom índice de profissionais formados ou cursando nível superior, visando o melhor atendimento às necessidades dos acadêmicos.

Perfil do Estudante:
O aspirante a essa carreira deve ser totalmente dedicado e atencioso, deve possuir uma formação sólida, de forma a utilizar o conhecimento acumulado e a produzir novos conhecimentos, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia, sociedade.

Mercado de Trabalho:
O mercado encontra-se em alta, tendo em vista a preocupação da população em melhorar sua qualidade de vida, sua longevidade e sua estética. O mercado de trabalho local tem absorvido com expressividade os recém formados do Curso de Nutrição UBM.


Áreas de Atuação:
Restaurantes industriais, Hospitais, Programa de Saúde da Família (PSFs), Consultórios, Planos de Saúde, etc;
Produção de congelados, Refeições Transportadas,Catering
Creches, Escolas, Asilos, Casas de repouso;
Restaurantes comerciais, hotéis e similares;
Empresas de refeição-convênio, Empresas de comércio de cesta básica
Spas, Academias, Personal diet;
Indústrias de alimentos e bebidas;
Educação, Ensino e Pesquisa etc.

Dica do Profissional:
Profissão ganha impulso com a qualidade de vida
Norteado pelas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Nutrição, o currículo do curso de Nutrição do UBM, oferece disciplinas teóricas e práticas que abordam aspectos fundamentais na formação do Nutricionista e oportuniza espaços onde o estudante possa desenvolver e exercitar habilidades e competências relacionadas ao exercício profissional.
"A profissão de nutricionista é promissora, explodiu nos últimos dez anos e diversificou bastante sua área de atuação." Nunca se falou tanto em qualidade de vida como hoje. E para ter uma vida melhor é fundamental seguir uma alimentação saudável - você é o que você come é uma máxima dos hindus".
"O nutricionista pode atuar em diferentes áreas ligadas à alimentação e nutrição, sempre contribuindo para que as pessoas atendidas tenham melhores condições de vida e de saúde".

Nutrição

R$ 35.772