Necessidades Educativas Especiais

Psicotemaweb
Online

€90 - (R$332)
Ou prefere ligar para o centro agora?
+351 ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Para profissionais
  • Online
  • Duração:
    4 Semanas
Descrição

Fomentar o conhecimento das Necessidades Educativas Especiais;. Promover o conhecimento da avaliação das Necessidades Educativas Especiais, através da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde;. Facilitar a reflexão, o questionamento e a partilha conjunta sobre as Necessidades Educativas Especiais.
Dirigido a: Professores de Educação Especial, professores, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas que trabalhem com esta população.

Informação importante

Professores

Alzira Fernandes
Alzira Fernandes
psicóloga educacional - formação em psicoterapia

Programa

Plano Curricular

Aula 1:

· A evolução histórica da Educação Especial.

· A perspectiva segregadora, integradora e inclusiva.

· A Educação Especial – Evolução, objectivos e princípios.

· O Conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE).

· O papel da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (designada por CIF) na avaliação das necessidades educativas especiais.

Aula 2:

· A avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

· O papel dos diferentes intervenientes na avaliação das NEE.

· Os principais instrumentos a utilizar na avaliação das NEE.

Aula 3:

· A ética na avaliação das Necessidades Educativas Especiais.

· O Programa Educativo Individual – definição, elementos constituintes, responsáveis, coordenação e acompanhamento.

· A transição da escola para o mercado de trabalho – Plano Individual de Transição.

· A certificação e a avaliação final dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Aula 4:

· As medidas educativas do regime educativo especial

· As competências dos diferentes intervenientes no percurso educativo de alunos com necessidades educativas especiais – Director de Turma; Docente de Educação Especial; outros técnicos; Conselho Executivo; Pais.

· A intervenção educativa – noções introdutórias.

Aula 5:

· A inclusão de alunos com NEE nas salas de aula.

· Características, principais dificuldades, critérios de diagnóstico, informações gerais, categorias afectadas numa avaliação CIF, estratégias a adoptar para:

· Alunos com deficiência mental

· Alunos com deficiência visual.

· Alunos com deficiência auditiva.

· Alunos com paralisia cerebral (fazendo referência às disfunções musculares, traumatismos cranianos, espinha bífida, lesões na espinhal medula).

Aula 6:

· Alunos com Perturbações Globais do Desenvolvimento

· Alunos com Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice de Atenção

Aula 7:

· Alunos com Perturbações de Aprendizagem

· Alunos com Perturbações de Tiques

· Alunos que apresentem outros problemas de saúde

Aula 8:

· Alunos com outras situações que condicionam a aprendizagem

· Os pais das crianças com NEE

· Como ensinar todos os alunos numa sala de aula inclusiva

Informação adicional

Forma de pagamento : R$236

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais