Museologia: ferramentas para a gestão e conservação de colecções.

Akanto- Diseño y Gestión de Museos, S.L.
Online

€80 - (R$295)
Ou prefere ligar para o centro agora?
+34 9... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Online
  • 120 horas de estudo
Descrição

Conservação e gestão das colecções dos museus. .
Dirigido a: Gestores culturais, funcionários do museu, arquitetos, designers, estudantes e graduados em ciências humanas

Informação importante

Documentos

Perguntas frequentes:

· Requisitos

Não há requisitos

Professores

Carlos J. Fernández
Carlos J. Fernández
Professor

Joana Balsa de Pinho
Joana Balsa de Pinho
Professora

Programa

Módulo I. Introdução à Museologia

1. Conceito e história dos museus.

Diferentes definições do conceito de museu e breve história dos museus a nível mundial. Importância da arquitectura para a gestão do museu; evolução da configuração arquitectónica dos museus. Diferentes áreas funcionais que devem estar presente no museu.

2. Legislação do património. Organizações relacionadas com os museus.

Principal legislação nacional e internacional relacionada com os museus e a Museologia.

Módulo II. As Colecções

3. Sistemas de inventário.

Diferentes sistemas documentais para o inventário e gestão de colecções museológicas.

4. Conservação preventiva. Critérios de conservação. Segurança

A conservação como uma das principais funções dos museus. Agentes de deterioração, controlo e medidas correctivas.

Módulo III. A exposição.

5. Tipos de exposições e museografia. A Nova Museologia

Museografia como técnica através da qual se realiza o desenho de exposições. A Nova Museologia como fundamento das realizações museográficas.

Módulo IV. A planificação

6. A difusão do museu: público e oficinas pedagógicas.

Museu orientado para o público; distintas acções de difusão que, partindo do conhecimento do público, se concretizam em acções de interacção.

7. A Comunicação no museu. Estratégias de marketing cultural

Museu e ócio cultural. Estratégias de comunicação como forma de posicionamento do museu.

8. Plano museológico

Planificação como instrumento de gestão. O plano museológico como documento que contempla todas as necessidade da instituição: definição, funcionamento, particularidades e objectivos do desenho museográfico da exposição permanente.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais