MIT em Engenharia de Software com Java

Instituto Infnet
Em Rio De Janeiro

Preço a consultar

Informação importante

Tipologia Pós-Graduação
Início Rio de janeiro
Horário de aulas 440 horas letivas
  • Pós-Graduação
  • Rio de janeiro
  • 440 horas letivas
Descrição

A Pós-Graduação MIT Engenharia de Software com Java, forma profissionais que atendam a crescente demanda do mercado por: Profissionais com certificação na tecnologia Java; Desenvolvimento de projetos de software com qualidade; Profissionais capazes de estabelecer e perseguir métricas que garantam o sucesso do projeto.
Dirigido a: Estudantes e profissionais que desejam se aprofundar na linguagem Java.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Rio De Janeiro
Rua São José, 90/2º Piso - Esquina Com a Av. Rio Branco, No Centro Do Rio de Janeiro - Cep 20010-020., 20010-020, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa
Início Consultar
Localização
Rio De Janeiro
Rua São José, 90/2º Piso - Esquina Com a Av. Rio Branco, No Centro Do Rio de Janeiro - Cep 20010-020., 20010-020, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Opiniões

Ainda não existem comentários sobre esse curso

Programa

A Pós-Graduação MIT Engenharia de Software com Java, forma profissionais que atendam a crescente demanda do mercado por:

Profissionais com certificação na tecnologia Java;
  • Desenvolvimento de projetos de software com qualidade;
  • Profissionais capazes de estabelecer e perseguir métricas que garantam o sucesso do projeto.

Público-Alvo
Estudantes e profissionais que desejam se aprofundar na linguagem Java.


Escola Superior da TI
A Escola Superior da Tecnologia da Informação é formada por um corpo docente alinhado com os freqüentes avanços nas metodologias de gestão da TI. A Escola, que já formou mais de 30 mil alunos, oferece dezenas de cursos intensivos e forma profissionais para empresas como Accenture, Embratel, Oi, Furnas, Vale, Petrobrás e muitas outras, além de manter parcerias próximas com a Microsoft, Oracle, Cisco, SAP, VUE e Prometric.



Depois de um período de intenso aprendizado, o aluno da Pós-Graduação MIT em Engenharia de Software com Java se destaca no mercado pelas seguintes competências:

Domínio dos processos de desenvolvimento e gerenciamento de software, seu ciclo de vida e a importância dos requisitos, testes e da qualidade dos sistemas desenvolvidos;
Capacidade de aplicar as metodologias RUP (Rational Unified Process), XP (Extreme Programming) e Scrum para o desenvolvimento de software;
Conhecimento para aplicar métricas e estimativas no desenvolvimento de projetos de sistemas;
Domínio da modelagem UML e de suas aplicações no desenvolvimento de software orientado a objetos;
Prática nas técninas de acesso a banco de dados, uso de coleções e generics, além da construção de interfaces gráficas;
Domínio da programação avançada em Java com desenvolvimento de aplicações Web, incluindo o emprego de Servlets, JSP (JavaServer Pages), Frameworks e JDBC (Java Database Connectivity);
Prática em programação avançada em Java com desenvolvimento de aplicações distribuídas, incluindo o emprego de EJB (Enterprise Java Beans), Hibernate, MVC (Model View Controller);

Conhecimento para o uso dos recursos do Java Authentication and Authorization Service (JAAS), Criptografia, SSL e Lightweight Directory Access Protocol (LDAP).
Além disso, o aluno prepara-se para três certificações muito valorizadas no mercado:

SCBCD (Sun Certified Business Component Developer);
SCWCD (Sun Certified Web Component Developer);
SCJP (Sun Certified Java Programmer).

A Pós-Graduação é composta blocos de aprendizado, que totalizam 440 horas/aula. Esses blocos permitem que o aluno desenvolva uma visão abrangente sobre Engenharia de Software, Métodos Ágeis e Programação em Java. Ao término, o aluno consolida seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do curso. A ordem de alguns blocos não é pré-definida.
Blocos e EmentasEngenharia de Software130 horas/aulaIntrodução à Engenharia de Software:Engenharia de Software e Ciência da Computação; Processos de Desenvolvimento de Software; Melhoria dos Processos e Software; Princípios de Análise de Requisitos; Ciclo de Vida; Fundamentos e Descrição dos Projetos de Software; Desenvolvimento de Programas com Qualidade; Técnicas de Teste; Garantia de Qualidade de Software; Gerenciamento de Configuração de Software.
--------------------------------------------------------------------------------
Processos de Desenvolvimento de Software:Rational Unified Process: RUP; RUP: Gestão de Requisitos e uso de Arquitetura baseada em Componentes; RUP: Uso de Softwares de Modelos Visuais; RUP: Qualidade, Gestão e Controle de Mudanças; RUP: Fases de Concepção, Elaboração, Construção e Transição; RUP: Melhores Práticas, Desenvolvimento Interativo e Qualidade; Extreme Programming: XP; XP: Princípios, codificação, unit testing, refactoring, design e builds; Scrum.
--------------------------------------------------------------------------------
Métricas de Desenvolvimento de Software:Medidas, Métricas e Especificação de Indicadores; Métricas de Processo e de Projeto; Métricas Orientadas ao amanho; Métricas Orientadas por Função, Análise de Pontos de Função: Procedimento de Contagem de Pontos de Função; Processo de Estimativas de Projetos de Software, baseado na métrica Análise de Pontos de Função (APF). Projeto de bloco:Desenvolvimento de um planejamento de projeto de software detalhado, utilizando RUP ou XP, e respectivas métricas.
Desenvolvimento Orientado a Objetos com Java140 horas/aulaAnálise e Projetos de Sistemas Orientados a Objetos: Modelagem de Sistemas, Orientação a Objetos (OO) e Unified Modeling Language (UML); OO: Classes, Objetos, Herança, Polimorfismo e Interfaces; Diagramas UML: Uso, Classes, Objetos, Sequência, Comunicação, Temporal, Estados e Atividades; Design Patterns: Criação, Estrutura e Comportamento; Três Estudos de Caso: 1. Relacionamento entre as fases do projeto e os diagramas; 2. Levantamento de requisitos, análise e projeto; 3. Elaboração de diagramas e geração de código.
--------------------------------------------------------------------------------
Programação Orientada a Objetos com Java: Tipos primitivos, Operadores aritméticos, Compostos, Relacionais e Lógicos; Condições e Repetições, Arrays unidimensionais, Bidimensionais e Multidimensionais; Java Virtual Machine e Garbage Colector; Conversão de Objetos - Tipos Primitivos; String, StringBuilder e StringBuffer; File IO, Formatação, Parsing, Internacionalização e Resource Files; Criação de Classes, Herança, Polimorfismo, Interfaces, Enums e Criação de Componentes; Classes Abstratas, Internas e Anônimas; Tratamento de Erros, Exceptions, Assertivos e Teste Unitário - Junit.
--------------------------------------------------------------------------------
Acesso a Dados, Coleções e Interface Gráfica em Java: Java Database Connectivity: JDBC; JDBC: Conexão com Bancos de Dados, Consulta, Atualização, Deleção e Inserção de Dados; JDBC: Tipos de Dados Especiais: Data, Hora, Blobs, Clobs; JDBC: Cursores, Batch e Relatórios (JReport e IReport); Coleções: Collection, Set, Map, List, Comparable e Comparator; Generics; Swing: Componentes Básicos, Layouts, Look and feel; Swing: Tratamento de Eventos e Componentes Avançados.
--------------------------------------------------------------------------------
Projeto de bloco:Desenvolvimento de um projeto em UML e sua respectiva implementação em Java.
Desenvolvimento Web e Componentes com Java160 horas/aulaAplicações Web:Questões avançadas de desenvolvimento de aplicações Web; Frameworks para aplicações Web.
--------------------------------------------------------------------------------
Aplicações na Camada de Negócios:Objetos Distribuídos: RMI; Localização de Serviços: JNDI; Design Patterns: Service Locator e Business Delegate; Enterprise Java Beans: Session Beans, Design Pattern, Session Facade, Acesso a Bancos de Dados, Transação, Relacionamento e Segurança, Message Beans; Spring: Programação Orientada a Aspectos, Data Access Objects (DAO), Mapeamento Objetos-BD: ORM; Spring: Design Pattern - Model View Controller (MVC) e Web Services: Definição, vantagens e classes Java.
--------------------------------------------------------------------------------
Tópicos Avançados: Segurança em Redes: Tipos de Ataque e Níveis de Segurança; Segurança em Java: Recomendações e Modelos de Segurança; Security Manager e Security Policy; Segurança em Java: Criptografia e Certificados Digitais; Segurança em J2EE: Segurança para Web, EJB, Autenticação e Autorização com SSL; Segurança em J2EE: Java Authentication and Authorization Service (JAAS) e Mecanismos de Segurança: Lightweight Directory Access Protocol (LDAP).
--------------------------------------------------------------------------------
Projeto de bloco:Desenvolvimento de um projeto completo, desde os casos de uso em UML até sua implementação utilizando uma das tecnologias apresentadas (web e/ou negócios).
Fechamento10 horas/aula
TCC: O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a construção de um sistema complexo, comprovadamente de aplicação prática e comercial, utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso

Observação
Em virtude de o projeto pedagógico ser constantemente aperfeiçoado, eventualmente os nomes dos blocos, suas cargas-horárias e ementas sofrerão mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula.

Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais