Metodologia do Ensino de Matemática
Pós-Graduação
Em Curitiba
Descrição
-
Tipologia
Pós-Graduação
-
Local
Curitiba
Analisar a construção do pensamento científico-matemático como decorrente das necessidades de sobrevivência dos homens; perceber as relações e as divergências entre matemática e educação matemática como campos de estudo atuais; rever, em linhas gerais, os conteúdos matemáticos do ensino fundamental .. Dirigido a: Profissionais licenciados que atuam na área de matemática e afins.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Profissionais licenciados que atuam na área de matemática e afins.
Objetivos
- Analisar a construção do pensamento científico-matemático como decorrente das necessidades de sobrevivência dos homens;
- perceber as relações e as divergências entre matemática e educação matemática como campos de estudo atuais;
- rever, em linhas gerais, os conteúdos matemáticos do ensino fundamental e do ensino médio, com enfoques metodológicos diversos;
- relacionar idéias matemáticas entre si, para facilitar o reconhecimento de princípios gerais, tais como proporcionalidade, igualdade, composição, relações de inclusão e pertinência, entre outros;
- desenvolver a capacidade de comunicação matemática para descrever, representar e apresentar idéias e pensamentos, com precisão e clareza, construindo suas argumentações e fazendo uso das diferentes linguagens e códigos que o ser humano é capaz de usar.
Elenco de disciplinas
- A Historicidade e a Psicogênese dos Conceitos Científicos 15h.
- Ciência e Sociedade: Uma Questão Ética 15h.
- Ciência, Tecnologia e o Ensino da Matemática 15h.
- Códigos, Linguagens e o Ensino da Matemática 15h.
- Desenvolvimento das Habilidades e Competências na Aprendizagem da Matemática 30h.
- Didática da Matemática 30h.
- Ensino e Pesquisa: A Organização e a Explicitação do Conhecimento 60h.
- Etnomatemática 15h.
- Ferramenta Informática, Ensino de Matemática e Formação dos Professores 30h.
- História da Ciência Matemática 15h.
- Indisciplina e Aprendizagem da Matemática 15h.
- Modelagem Matemática 15h.
- Resolução de Problemas e a Formação de Conceitos 30h.
- Sociedade, Cultura e o Ensino da Matemática 15h.
- Tendências Atuais do Ensino e Aprendizagem de Matemática e os PCN´s 30h.
- Tópicos de Geometria Métrica e a Representação Geométrica 15h.
Carga Horária:
360 horas/aula
Metodologia do Ensino de Matemática