Mestrado Profissional em Administração

PUC - Pontifícia Universidade Católica Minas
Em Coração Eucaristíco

€3.727.752 - (R$13.590.268)
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Mestrado
  • Coração eucaristíco
  • Duração:
    18 Mêses
Descrição

O objetivo básico do Mestrado Profissional em Administração é contribuir para a formação de administradores, preparados para atuar na gestão das organizações, de diferentes dimensões e setores, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento empresarial, em sintonia com os princípios éticos que norteiam a ação da PUC Minas.
Dirigido a: O público-alvo do Curso de Mestrado Profissional em Administração é formado por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, que buscam aperfeiçoamento e alternativas para renovação das práticas gerenciais, notadamente os que atuam em cargos gerenciais estratégicos e os que exercem atividades de gerência intermediária, com perspectivas de ascensão profissional.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Coração Eucaristíco
Av: Dom José Gaspar, 500 Coração Eucaristíco - Belo Horizonte - Mg - Cep 30535-901, 30535-901, Paraíba, Brasil
Ver mapa

Programa

Linha de Pesquisa


Dentro da área de concentração Gestão Estratégica das Organizações, o Mestrado em Administração oferece três linhas de pesquisa. As linhas têm por objetivo delimitar as temáticas investigativas dos professores e alunos do curso, contribuindo para consolidar a identidade do Programa. As possibilidades de desenvolvimento de pesquisas em cada uma dessas linhas são amplas e outras temáticas podem ser incorporadas ao longo do tempo. Atualmente, estão sendo oferecidas as seguintes linhas:

· LP(1) Gestão estratégica de pessoas e relações de trabalho
· LP(2) Estratégia e inovação
· LP(3) Gestão Internacional

Abaixo, disponibilizamos um detalhamento das temáticas que podem ser desenvolvidas dentro de cada uma delas:

Linha de pesquisa 1 - Gestão estratégica de Pessoas e Relações de Trabalho

O objetivo central desta linha é pesquisar os impactos das políticas e práticas de gestão de pessoas e relações de trabalho nas organizações, bem como seu alinhamento com a estratégia das mesmas. Também estuda a interface entre as relações entre as áreas de relações de trabalho e gestão e pessoas, bem como sua ligação com a responsabilidade social das empresas. Os tópicos de interesse desta linha de pesquisa são:

· Gestão de pessoas
· Relações de trabalho
· Aprendizagem organizacional
· Gestão das competências organizacionais
· Qualidade de vida no trabalho
* Carreira, liderança e gênero
* Equilíbrio entre carreira e vida privada
· Gestão participativa
· Reestruturação produtiva e seus impactos na gestão
· Relações com os sindicatos
· Sistemas de compensação (remuneração e benefícios)
· Terceirização e gestão de múltiplos vínculos contratuais
· Responsabilidade social com o público interno.

Linha de pesquisa 2 - Estratégia e Inovação

Tem por finalidade pesquisar o impacto das estratégias e dos fenômenos mercadológicos no desempenho das organizações públicas e privadas. Além disso, visa o estudo do processo de formulação e implantação de inovações gerenciais e tecnológicas, descrevendo e explicando seus impactos na organização e na sociedade. Os tópicos de interesse desta linha de pesquisa são:

· Teoria da estratégia
· Estratégias nas organizações
· Teoria dos jogos e estratégias organizacionais
· Tomada de decisões estratégicas
· Mudança organizacional
· Clusters, arranjos produtivos locais
· Empreendedorismo e inovação
· Governança corporativa
· Inovação organizacional e tecnológica
· Relacionamentos interorganizacionais e redes de negócios
· Ética nos negócios
· Responsabilidade social empresarial
· Avaliação de projetos sociais empresariais
· Teoria de marketing
· Marketing de varejo
· Identidade e reputação corporativa

Linha de pesquisa 3 - Gestão Internacional

Esta linha tem por propósito pesquisar os processos de internacionalização de firmas. Além disso, enfatiza processos de alianças, fusões e aquisições, ressaltando a influência da cultura nacional nos resultados de tais operações. Por fim, a linha privilegia a organização e gestão de empresas em múltiplos contextos culturais. Os tópicos de interesse desta linha de pesquisa são:

· Alianças estratégicas
· Cultura nacional e organizacional
· Gestão de fusões e aquisições
· Gestão intercultural
· Internacionalização
· Papel e desenvolvimento de subsidiárias



Informações gerais


O Curso de Mestrado Profissional em Administração é oferecido pela PUC Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral, desde o ano 2000.

O Mestrado foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC Minas em 07/12/2000 (Resolução 15/2000) e recomendado pela CAPES em 14 de março de 2002. No triênio 2004-2006, obteve o conceito 4.

O mestrado em Administração é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, regulamentada no Brasil pela Portaria CAPES no. 080 de 16/12/1998 e oferece a seus concluintes o título de Mestre em Administração.

Duração: Mínimo de 18 e máximo de 24 meses

Créditos:

24 créditos em disciplinas
06 créditos na dissertação



Objetivo

O objetivo básico do Mestrado Profissional em Administração é contribuir para a formação de administradores, preparados para atuar na gestão das organizações, de diferentes dimensões e setores, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento empresarial, em sintonia com os princípios éticos que norteiam a ação da PUC Minas.



Diretriz

A diretriz norteadora do Programa tem como propósito capacitar o aluno a buscar e atualizar, ele próprio, seu conhecimento. Para isso, a estrutura curricular do Mestrado, recentemente reformulada, contempla três eixos: o primeiro destina-se à formação do gestor, que necessita compreender de forma estratégica, a dinâmica da organização; o segundo bloco de disciplinas é mais flexível, e possibilita o aprofundamento em áreas e temas mais específicos; o terceiro pilar do curso destina-se à elaboração da dissertação de mestrado, quando o aluno, apoiado por seu orientador, pesquisará um tema contemplado em uma das linhas de pesquisa oferecidas no Mestrado.




A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Administração contempla três eixos de disciplinas:

1º eixo



Disciplinas Gerais Obrigatórias (08 créditos)
Disciplinas Obrigatórias de Formação Metodológica (04 créditos)



São disciplinas consideradas essenciais para a formação do gestor e para preparação do projeto de dissertação


2º eixo

Disciplinas Vinculadas aos Núcleos de Pesquisa (06 créditos)
Disciplinas Optativas (06 créditos)

São disciplinas de aprofundamento, ofertadas pelo Programa a cada turma O aluno deverá cursar, obrigatoriamente, a disciplina oferecida para seu Núcleo de Pesquisa e escolherá mais uma disciplina obrigatória de outro Núcleo.A lista de disciplinas optativas é divulgada anualmente e o aluno poderá selecionar, livremente, as disciplinas de seu interesse.


3º eixo

Elaboração do trabalho de dissertação (06 créditos)



O trabalho de dissertação se inicia com a apresentação do pré-projeto ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), quando da inscrição do candidato ao processo seletivo. Ao longo da disciplina de Metodologia de Pesquisa, o aluno tem a oportunidade de construir o seu projeto de pesquisa com o rigor teórico e metodológico necessário ao seu desenvolvimento.
O projeto final é, então, apresentado (Seminário de Qualificação) à banca examinadora constituída pelo orientador e por professores do Programa, em duas etapas: na primeira, é realizada uma avaliação crítica do projeto, acompanhada de recomendações; na segunda, o projeto é submetido à qualificação. Ao final da pesquisa, a dissertação é defendida perante banca examinadora especialmente constituída para esse fim. Aprovada a dissertação, o aluno, com o apoio de seu orientador, produz um artigo para publicação em periódicos e/ou eventos científicos nacionais/internacionais.



Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais