Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana

FUNIBER
A distância

R$8.000
Ou prefere ligar para o centro agora?
08006... Ver mais

Informação importante

  • Mestrado
  • A distância
  • 700 horas de estudo
  • Duração:
    18 Mêses
  • Quando:
    à escolha
  • Créditos:
  • Campus online
  • Envio de material didático
  • Serviço de informação
  • Aulas virtuais
Descrição

O mundo da nutrição e da alimentação humana, devido à sua relação direta com a saúde, é assunto de interesse de muitos profissionais, que precisam transportá-lo para seu campo de estudo/responsabilidade a fim de aplicá-lo de forma prática.

O avanço das ciências que sustentam a nutrição, como a bioquímica, a biologia molecular, a fisiopatologia, a toxicologia e a dietética tornam-na uma ciência fascinante, das mais modernas e aplicadas, que, além disso, requer ser contemplada não só com os olhos científicos, mas, também, humanos.

Neste contexto, a dieta vegetariana é proposta cada vez mais como um modelo alternativo de alimentação com base em princípios de ética, saúde e ecologia. O número de vegetarianos nos países ocidentais está crescendo de forma constante, e frente a esta demanda crescente, os profissionais ainda não têm a disposição ferramentas disponíveis para atender às necessidades de vegetarianos e indivíduos que desejam sê-lo.

Hoje, os profissionais precisam de uma formação continuada que permita alcançar um elevado nível de especialização, tal como é exigida diariamente pelos usuários/clientes/pacientes com os quais interagem e pelas instituições públicas e privadas onde atuam.

Surge, então, a necessidade de educar os profissionais de nutrição neste domínio específico, adequando-os às posições das organizações internacionais de alto nível científico (ver o parecer da American Dietetic Association de 2009) e colocando à disposição deles conceitos e habilidades deste ramo particular das Ciências da Alimentação.

A nossa experiência e metodologia educacional garantem uma formação universitária rigorosa e de qualidade.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário
à escolha
A distância

Perguntas frequentes:

· Quais são os objetivos deste curso?

Objetivo geral: Proporcionar conhecimentos para a compreensão adequada dos princípios teóricos e práticos que formam a base da dieta vegetariana em todas as suas variantes e implicações clínicas na prevenção e tratamento das principais doenças crônico-degenerativas. Objetivos específicos: Desenvolver a capacidade de empatia com o cliente vegetariano, conhecer e respeitar as motivações de sua escolha. Capacitar os profissionais nesta área da dietética, ainda pouco estudada, e atender com profissionalismo e sensibilidade humana os pedidos de clientes e pacientes vegetarianos.

· Público alvo

O Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana tem como público-alvo: Licenciados e Graduados em Ciências da Saúde que desejam atualizar ou aprofundar seus conhecimentos em Nutrição e Dietética Vegetariana. Licenciados e Graduados que, devido ao seu exercício profissional, desejam se especializar em Nutrição e Dietética Vegetariana. Licenciados ou Graduados universitários com interesse no assunto. O Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana é o complemento ideal para enriquecer qualquer formação em nível de graduação ou pós-graduação de qualquer pessoa interessada em se especializar no tema da alimentação vegetariana.

· Titulação

A aprovação com sucesso no programa de permite obter o grau de: MESTRADO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA VEGETARIANA. Ao finalizar o programa com sucesso, o aluno receberá um diploma emitido pela Universidade em que está matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Opiniões

Ainda não existem comentários sobre esse curso

O que se aprende nesse curso?

Nutrientes
Vegetarianismo
Bioquímica Nutricional

Professores

Equipo Docente
Equipo Docente
Profesor

Programa

1.ª PARTE: MÓDULO OBRIGATÓRIO

1.- Metodologia da Pesquisa Científica
2.- Caracterização das Dietas Vegetarianas
3.- Nutrientes
4.- Bioquímica Nutricional
5.- Alimentos da Dieta Vegetariana
6.- Presença e Biodisponibilidade de Nutrientes em Alimentos Vegetais
7.- Necessidades Nutricionais do Organismo Humano
8.- Tabelas de Composição de alimentos. Preparação da Dieta Vegetariana
9.- Nutrição Vegetariana em Situações Fisiológicas
10.- Nutrição Vegetariana em Situações Patológicas de Alta Prevalência
11.- Aspectos Específicos da Dieta Vegetariana
12.- Outros Aspectos da Dieta Vegetariana

(*) 1 ECTS = 10 horas letivas e 15 horas de trabalho do aluno.



2.ª PARTE: PROJETO FINAL OU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A última parte do Mestrado esta destinada à realização do Projeto Final de Mestrado (ou dissertação), e contabiliza um total de 12 créditos.

O aluno pode realizar o projeto durante todo o transcurso do mestrado e apresentá-lo uma vez que tenha concluído satisfatoriamente todos os módulos. Uma vez escolhido o tema, desenvolve uma pesquisa analítica e bibliográfica, enriquecendo-a com reflexões pessoais e/ou citações diretas de outros autores.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais