Curso não disponível no momento

Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção

Mestrado

A Distância

R$ 10001-20000

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    24 Mêses

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

Bolsas

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.

No ambiente competitivo no qual nos estamos movendo, as organizações devem administrar suas diferentes atividades de forma eficaz. Por este motivo, demandam modelos de gestão que podem ser utilizados como ferramentas para esta tarefa. Até agora, as empresas têm dado resposta ao problema optando pela implementação de sistemas de gestão independentes baseados em modelos ou pouco normalizados.

É um fato que a evolução das diferentes versões dos padrões de qualidade, meio ambiente e prevenção de riscos laborais, converge para um único sistema integrado. O primeiro passo foi dado pela norma ISO 19011:2002 sobre auditorias, que serve tanto para o âmbito da qualidade como do meio ambiente. Posteriormente, o surgimento do padrão OSHAS 18001:2007 e, mais recentemente, a norma ISO 9001:2008, confirmou esta tendência.

Assim, a partir de um enfoque eminentemente prático, o Mestrado em Gestão integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção constitui um referente ideal àquelas empresas que se veem com a necessidade de incorporar a sua filosofia de empresa um sistema de gestão integrado para obter vantagens competitivas, procurando, além disso, uma otimização dos recursos existentes.

A ter em conta

Objetivo geral:

* Formar profissionais competentes para implantar um sistema de gestão integrado na empresa, que permita cumprir a legislação vigente e obter uma série de vantagens competitivas.


Objetivos específicos :

* Aprender uma série de conceitos relacionados à gestão de resíduos, ao tratamento de efluentes líquidos e gasosos, à recuperação de solos e à adoção de boas práticas na indústria, necessários para avaliar a significância de diferentes aspectos ambientais.

* Conhecer as fases a serem seguidas na implantação de um Sistema de Gestão Integrado (meio ambiente, qualidade e prevenção), desde que se torna público o compromisso da direção até a etapa de auditoria e certificação.

* Redigir suas próprias planilhas para a elaboração de procedimentos referentes a aspectos ambientais específicos, de comunicação interna e externa, e de planos de emergência para qualquer tipo de empresa.

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, à amplitude e à didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o programa Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção a graduados universitários de ensino médio ou superior que desejam receber uma formação em gestão integrada para melhorar suas expectativas profissionais.

A superação com êxito no programa permitirá obter o grau de Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção.

Os Diplomas serão expedidos pela Universidade na qual o aluno esteja matriculado com o Patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Normas ISO
  • Higiene Industrial

Professores

Equipo Docente

Equipo Docente

Profesor

Programa

O Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção, apresenta uma estrutura curricular baseada em cinco partes formativas seqüenciais:

1ª Parte: Meio Ambiente

  1. Introdução ao Meio Ambiente
  2. Gestão da Água: princípios básicos
  3. Fundamentos da gestão de resíduos
  4. Tratamento da poluição atmosférica
  5. Tratamento de Solos Contaminados
  6. Gestão Ambiental da Empresa ISO 14001 e Auditorias
CASOS PRÁTICOS


2ª Parte: Qualidade

  1. Sistemas de Gestão da qualidade
  2. A norma ISO 9001
  3. O dia a dia com a norma ISO 9001
  4. Auditoria da qualidade

3ª Parte: Prevenção de Riscos Laborais

  1. Fundamentos da prevenção de riscos laborais
  2. Segurança no trabalho
  3. Higiene industrial
  4. Ergonomia
  5. Psicossociologia aplicada
  6. OHSAS 18001 e Auditoria


4ª Parte: Gestão Integrada

  1. Marco teórico
  2. Os sistemas de gestão integrada: qualidade, meio ambiente e prevenção
  3. Modelos de integração
  4. Gestão da responsabilidade social corporativa
  5. Casos práticos


5ª Parte: Projeto Final de Mestrado ou Dissertação de mestrado

A última parte é destinada à realização da Dissertação do Mestrado. Trata-se de um trabalho de pesquisa sobre alguns dos temas que sejam de interesse para o aluno, relacionados com o Mestrado em Gestão Integrada: Meio ambiente, Qualidade e Prevenção.

Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção

R$ 10001-20000