Mestrado em Gerontologia

FUNIBER
A distância

R$8.000
Ou prefere ligar para o centro agora?
08006... Ver mais

Informação importante

  • Mestrado
  • A distância
  • Duração:
    24 Mêses
  • Créditos:
  • Campus online
  • Envio de material didático
Descrição

Bolsas

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.

A Gerontologia configura-se, hoje em dia, como uma das áreas prioritárias e que desperta maior interesse em diferentes disciplinas. É por essa razão que uma formação ampla e específica dirigida a todos os profissionais envolvidos no tema do envelhecimento tem-se convertido em uma demanda importante. A Gerontologia configura-se como uma das principais frentes de emprego, em nível nacional e internacional.

A Gerontologia é o estudo dos processos de envelhecimento e dos indivíduos conforme passam da infância às etapas posteriores. Engloba desde o estudo das mudanças físicas, sociais e mentais nos idosos até a pesquisa das mudanças na sociedade que resultam do envelhecimento cada vez maior da população.

Os idosos são muito diferentes uns dos outros; conforme envelhecem, as necessidades, os recursos e as capacidades variam. O campo do envelhecimento é muito variado e oferece muitas oportunidades de emprego. A tendência do envelhecimento da sociedade provoca uma demanda de profissionais com conhecimentos técnicos no envelhecimento.

Finalmente, destaca-se a grande demanda pela formação em Gerontologia.

Este Curso/Mestrado não apenas permitirá especializar-se em Gerontologia, mas também facilitar, de uma maneira importante, a atuação em Gerontologia, permitindo que seus conteúdos, suas ferramentas metodológicas e informáticas formem o profissional para cobrir a grande demanda em formação de Gerontologia.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário

A distância

Perguntas frequentes:

· Quais são os objetivos deste curso?

Objetivo geral: * Conhecer processos básicos sobre direção, gestão e controle de qualidade de centros gerontológicos assim como também, obter uma visão global dos diferentes aspectos relacionados a gerontologia. Objetivos específicos: * Adquirir uma visão global dos diferentes aspectos relacionados com a gerontologia. * Dominar técnicas básicas de avaliação, diagnóstico e intervenção em processos do envelhecimento. * Aprender os diferentes tipos de programas sociais (ajuda a domicílio,assistência telefônica, serviços comunitários, programas de animaçãosociocultural, etc.). * Aprender as grandes síndromes gerontológicas, assim como as patologias mais freqüentes, reabilitação, cuidados paliativos, etc.

· Público alvo

A metodologia de formação proposta somada à claridade, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o Mestrado em Gerontologia a: * Profissionais Licenciados em Psicologia, Medicina, Enfermaria, Terapia Ocupacional, Trabalho Social, Sociologia, Fisioterapia, Quinesiólogos, Animadores socioculturais, Economia e Direito, *Outros licenciados/diplomados universitários interessados. O Mestrado em Gerontologia será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de pré-graduação ou de pós-graduação para alguém interessado em especializar-se em temas sócio-sanitários.

· Titulação

A superação com êxito dos estudos no programa permitirá a obtenção do diploma de Mestrado em Gerontologia. O título será expedido pela universidade na qual esteja matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

·  Saídas profissionais

Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Gerontologia são as seguintes: * Profissionais que desejem especializar-se em temas relacionados ao idoso. * Profissionais que atuam como assessores ou consultores em temas de gestão econômica, arquitetônicos ou legais de centros da Terceira Idade. * Pessoal de serviços sociais comunitários. * Avaliador clínico dos processos de envelhecimento. * Trabalhadores de Centros Residenciais em diferentes níveis. * Colaboradores de Associações de idosos (Alzheimer, etc.). * Docente de Aulas de Terceira Idade. * Colaboradores em ONG de idosos.

Opiniões

Ainda não existem comentários sobre esse curso

O que se aprende nesse curso?

Gerontólogo
Nutricionista

Professores

Equipo Docente
Equipo Docente
Profesor

Programa

O Mestrado em Gerontologia tem uma estrutura curricular baseada em 2 partes formativas que buscam situar o estudante em um marco real de acordo com uma contínua mudança.

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. Introdução à gerontologia
  2. Aspectos psicossociais do envelhecimento
  3. Programas de intervenção para idosos
  4. Nutrição e envelhecimento
  5. Enfermaria geriátrica, fisioterapia e terapia ocupacional
  6. Geriatria. Grandes síndromes geriátricas. Demências
  7. Planejamento e organização de serviços sociais à terceira idade
  8. Política social para idosos
  9. Aspectos jurídicos e bioética do idoso
  10. Economia
  11. Arquitetura e ajudas técnicas
  12. Metodologia de investigação científica aplicada à gerontologia

2ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A última parte do Mestrado está destinada à realização da Dissertação a qual se pode começar antes de finalizar a 1ª Parte: Disciplinas.

O objetivo é apresentar um documento completo que apresente o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta de acordo com os lineamentos e detalhes da Dissertação de Mestrado apresentada.

A dissertação deve ser uma contribuição para alguns dos campos estudados ou a sua relação, tanto teórica como aplicada e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais