Mestrado em Gerontologia

Universidade Católica de Brasília
Em Taguatinga

Preço a consultar

Informação importante

  • Mestrado
  • Taguatinga
Descrição

Oferecer formação acadêmica interdimensional / interdisciplinar, capacitando profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população na Terceira Idade.
Dirigido a: São candidatos ao Mestrado de Gerontologia os portadores de diploma de graduação expedido por instituição reconhecida pelo MEC.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Taguatinga
Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa

Programa

APRESENTAÇÃO

A criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia justifica-se por dados concretos, dentre os quais o envelhecimento da população humana no século XX, quer em termos mundiais quer no âmbito da sociedade brasileira, e a falta de profissionais especialmente habilitados para atuação junto ao segmento idoso.

A velhice, devido à complexidade de temas a ela relacionados, propõe o desenvolvimento de um novo saber que leve em conta uma perspectiva multidisciplinar. Entendemos que o único modo de implementar o desenvolvimento do campo no âmbito da pós-graduação é permitindo que pesquisadores comprometidos com a produção científica sobre velhice em suas respectivas áreas se integrem, trabalhem juntos e, assim, possam gerar seus próprios modelos de investigação.

O Mestrado em Gerontologia é o único em sua área em toda a região Centro-Oeste, pretendendo-se único, diferenciado e com enfoque inovador. Compreende a área de concentração LONGEVIDADE E QUALIDADE de VIDA, conectando ações e conhecimentos relacionados às dimensões biopsico-sócio-culturais da velhice, do velho e do envelhecimento.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, instituído em 2003, submeteu-se a avaliação da CAPES e a proposta foi aprovada em 2007 com conceito 4


A área de concentração do Mestrado é LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia tem por objetivos:

GERAL

Oferecer formação acadêmica interdimensional / interdisciplinar, capacitando profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população na Terceira Idade.


ESPECÍFICOS

Qualificar docentes competentes para atender a demanda do ensino superior em Gerontologia, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Saúde;
Formar pesquisadores, capazes de criar, adaptar ou modificar, de forma dinâmica, a teoria e a construção constante de novos saberes em Gerontologia;

Habilitar profissionais multiversos na prática complexa da interação com idosos e no entendimento amplo e interdimensional do fenômeno da velhice e do processo de envelhecimento.


Público Alvo

São candidatos ao Mestrado de Gerontologia os portadores de diploma de graduação expedido por instituição reconhecida pelo MEC.

A graduação pode ser em qualquer área, uma vez que a Gerontologia é multidisciplinar e todas as áreas que tem a ver com o envelhecimento e procura dar qualidade de vida aos idosos é bem vinda. Portanto, os candidatos à Gerontologia podem vir da área da saúde, das ciências sociais, das ciências jurídicas, das ciências humanas e das ciências exatas



Temas das linhas de pesquisa por professor

1. Aspectos físicos e biológicos relacionados ao envelhecimento.
2. Aspectos sócio-psico-culturais do envelhecimento.



DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Qualidade de Vida e Envelhecimento: Aspectos Biofisiológicos
Qualidade de Vida e Envelhecimento: Aspectos Psico-sócio-culturais
Pesquisa em Gerontologia I
Pesquisa em Gerontologia II
Produção Científica em Gerontologia
Dissertação 1
Dissertação 2
Dissertação 3

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Anatomia e Semiologia da Pessoa Idosa
Atividade Física e Doenças Crônico-Degenerativas
Avaliação Física e Funcional do Idoso
Bioestatística
Cidadania, Políticas Públicas e Gestão na Velhice
Doenças Prevalentes no idoso: Diagnóstico e Tratamento
Estágio Docente em Gerontologia
Ética, Bioética e Religiosidade no Envelhecimento
Estratégias de Gestão, Serviços e Cuidados com o Idoso
Farmacologia e Metabolismo no Idoso
Processos de Cuidar do Idoso
Psicologia do Envelhecimento
Reabilitação Física no Idoso
Representações e Imagem na Velhice
Seminários em Gerontologia
Teorias Sociais da Velhice e do Envelhecimento
Tópicos Avançados em Envelhecimento I
Tópicos Avançados em Envelhecimento II