Curso não disponível no momento

Mestrado em Energias Renováveis

Mestrado

A Distância

R$ 10001-20000

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    25 Mêses

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

Bolsas
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.

Ao longo da história, os grupos sociais selecionaram seus sistemas energéticos em função de dois conjuntos de variáveis: disponibilidade técnica e viabilidade econômica.

Apenas recentemente contemplou-se uma nova variável para determinar a aceitação ou o descarte de um sistema energético em função dos impactos ambientais que pode provocar: o fator ambiental.
Assim, em um futuro imediato, este fator deverá ser contemplado como um elemento fundamental, capaz de influenciar na elaboração de possíveis sistemas energéticos alternativos de um país. Este aspecto será especialmente importante na avaliação e comparação de diferentes recursos e fontes energéticas para um mundo mais sustentável.

O Mestrado em Energias Renováveis que aqui se apresenta contempla uma parte central, que constitui o núcleo do programa, e onde se detalham as especificidades das formas limpas de energia no contexto energético atual e dos potenciais cenários futuros, com um valor agregado em relação a outros programas deste tipo: por um lado, incorpora uma parte referente às ferramentas de gestão ambiental, imprescindível para saber como realizar estudos de impacto e incorporar as tecnologias renováveis e de eficiência energética dentro do sistema de gestão global da empresa; e, por outro lado, inclui uma parte dedicada ao fenômeno da mudança climática e sua relação com as energias renováveis, respeitando a vulnerabilidade e a mitigação desta relação.

A ter em conta

Objetivo geral:

Contribuir para o crescimento das novas oportunidades de negócio apresentadas no âmbito das energias renováveis, através da cooperação e da colaboração, para atender de maneira aberta, crítica e reflexiva às diversas situações da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia.

O Mestrado em Energias Renováveis é dirigido a estudantes que concluíram o ensino superior e que, de acordo com suas necessidades pessoais ou profissionais, queiram uma formação de qualidade no âmbito das energias renováveis para melhorar suas oportunidades de trabalho e/ou ampliar conhecimentos.

A superação com êxito no programa permitirá obter o grau de Mestrado em Energias Renováveis.

Os Diplomas serão expedidos pela Universidade na qual o aluno tenha se matriculado sob o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Algumas das saídas profissionais do programa de Mestrado em Aplicação das Energias Renováveis são as seguintes:

* Pesquisa de tecnologias eficientes do ponto de vista energético.
* Técnico de órgãos públicos para assessoria em energias renováveis.
* Técnico de manutenção de parques eólicos, sistemas de captação solar, etc.
* Instalador de infraestruturas de captação solar térmica e fotovoltaica.
* Docência.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Energias Renováveis
  • Sustentabilidade

Professores

Equipo Docente

Equipo Docente

Profesor

Programa

O Mestrado em Energias Renováveis possui uma estrutura curricular baseada em quatro partes formativas sequenciais.

1ª PARTE: FERRAMENTAS DE GESTÃO AMBIENTAL

  1. Introdução ao desenvolvimento sustentável
  2. Avaliação do impacto ambiental
  3. Gestão ambiental na empresa

2ª PARTE: ENERGIAS RENOVÁVEIS

  1. Introdução as energias renováveis
  2. Energia solar térmica
  3. Energia solar fotovoltaica
  4. Energia hidráulica
  5. Energia eólica
  6. Energia geotérmica
  7. Energia da biomassa
  8. Energia do mar

3ª PARTE: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

  1. Acordos, negociações e instrumentos sobre mudanças climáticas
  2. Vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas
  3. Mitigação das mudanças climáticas
4ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Finalmente, a quarta parte se dedica ao estudo da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica como passo prévio à elaboração do Trabalho Final ou Dissertação de Mestrado.

A disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica (50 horas) apresenta as etapas do processo de pesquisa e suas técnicas, com o propósito de que o estudante tenha uma aproximação com o método científico e lhe facilite gerar contribuições dentro de seu campo de trabalho.

Por outro lado, para a obtenção do título do Mestrado em Energias Renováveis, é necessária a apresentação e superação do Projeto Final ou Dissertação de Mestrado (150 horas). O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto e contemplando a possibilidade de sua execução.

Mestrado em Energias Renováveis

R$ 10001-20000