Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Metodologia
A distância
-
Duração
25 Mêses
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
Bolsas
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.
Hoje em dia, cada vez mais a sociedade em geral, e do conhecimento em particular, expõe demandas educativas novas que requerem profissionais com uma formação multidisciplinar capazes de enfrentá-las.
Essas novas necessidades educativas geraram, por sua vez, novos campos e contextos educativos, diferentes dos convencionais, em que se fazem necessárias intervenções educacionais especializadas, dirigidas por profissionais com competências específicas. Competências com as quais, geralmente, não contam as pessoas que logo terminam os estudos de graduação; e muito especialmente aquelas que não receberam nunca uma formação pedagógica.
Precisamente na atualidade, cada vez são mais os profissionais de diferentes áreas que em muitos países dedicam-se ou desejam dedicar-se à docência e não tiveram ocasião ou oportunidade de receber uma formação nesse sentido.
O programa dispõe de uma infraestrutura de Campus Virtual e de Gestão acadêmica muito elaborada, o que permite oferecer um serviço adequado a quem não tem facilidade para assistir ao processo de ensino-aprendizagem de modo presencial.
A ter em conta
Objetivos gerais:
O objetivo geral do Mestrado em Educação é oferecer uma formação ampla e atualizada, dando as bases para o desenvolvimento das competências acadêmicas e profissionais necessárias para o ensino em qualquer dos diversos contextos de ensino-aprendizagem que se possam dar.
Tem como finalidade fundamentar a prática profissional nos conhecimentos atuais; proporcionar idéias em relação à natureza do ensino e à aprendizagem em geral; e desenvolver as competências, os conhecimentos, as habilidades e os recursos práticos necessários para completar essa base teórica.
Diplomados e Licenciados em qualquer área de conhecimento que se dediquem ou queiram dedicar-se à docência e queiram receber formação multidisciplinar e específica em diferentes áreas da educação.
A duração do Mestrado em Educação é de 25 meses.
Ao finalizar o Programa com êxito, o aluno receberá um Diploma expedido pela Universidade em que se matriculou com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).
O programa distingue-se de outros cursos de formação contínua nos seguintes aspectos:
* Rompe com a visão reducionista e limitada que, geralmente, se tem do ensino a distância em linha, a qual se caracteriza unicamente por abastecer o aluno de uma série de conteúdos e, como consequência, fomentar uma aprendizagem individualista.
* Em consonância com a idéia anterior, dá-se especial atenção aos processos que são imprescindíveis desencadear para que a formação seja de qualidade e eficaz (aprendizagem colaborativa e construtivista).
* Proporcionam-se materiais e recursos didáticos desenhados especificamente para ajudar os participantes a controlar e avaliar seus progressos.
* Oferece-se acesso em linha a toda a bibliografia considerada de consulta obrigatória.
* Habilitam-se canais de comunicação efetivos para responder a consultas (correio eletrônico, fóruns, chat, telefone e fax).
* Oferece-se apoio constante aos estudantes.
* Possibilita-se a aplicação imediata na aula dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos.
* Podem-se combinar os estudos com outras atividades.
* Não é necessário assistir fisicamente a aula.
* Não existe um horário imposto de trabalho.
* Permite a flexibilidade no estudo.
* A educação a distância perfila-se como uma das opções fortes para o presente e o futuro de nossas sociedades. A oferta de títulos universitários de qualidade na modalidade em linha proporciona às universidades o dinamismo e prestígio de não permanecerem estáticas ante esta nova concepção educativa mais democrática.
Opiniões
-
Ainda não encontrei um mestrado em educação, mas sigo procurando um que se encaixe dentro do meu orçamento e dentro do meu tempo disponível.
Paulo
← | →
Avaliação do curso
O recomendam
Avaliação do Centro
paulo afonso
Matérias
- Pedagogia
- Comunicação Verbal
Professores
Equipo Docente
Profesor
Programa
1ª Parte: Módulo Comum
As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na seguinte tabela:
2. Aprendizagem estratégica e desenvolvimento profissional
3. Fatores de aprendizagem
4. A ação tutorial no sistema educacional
5. As TIC na aula
6. Interculturalidade e educação
7. Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar
8. A educação ambiental na educação formal
9. Fundamentos da educação especial: processos de atenção à diversidade
10. Organização e gestão de centros educacionais
11. Metodologia da pesquisa científica
12. Portfólio I
2ª Parte: Módulo Especialização
As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a segunda parte são mostradas na seguinte tabela:
ESPECIALIZAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. Projeto curricular, programa e desenvolvimento de competências
2. Avaliação da aprendizagem
3. Metodologias de aprendizagem na aula
4. Criação, adaptação e avaliação de materiais
5. Aprendizagem integrada de conteúdo e língua
6. Portfólio II
ESPECIALIZAÇÃO: AS TIC NA EDUCAÇÃO
1. As TIC na educação e as teorias de aprendizagem
2. Análise de recursos tecnológicos e projeto de atividades criativas
3. O ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
4. Ambientes virtuais de trabalho colaborativo
5. Projeto e avaliação de propostas de formação baseadas nas TIC
6. Portfólio II
ESPECIALIZAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS
1. Planejamento e gestão de projetos
2. Planejamento e direção estratégica
3. E-business e sua integração com os sistemas corporativos para a gestão educacional
4. Qualidade educacional, avaliação e inovação
5. Técnicas de direção de equipes de trabalho
6. Portfólio II
3ª Parte: Projeto final ou Dissertação de Mestrado
Ao finalizar o percurso, o aluno conclui o programa com:
1. Projeto final de mestrado ou Dissertação
2. Portfólio III
Mestrado em Educação