Curso não disponível no momento

Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional

Mestrado

A Distância

R$ 10001-20000

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    24 Mêses

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

Bolsas

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.

A Cooperação Internacional sempre relaciona dois ou mais agentes interessados em intercambiar conhecimento, transferir técnicas e tecnologias, habilidades ou experiências com a intenção de colaborar na busca de soluções mutuamente favoráveis. Este espírito essencial de cooperação internacional experimentou um aumento em sua presença na atual sociedade globalizada, sendo agora um setor sócio-político, econômico e organizacional que recebe cada vez mais atenção e preocupação por parte das organizações internacionais e locais, tanto públicas quanto privadas, convertendo em agentes de cooperação internacional desde multinacionais e governos até ONGs ou fundações locais. Este cenário exige um esforço cada vez maior em conseguir uma profissionalização do setor para que seja reforçado o compromisso sócio-ético-organizacional na concretização de projetos que efetivamente reduzam as desigualdades produzidas na sociedade atual.

O Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional aborda este compromisso, definindo a Cooperação Internacional como o conjunto de recursos e possibilidades que os agentes que precisam aumentar suas possibilidades de progresso e crescimento econômico e sócio-organizacional solicitam a outros agentes que podem atendê-los e estão dispostos a ajudar. Diante desta perspectiva, é necessário um Projeto de Cooperação que gere propostas/soluções mutuamente favoráveis.

A ter em conta

Objetivo geral:

* Formar profissionais comprometidos com a participação ativa na cooperação internacional de pensamento criativo, executivo e cooperativo, aptos para o desenho, a gestão, e a direção de projetos de cooperação internacional.

O Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional está dirigido a pessoas com grande interesse na Cooperação Internacional com ou sem experiência no setor. Consideram-se aptos técnicos, diretores, responsáveis ou vinculados à Cooperação Internacional.

A rigorosa metodologia de formação em projetos de cooperação internacional utilizada no programa de mestrado prepara para ocupar cargos relacionados à cooperação em geral. Por esta razão, espera-se que, por um lado, os interessados estejam motivados em optar por cargos executivos em empresas, ONGs, governos, fundações ou órgãos de cooperação, sem excluir empresas ou organizações privadas nacionais ou internacionais que, igualmente, realizem ou estejam interessados em desenvolver atividades de cooperação. Por outro lado, os interessados devem estar motivados pelo livre desempenho da consultoria ou da assessoria em projetos de cooperação internacional.

A superação com êxito dos estudos no programa permitirá a obtenção do diploma de Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Planejamento e gestão de projetos
  • Direção financeira

Professores

Equipo Docente

Equipo Docente

Profesor

Programa

O programa de Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional possui uma estrutura curricular baseada em 4 partes formativas:

1ª PARTE: DESENHO

  1. Introdução aos projetos
  2. Desenho de sistemas projetivos
  3. Análise dos serviços a prestar
  4. Análise funcional no projeto
  5. A ergonomia no projeto
  6. Segurança e confiabilidade no projeto
  7. O ambiente no projeto
  8. As especificações no projeto
  9. Elaboração do anteprojeto

2ª PARTE: GESTÃO

  1. Introdução à gestão de projetos
  2. Planejamento e gestão de projetos
  3. Sistema de Cooperação Internacional
  4. Acompanhamento e controle do projeto
  5. Avaliação de projetos
  6. Gestão da confiança: risco e qualidade
  7. Âmbito Lógico
  8. Ética e Responsabilidade Social Corporativa
  9. Comunicação do projeto

3ª PARTE: DIREÇÃO

  1. Ambientes virtuais de trabalho colaborativo
  2. Gestão sem distâncias
  3. Técnicas de apresentação em público
  4. Teoria do Desenvolvimento e da Cooperação
  5. Direção e planejamento estratégicos
  6. Técnicas de resolução de conflitos e negociação
  7. Técnicas de direção de equipes de trabalho
  8. Direção Financeira
  9. Resolução/Transformação de Conflitos em Âmbito Comunitário

4ª Parte: Projeto Final ou Dissertação de Mestrado

Por suas características metodológicas, o Projeto Final/Dissertação de Mestrado é a extensão natural de um projeto realizado pelo aluno ao longo do programa de Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional. O Projeto Final de Mestrado ou Dissertação de Mestrado, cuja carga letiva é de 100 horas, tem como objetivo apresentar um projeto de cooperação internacional completo que contemple o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução na prática, de acordo com o delineado e especificado no trabalho apresentado.



Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional

R$ 10001-20000