Mestrado Ciências Genômicas e Biotecnologia

• Tipologia

Mestrado

• Local

Taguatinga

Desenvolver pesquisas centradas nas áreas de Ciências Genômicas, Biotecnologia Molecular e Genética Molecular e de Populações; Formar profissionais, inicialmente em nível de mestrado, com base técnico-científica sólida para atuar competitivamente nos diferentes mercados de trabalho, incluindo ensino, pesquisa, prestação de serviços e empreendedorismo; Participar do ensino de graduação nos cursos d. Dirigido a: Graduados nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, da Saúde e Ciências Agrárias e áreas afins.

Instalações

Localização

Taguatinga (Distrito Federal)
Ver mapa
Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A Biologia moderna é fortemente embasada nas áreas de Ciências Genômicas e Biotecnologia. Estas áreas vêm revolucionando as atividades de pesquisa e desenvolvimento das chamadas Ciências da Vida. Os avanços recentes de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, incluem tecnologias cada vez mais sofisticadas e eficientes para gerar, analisar e interpretar grandes quantidades de dados de seqüenciamento de DNA. Estes avanços permitem ainda localizar genes de interesse em qualquer parte do genoma, descobrir os genes que controlam características de interesse econômico, analisar expressão gênica de milhares de genes simultaneamente ou ainda desenhar e introduzir construções gênicas específicas em espécies alvo. Alia-se a isso a integração do conhecimento biológico com os recursos da informática, inaugurando a era do processamento em escala de dados de DNA de diferentes organismos. A comparação direta da informação genética entre organismos, através do estabelecimento de redes de conhecimento, permite, em última análise, conectar todas as formas de vida existentes. Neste cenário, o jovem estudante interessado em aprofundar seus estudos neste promissor campo de trabalho tem uma nova opção de treinamento acadêmico em Brasília: o Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB.

A Universidade Católica de Brasília considera que o conhecimento e a informação provenientes das Ciências Genômicas e da Biotecnologia vem produzindo impactos significativos no agronegócio, na saúde, na solução de problemas ambientais, na investigação forense, na indústria e na prestação de serviços. Esta revolução na área das Ciências Biológicas influenciará cada vez mais a prática da medicina e da agricultura no futuro, abrindo novas perspectivas para decifrar, proteger e utilizar, de forma racional, a biodiversidade existente.

O Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Genômicas e Biotecnologia foi implementado no ano de 2000 e aprovado com conceito cinco (5,0 - MESTRADO) em 2002 e conceito cinco (5,0 - DOUTORADO) em 2004 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Ministério da Educação. A concepção do Programa baseou-se na premissa de que o fortalecimento da pesquisa em Ciências da Vida deve ser feito através da consolidação de um Núcleo de Excelência, voltado para pesquisa básica, multidisciplinar e cooperativa nas atividades acadêmicas. Este Núcleo tem por missão ainda a criação de oportunidades de interação com o setor produtivo de bens, como usuário do conhecimento científico e tecnológico. O Núcleo de Excelência do Programa é embasado em:

· um corpo de professores altamente qualificados, treinados em reconhecidos centros de pesquisa brasileiros e internacionais, com experiência na utilização das tecnologias mais avançadas da biologia moderna;
· uma infraestrutura adequada ao ensino e pesquisa nestas áreas;
· na capacidade de atração de talentos estudantis com motivação e dedicação plena às atividades da pós-graduação;
· na estreita colaboração com as instituições de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais, contribuindo para a consolidação do Centro-Oeste como um pólo de ciência e tecnologia competente na área de ciências genômicas e biotecnologia.

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Genômicas e Biotecnologia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), em nível de Mestrado e Doutorado, tem por objetivos:

1 - Formação de recursos humanos em Ciências Genômicas e Biotecnologia, com foco nos avanços recentes da genética, bioquímica, biologia molecular e bioinformática;

2 - Formação de recursos humanos, com perfil técnico-científico e ético, capacidade criativa e empreendedora, demandados pelo mercado de trabalho, atual e futuro, voltado para as ciências da vida;

3 - Desenvolvimento de projetos de pesquisa e projetos tecnológicos em sistemas vegetais, animais e microorganismos centrados no entendimento e utilização de genes e genomas com vistas à geração de conhecimentos, processos e produtos por meio de tecnologias genômicas;

4 - Integração dos alunos de mestrado e doutorado nas atividades dos cursos de graduação visando capacitá-los para a docência universitária;

5 - Promoção de intercâmbio com instituições nacionais e internacionais de P&D, para ampliar a base de conhecimento e a experiência profissional.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Ciências genômicas
Genética molecular e de populações
Biotecnologia molecular

Biologia molecular de microrganismos, plantas e animais.
Descrição: Organização de material genético em procariotos e eucariotos. Estrutura e caracterização de genes. Manipulação genética de microrganismos. Prospecção e análise de genes. Proteinas relacionadas a defesas em plantas.

Melhoramento genético molecular de plantas.
Descrição: Caracterização e isolamento de genes . Desenvolvimento. de marcadores. Construção de mapas genéticos. Mapeamento de caracteres qualitativos e quantitativos (QTLs). Melhoramento assistido por marcadores. Análise, quantificação e uso da variabilidade de bancos de germoplasma.

Genética de populações de microrganismos, plantas, animais e humanas.
Descrição: Quantificação e análise da diversidade de pop. naturais. Estrut. de pop. e evolução. Estrut. de acasalamento em pop. naturais. Análise de mec. evolutivos: fluxo gênico e deriva em pop. naturais. Conserv. de germoplasma. Filogeografia de sp. tropicais.

Genoma de microrganismos e plantas.
Descrição: Mapeamento de genoma estrutural e funcional. Estrutura do genoma eucarioto e procarioto. Montagem de "contigs". Transcriptoma. Análise de sequencias em bancos de dados e anotação. disponibilização de dados genômicos.

Bioinformática aplicada à genoma e proteoma.
Descrição: Análise de sequencias biológicas. Bancos de dados Biologicos. Alinhamento múltiplos de sequencias. Árvore filogenetica. Busca em bancos de dados. Predição de estrutura secundária e terciária de protéinas.

Diagnóstico e epidemiologia molecular de microrganismos, plantas e animais.
Descrição: Caracterização de microrganismos fitopatogênicos. Caracterização de vírus vegetais. Diagnóstico molecular de microrganismos fitopatogênicos. Epidemiologia molecular. Taxonomia. Análise Morfológica e molecular. Diagnose e detecção.
Interação patógeno-hospedeiro em vegetais e animais.
Descrição: Caracterização de genes envolvidos na interação patógeno-hospedeiro. Biologia molecular dos patógenos. Métodos moleculares para estudo da interação. Fisiologia do patógeno. Patogênese. Virulência. Escape imunológico.

Sistemática Molecular.
Descrição: Desenvolvimento e utilização de métodos moleculares (filogenéticos ou fenéticos) para caracterizar e ordenar a biodiversidade, identificar organismos ou reconstruir relações evolutivas. Filogenia Molecular. Código de Barras de DNA.

Mestrado Ciências Genômicas e Biotecnologia