Mestrado Acadêmico em Educação

Mestrado

Em Canoas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Canoas

  • Duração

    24 Mêses

Dirigido a: O curso de mestrado em Educação destina-se a graduados de todas as áreas interessados na discussão e análise da educação em suas variadas expressões. Direciona-se, especialmente, a docentes que queiram realizar formação para o magistério no ensino superior, bem como iniciar-se na prática investigativa.

Instalações

Localização

Início

Canoas (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Boa noite sou professor de biologia a 20 anos,busco um mestrado na área de educação, gostaria de saber qual a instituição oferece, preço, e linha de estudo.

Daniel D., Mais de dois anos

Responder

Opiniões

Programa

O Curso
O programa de pós-graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA), recomendado pela CAPES, teve seu reconhecimento homologado pelo Ministério da Educação em 21 de dezembro de 2004. A área de concentração desse mestrado é Estudos Culturais em Educação, o que implica, entre outros aspectos, examinar os processos educativos, o trabalho docente, o currículo escolar e outras ações civilizatórias como campos em que estão em jogo múltiplos elementos e relações de poder, compondo os terrenos das políticas culturais. O enfoque teórico-conceitual do curso articula cultura e educação, tomando como campos de investigação tanto artefatos da cultura (filmes, jornais, revistas, fotografias, músicas, peças publicitárias, programas de rádio e televisão, livros, etc.), como dispositivos normativos e prescritivos (leis, retóricas, teorias, currículos, métodos, modas, programas de saúde pública, políticas ambientais, códigos religiosos, tradições, disciplinas escolares, etc.), entre tantas outras manifestações culturais que vêm constituindo campos fecundos para a análise e a reflexão em educação.

Compreender como esses aparatos operam nas sociedades atuais, sobretudo se considerarmos as transformações (ditas) pós-modernas - de ordem social, econômica, política e cultural - que estão ocorrendo no mundo de hoje, nessa (assim chamada) crise da modernidade, pode ter repercussões cruciais em nossas decisões e escolhas educacionais, podendo, ainda, alterar a forma como docentes e pesquisadores se inserem nos campos profissionais em que atuam. As dissertações defendidas ilustram a diversidade de objetos de investigação possibilitada pelo enfoque dos estudos culturais.


O PPGEdu possui amplas instalações, onde estão localizadas a secretaria e a sala da coordenação do programa, duas salas de reuniões, nove gabinetes para uso dos professores (que os utilizam individualmente ou em duplas, em função do espaço e das atividades que desenvolvem) e uma sala para uso dos laboratórios de pesquisa.


Objetivos · Criar um espaço de estudos sobre as políticas educacionais e culturais em suas conexões com o amplo e matizado panorama das práticas sociais contemporâneas.

· Direcionar as discussões para as aproximações entre cultura e educação, especialmente no que se refere aos mecanismos implicados nas políticas de produção do conhecimento, de identidades e de regimes de representação, com vistas a:


a) Fazer avançar o campo do conhecimento;


b) Preparar pesquisadores em educação;


c) Qualificar docentes para o ensino superior.

Área de Concentração
Estudos culturais em educação.

Informação adicional

Observações: Mestrado

Mestrado Acadêmico em Educação

Preço para verificar