Melhorando e Documentando Processos

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  • Capacitação
  • São paulo
  • 8 horas letivas
Descrição

Praticar metodologia para melhoria e elaboração de Políticas e Procedimentos, visando ganhos de qualidade, eficácia e eficiência crescentes, para os processos da organização. Trabalhar com os gestores e participantes dos processos, na construção conjunta e solidária do redesenho e documentação dos processos empresariais, objetivando melhor atendimento aos seus clientes externos e internos, com excelentes resultados para a empresa. ..
Dirigido a: Gestores de áreas e seus colaboradores, analistas de processos, analistas de sistemas, consultores internos e externos, assessores e profissionais em geral, que necessitem aumentar a efetividade, qualidade e documentação dos processos, com excelentes resultados, após trabalho participativo de análise crítica e detecção de oportunidades de melhoria dos processos.

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São Paulo
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 408, 02461010, São Paulo, Brasil
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Professores

José Antonio Pereira Gonçalves
José Antonio Pereira Gonçalves
Consultor

Programa

Programa completo:

1. A Empresa Vista Como um Macro Processo

  • Aspectos importantes.
  • A importância da melhoria dos processos no aumento dos resultados.
  • Objetivo e desdobramento da estratégia nos níveis hierárquicos.
  • O encadeamento das atividades.
  • Debates e considerações sobre Eficácia e Eficiência.

2. A Empresa Sob o Ponto de Vista da Eficácia e Eficiência

  • Conceitos.
  • A matriz Eficácia x Eficiência.
  • O Ciclo Ideal da Eficácia e Eficiência.

3. Política (ou Diretriz)

  • Conceitos.
  • Características das políticas.
  • Principais razões erradas para não fixar políticas.
  • Benefícios proporcionados pelas políticas.
  • Políticas estratégicas e operacionais e seus níveis de influência.
  • Exercícios sobre redação de políticas.

4. Procedimentos

  • Conceitos.
  • Formas mais comum de apresentação dos procedimentos.
  • Exemplo de procedimento.
  • Exercícios sobre redação de procedimentos.
  • Importância da documentação das políticas e procedimentos.

5. MPEC = Metodologia com Participação, Envolvimento e Comprometimento para Geração e Documentação das Normas de Procedimentos

  • Crenças comportamentais básicas.
  • Conhecimento dos objetivos e abrangência.
  • Mapeamento, ordenação e documentação da situação atual.
  • Redação da Norma de Procedimentos e Reunião com envolvidos para melhorias.
  • Preparação das Normas segundo padrões e Reunião para apreciação final.
  • Desencadeamento das providências para implantação e Treinamento.
  • Implantação e acompanhamento.

6. Modelo da Norma: Elaboração e Revisão de Norma de Procedimentos.

  • Conhecimento do modelo prático.
  • Considerações e explicações para melhor uso.
  • Verificação de eventuais adequações às realidades das organizações participantes.

7. Modelo de Norma: Diretrizes para Padronização de Formulários.

  • Conhecimento do modelo prático.
  • Considerações e explicações.
  • Verificação de eventuais adequações às realidades das organizações participantes.

8. Caso real para Aplicação Prática da Metodologia.

  • Apresentação do caso das solicitações de serviço à Informática.
  • Trabalho em grupo para aplicação prática dos conhecimentos.
  • Assistência e esclarecimentos aos grupos durante trabalhos práticos.
  • Apresentação de solução dada ao caso real e esclarecimentos.

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