Graduação

Em Campo Grande

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Campo grande

  • Duração

    8 Semestres

Instalações

Localização

Início

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Ver mapa
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Concepção

A Medicina Veterinária deve estabelecer como base ética de sua ação o desenvolvimento de atitudes responsabilidade técnica e social, realçando os seguintes princípios:


- propugnar pela excelência da qualidade de vida da população e melhores condições das comunidades, bem como pela produção, saúde e bem-estar animal;

- adaptação, uso e recomendação de biotecnologia que respeite as necessidades sociais e culturais das várias regiões geo - econômicas do país;

- defender o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável da pecuária;

- fomentar a valorização da medicina veterinária como ciência e responsabilidade de todos envolvidos com a pecuária - criação, produção, manutenção e proteção dos animais;

- estimular o entendimento das questões ecológicas e ambientais, objetivando o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental e da vida animal, avaliando os impactos ambientais de projetos de criação e/ou exploração comercial/industrial de animais.

Finalidade:

O Estado de Mato Grosso do Sul possui atualmente como principal fonte de sua econômica, a atividade agropecuária, encontrando-se entre os maiores produtores de carne e grãos do Brasil. Possuímos o maior rebanho bovino do País, e encontramos em expansão outras atividades como avicultura, suinocultura e piscicultura, bem como um crescimento nas áreas de animais domésticos de compania e das atividades com eqüinos.


Para que se consiga elevar a produtividade do setor agropecuário, são necessários a atuação de profissionais capacitados e mão de obra especializada, aliados ao emprego de novas tecnologias. A quantidade de profissionais destinados anualmente ao mercado, não supre a demanda atual do Estado, completando o excedente de mercado profissionais de outras áreas do País.


Uma outra atividade em crescimento é o monitoramento de enfermidades, através de exames laboratoriais, que garantem a qualidade da saúde animail e humana e a de alimentos. Isto reflete positivamente no crescimento econômico do País.

OBJETIVOS

Em função da realidade econômica do Estado de Mato Grosso do Sul, o qual vem demonstrando grande expansão da área agropecuária e do visível aumento populacional progredindo para áreas não habitadas, observa-se a necessidade e a importância na formação de profissionais capacitados para atuarem nesta interface de abrangência entre o progresso e o surgimento de novas enfemidades, garantindo alimentos de qualidade com responsabilidade ampla em saúde coletiva.

A interdisciplinaridade das áreas da saúde culminou na importância da Medicina Veterinária dentro do contexto da epidemiologia de enfermidades transmissíveis emergentes e reemergentes no país.A formação de profissionais habilitados no contexto amplo de qualidade da saúde.

Profissional Pretendido

O Perfil de um Profissional, segundo FISCHER - 1983, constitui as condições desejáveis a um profissional, para que possa atuar com competência no campo de sua atuação no respectivo contexto social.

Considerando a importância desse profissional no contexto sócio - econômico e político do país, como cidadão comprometido com os interesses e os permanentes e renovados desafios que emanam da sociedade, os cursos de Medicina Veterinária devem reconhecer como imperativo capacitar um profissional com perfil generalista, humanista, crítica e reflexiva, desenvolvendo sua responsabilidade com as vocações regionais, com a preservação dos ecossistemas, de tal maneira que o desenvolvimento da agropecuária se processe priorizando as bases da vida e sem comprometer o futuro do homem e da humanidade.
Além disso, é preciso sublinhar o elevado e irrecusável compromisso da Medicina Veterinária com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e proteção ao meio ambiente.








Medicina Veterinária

Preço para verificar