Medicina Veterinária

UniFil - Centro Universitário Filadélfia

Preço a consultar
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Londrina
  • Duração:
    5 Anos
Descrição


Dirigido a: O profissional deve ter capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Londrina
Av. Jk, 1626 Centro Cep: 86.020-000 - Londrina-Pr, 86.020-000, Paraná, Brasil
Ver mapa

Programa

O Médico Veterinário é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades em relação às atividades inerentes ao exercício profissional. Os campos específicos de atuação são:

-a saúde animal e clínica veterinária;
-saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva;
-saúde pública, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal;
-zootécnica, produção e reprodução animal;
-ecologia e proteção ao meio ambiente.


O profissional deve ter capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas. É o Médico Veterinário quem previne e cura doenças animais, inspeciona e fiscaliza a produção de alimentos de origem animal, orienta criadores quanto ao melhor tratamento, cuida da reprodução animal e do melhoramento genético de espécies, desenvolve políticas públicas na área de saúde para o controle de doenças animais transmissíveis ao homem, cria campanhas e programas de saúde nesta área, além de outras atividades. A profissão de Médico Veterinário está regulamentada pela Lei no 5.517, de 23 de outubro de 1968, e pelo Decreto Presidencial no 64.704, de 17 de junho de 1969.
Os professores da instituição, altamente qualificados, propiciam experiências de aprendizagem totalmente vinculadas à realidade do mercado de trabalho. As atividades são desenvolvidas nas mais diversas situações e nos variados contextos: fazendas, granjas, clínicas, hospitais, laboratórios, empresas, indústrias, entre outros.


Os docentes que fazem parte do Colegiado de Medicina Veterinária da UniFil adotarão metodologia que incentiva a reflexão, a crítica, a ação, e a pesquisa, integrando pesquisa-prática, educação e trabalho, tendo como foco principal o trabalho em saúde e produção animal, ocorrendo interdisciplinaridade desde o primeiro ano do curso.
Público-alvo:
O curso de Medicina Veterinária da UniFil é dirigido a pessoas que respeitem os animais, que tenham interesse em adquirir conhecimentos necessários para desenvolver ações nas áreas de Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, com competência e habilidade para dar atenção à saúde, tomar decisões, comunicar-se, liderar, administrar e gerenciar, buscar a educação permanente.

Mercado de Trabalho:
As áreas de atuação do Médico Veterinário são muito variadas. É uma das profissões mais promissoras por oferecer diferentes possibilidades de exercício da atividade. Além de atuar como profissional liberal, praticando a clínica e a cirurgia de animais, o profissional dessa área pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, desenvolver pesquisas, promover programas de prevenção de zoonoses (doenças comuns aos animais e ao homem), trabalhar na vigilância sanitária e garantir a qualidade dos alimentos, desenvolvendo atividades de fiscalização, objetivando a preservação da saúde pública e animal; de produção, nutrição e melhoramento genético animal; de preservação ambiental; de planejamento, administração e economia rurais; de extensão rural e de pesquisa tanto nas áreas de saúde animal como nas de produção animal e inspeção de produtos de origem animal. O Médico Veterinário precisa estudar, pois o mercado exige atualização contínua dos profissionais. Entre as novas tecnologias utilizadas pelos profissionais estão as cirurgias de invasão mínima (endoscópica), microcirurgias, rastreabilidade de rebanhos, diagnósticos imunológicos e genéticos.

Londrina e região detêm um grande aparato de fontes empregadoras do Médico Veterinário como: clínicas e hospitais veterinários com atendimentos de animais de companhia e produção; parques com animais exóticos, silvestres e aves; laboratórios de medicamentos e produtos veterinários; empresas públicas e privadas de assistência técnica e de pesquisa; cooperativas de produtos animais; frigoríficos e abatedouros; fábricas de produtos alimentícios de origem animal; supermercados e vendas que comercializem produtos de origem animal; universidades públicas e particulares; haras e criadores de eqüinos e muares; fazendas de animais de produção como bovinos de corte e leite, ovinos e caprinos; granjas de suínos e aves de corte e postura.

Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais