Graduação

Em Curitiba

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Curitiba

  • Duração

    6 Anos

O Curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná possui 40 anos de existência. Tem um forte compromisso social com a assistência e a educação em saúde da comunidade, adequando seu projeto político pedagógico às principais necessidades de saúde da população, com isso, avança ainda mais na implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Instalações

Localização

Início

Curitiba (Paraná)
Ver mapa
Rua Padre Anchieta, 2770, Bairro Bigorrilho, 80730-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná possui 40 anos de existência. Tem um forte compromisso social com a assistência e a educação em saúde da comunidade, adequando seu projeto político pedagógico às principais necessidades de saúde da população, com isso, avança ainda mais na implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais.

A carga horária é de 8830 horas, distribuídas em 12 períodos. Os primeiros oito períodos oferecem aos estudantes as bases científicas, técnicas, éticas e humanistas da profissão médica, ou seja, os conhecimentos necessários para o internato médico, que acontece nos quatro últimos períodos do curso.

No internato, os estudantes fazem estágios supervisionados nas cinco grandes áreas da medicina: clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva. Ao final deste período, o egresso deve estar apto a atender os principais problemas de saúde da população.

Os acadêmicos de Medicina têm diferentes cenários de aprendizado, onde acontecem aulas teóricas e práticas em 23 laboratórios, entre eles: anatomia humana, histologia, embriologia, anatomia patológica, experimentação clínica e cirúrgica, bioquímica, microimunologia, parasitologia e de habilidades clínicas. O laboratório de embriologia abriga uma das maiores coleções sobre desenvolvimento humano e malformações do Brasil. Além destes cenários, o curso desenvolve-se nos ambulatórios e no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, considerado o hospital privado com maior disponibilidade de leitos para atendimento do SUS no Paraná.

O curso tem incorporado novas tecnologias educacionais oferecendo, além das aulas presenciais, aulas na modalidade à distância e semipresenciais, utilizando modelos anatômicos e funcionais para o ensino de habilidades clínicas. Os conteúdos ministrados em aula estão à disposição do aluno no portal acadêmico. Além disto, o curso de medicina participa da construção do Projeto Embrião Virtual junto ao Projeto Homem Virtual-USP, tendo todo conjunto de temas destas duas ferramentas educacionais disponível para professores e estudantes.

A Evangélica matem convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o que possibilita que seus estudantes sejam inseridos em Unidades Básicas de Saúde, no distrito Sanitário Bairro Novo. Os alunos participam ainda de atividades de extensão universitária junto à comunidade de Curitiba e de outras localidades no Projeto Rondon. Outras atividades de extensão ofertadas ao estudante são: Projeto Calouro Solidário e Conhecendo o Corpo Humano. No Projeto Calouro Solidário, o estudante ingressante acompanha individualmente pacientes internados, o que lhes possibilita uma visão integral e humanizada da pessoa doente desde o seu primeiro ano de curso. Já o projeto Conhecendo o Corpo Humano é um projeto de educação em saúde junto às escolas de ensino médio e fundamental do município de Curitiba.

A Faculdade Evangélica do Paraná, entendendo a importância da pesquisa para a formação do médico, instituiu o Trabalho de Conclusão de Curso, que estimula a produção científica dos estudantes e professores. A pesquisa também está presente em eventos como o Conclave Científico dos Acadêmicos de Medicina e o Encontro de Saúde Coletiva, já tradicionais e conhecidos nacionalmente.

A direção acadêmica da Evangélica estimula o desenvolvimento dos docentes através de cursos, palestras e da participação ativa na Associação Brasileira de Educação Médica.

Entendendo a educação médica para além da graduação, a Evangélica deu início em 1994 ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Princípios da Cirurgia e a Pós-Graduação Latu Sensu, em 2001. Na especialização médica, o Hospital Evangélico oferece cerca 150 vagas de residência médica anualmente.

O curso de medicina da Faculdade Evangélica do Paraná obteve conceito máximo na sua última avaliação externa do MEC e a avaliação institucional de 2007: alcançou o conceito 4. Os resultados do ENADE foram 5 e 4, em 2004 e 2007 respectivamente. O curso foi selecionado por seu projeto pedagógico para receber recursos do Projeto Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde) dos Ministérios da Saúde e Educação. Este projeto viabiliza a formação do estudante com abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica.




Porque fazer Medicina na Evangélica


O Curso de Medicina da Evangélica tem 40 anos de tradição.

Oferece um ensino de qualidade e adequado as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Medicina.

Seu corpo docente é altamente qualificado e tem grande experiência profissional.

O processo de ensino-aprendizagem acontece em diferentes cenários.

Oferece como campo de aprendizado toda a estrutura do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, maior hospital privado envolvido com atendimento ao SUS no Paraná, referência em diversas áreas da medicina.

Na Evangélica, a saúde coletiva é o eixo estruturante, fazendo com que o estudante tenha contato com a comunidade, suas questões de saúde, com a gestão e os programas do Sistema Único de Saúde, desde o primeiro período do curso. Estas atividades acontecem no Distrito Sanitário Bairro Novo, em unidades básicas de saúde e centros de especialidades médicas.



Perfil do Egresso e Mercado de Trabalho - Medicina


O estudante de Medicina recebe formação generalista, holística, humanística, crítica e reflexiva, que possibilita sua atuação pautada em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, na perspectiva da integralidade, com responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

O egresso de medicina da Faculdade Evangélica do Paraná deve dominar as seguintes competências:



Atenção à saúde: reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade na atenção, em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde. Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, no contexto individual e coletivo. Atuar dentro dos padrões de qualidade e dos princípios éticos.


Tomada de decisões: tomar decisões adequadas sobre o uso (eficácia e custo-efetividade) de medicamentos, de equipamentos e de procedimentos. Para isso deve saber avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada.


Comunicação: ser acessível e empático, mantendo a confidencialidade das informações. A comunicação envolve a fala, habilidades de escrita, leitura crítica, o domínio de língua estrangeira e de tecnologia de computação.


Liderança: trabalhar em equipe e quando necessário exercer liderança com compromisso, responsabilidade, empatia e ética.


Administração e gerenciamento: estar apto a fazer o gerenciamento de pessoas e administração dos recursos físicos, materiais e de informação, podendo assumir cargos de gestão e liderança de equipes.


Educação permanente: incorporar o aprendizado constante, mantendo-se atualizado.


Promoção da saúde: promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades dos pacientes e da comunidade, atuando como agente de transformação social e cuidando também da sua própria saúde.


Compreensão dos níveis de atenção à saúde: atuar nos diferentes níveis de atendimento, diagnosticando e tratando adequadamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios à prevalência e o potencial mórbido destas, bem como a eficácia da ação médica; assegurar que essa prática seja realizada de forma integrada.


Proficiência na atuação: dominar a realização da anamnese e construção da história clínica, bem como a técnica do exame físico. Tendo competência para diagnosticar e tratar os principais problemas de saúde da população em todas as fases do ciclo biológico. Reconhecer as suas limitações e encaminhar adequadamente pacientes portadores de problemas que ultrapassem o alcance de sua formação geral e específica;


Conhecimento do atendimento primário e emergencial: realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências.

Informação adicional

Forma de pagamento : Mensalidade : R$ 2.315,00

Medicina

Preço para verificar