Medicina

CESUPA - Centro Universitário do Pará
Em Belém

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  • Graduação
  • Belém
  • Duração:
    12 Semestres
Descrição

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Belém
Av. Almirante Barroso, N. 3775., 66613-71, Pará, Brasil
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Programa

MODELO PEDAGÓGICO
O modelo pedagógico do curso de medicina do CESUPA fundamenta-se no paradigma da integralidade, este modelo organiza-se na concepção pedagógica centrada no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo. É orientado para a comunidade, utilizando várias metodologias ativas, privilegia a problematização e aprendizagem baseada em problemas.
Pretende-se conjugar o enfoque pedagógico que melhor desenvolva os aspectos cognitivos da educação (aprender a aprender) com o foco que permite o melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e de atitudes (aprender fazendo).
O modelo pedagógico procura ainda, integrar as dimensões biológica, psicológica e social em todos os momentos do curso. É organizado através de módulos educacionais orientados em sua construção pelos sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínicas, integrando um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que serão desenvolvidos como objetivos educacionais.
A organização do currículo
O modelo pedagógico, constitu-se de uma matriz curricular por Módulos Temáticos - MT, Interação em Saúde na Comunidade - MISC e Treinamento de Habilidades e Atitudes Profissionais - HP.
Módulos Temáticos - MT: estão organizados em assuntos que seguem uma lógica (ciclos de vida e sistemas). Tem abordagem interdisciplinar, cujo conteúdo é organizado em problemas que constituem o elemento motivador para o estudo e o momento de integração do conhecimento. Estes módulos serão realizados através das sessões tutoriais, consultorias, conferências e atividades orientadas, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL
  • Conferências
São em menor número nesta forma de aprendizado, com freqüência de três vezes por semana, sobre temas cuidadosamente escolhidos de modo a possibilitar ao aluno a integração de conhecimentos ou uma primeira aproximação de um tópico de todo desconhecido ou muito difícil.
  • Consultorias
É uma oportunidade opcional de aprendizagem ofertada nos módulos. Permite um contato próximo com os docentes, em suas várias áreas de especialidade, visando o esclarecimento de dúvidas oriundas das leituras e das discussões em grupos
Módulo de Interação em Saúde na Comunidade - MISC: é uma unidade desenvolvida semanal e continuamente em todos os períodos do curso, fazendo parte de uma proposta educacional baseada na comunidade, com trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar. O ambiente de ensino deste módulo é a comunidade em torno da unidade básica de saúde (área de abrangência) e inclui grupos sociais, escolas, locais de trabalho, instituições sociais e famílias, entre outros.
O MISC permitirá ao estudante trabalhar com membros da comunidade, não se restringindo à temática médica estrita, mas estendendo-se em outros setores relacionados aos problemas de saúde existentes ou potencialmente identificados. Os estudantes conduzirão, em equipes, pesquisas na comunidade, desenvolvendo experiências em vigilância à saúde e em análise e solução de problemas, bem como habilidades clínicas relacionadas aos cuidados de saúde individual e da comunidade.
A meta do MISC é proporcionar aos estudantes, através de um trabalho contínuo durante todo o curso de graduação, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à prática profissional em atenção primária à saúde, tornando o futuro profissional não somente sensibilizado em relação à importância do trabalho nas unidades básicas de saúde, mas preparado para prosseguir como um participante ativo de programas de base comunitária.
Treinamento em Habilidades e Atitudes Profissionais - HP: O exercício da medicina requer não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que serão desenvolvidas durante toda a formação médica e deverão ser aperfeiçoadas na residência médica e na pós-graduação (mestrado e doutorado).
O treinamento de habilidades é um programa educativo estruturado longitudinalmente, que visa capacitar para o exercício adequado da medicina.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do profissional do Curso Médico do CESUPA está em consonância com o seu modelo pedagógico e seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina - Conselho Nacional de Educação - MEC (Resolução nº 4 de 7/11/01 ), buscando formar um profissional com base generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Assim, entende-se como sendo o perfil de um médico de formação geral (o médico generalista) o de um profissional de saúde habilitado e treinado para atuar:
· na promoção de saúde principalmente com os procedimentos preventivos e curativos exigidos pela atenção em nível primário e secundário, porém com os conhecimentos dos principais procedimentos do nível terciário;
· de modo competente na recuperação, proteção e manutenção da saúde, habilitado às ações de pronto atendimento e de emergência;
· como um "médico de família", preparado, por seu treinamento, em diagnósticos e tratamentos para as ações preventivas e curativas que garantam um acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e vitalidade dos membros desta;
· com proficiência nas questões de saúde coletiva e de agente educador da comunidade para melhoria da qualidade de vida desta no que é pertinente à saúde.

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