Medicina

FACENE/FAMENE - Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança
Em João Pessoa

€3.800 - (R$14.025)
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  • Graduação
  • João pessoa
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Formar médicos com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de medicina no contexto do sistema único de saúde, visando à qualidade da atenção em saúde prestada aos cidadãos. ·Formar médicos para interferir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sócios, econômicos, políticos, ambientais e cu

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João Pessoa
Avenida Frei Galvão, Nº 12, Gramame Cep: 58067-695 - João Pessoa - Paraíba - Brasil, 58067-695, Paraíba, Brasil
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Programa



A FAMENE tem por Objetivos:

1.promover a educação integral do ser humano, pelo cultivo do saber, sob diversas formas e modalidades, como exercício e busca permanente da verdade;
2.formar e aperfeiçoar profissionais, especialistas teóricos, professores e pesquisadores, com vistas a sua realização e valorização, e ao desenvolvimento econômico, sociopolítico, cultural e espiritual da Região e do País;
3.promover, realizar e incrementar a pesquisa, em suas diferentes formas e métodos, visando ao desenvolvimento científico e tecnológico e à busca de soluções para os problemas da sociedade, especialmente os do campo da saúde;
4.atuar no campo da extensão, como forma de levar à comunidade de sua área de influência, os valores e bens morais, culturais, científicos, técnicos e econômicos, com vistas à satisfação de suas necessidades e aspirações;
5.preservar os valores morais, cívicos e cristãos, com vistas ao aperfeiçoamento da sociedade e à promoção do bem-estar comum;
6.ser uma instituição social e democrática, aberta a todas as correntes do pensamento, centro dos princípios da liberdade com responsabilidade, justiça e solidariedade humana;
7.estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
A FAMENE elegeu a saúde como área de atuação e, em nível de graduação, oferece o curso de medicina bacharelado. Esta faculdade ministra, também, cursos de especialização e de aperfeiçoamento, assumindo como característica principal a articulação das atividades de ensino, de investigação científica e de extensão, como elemento fundamental para a qualificação da formação acadêmica.

A atuação desta IES fundamenta-se nos seguintes princípios:

·Educação centrada no estudante.
·Educação integrada e integradora.
·Aprendizagem baseada em problemas.
·Relevância de problemas prioritários em diversidade de cenários.
·Avaliação formativa "versus" somativa (somação de informações).
·Uso de tempo "eletivo".
·Equilíbrio entre conhecimentos, habilidades e competências.
·Seleção de conhecimentos essenciais.
·Capacitação docente em habilidades que vão além da Especialidade que exercem.
·Fortalecimento das relações entre docentes e estudantes.
·Desenvolvimento da capacidade de análise e de avaliação crítica.
·Uso de pequenos grupos de discentes e docentes facilitadores.


Objetivos do Curso

Gerais

·Formar médicos com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de medicina no contexto do sistema único de saúde, visando à qualidade da atenção em saúde prestada aos cidadãos.
·Formar médicos para interferir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sócios, econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de João Pessoa e do Estado da Paraíba.


Específicos

·Ter como base as diretrizes curriculares como contribuição para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico, orientando o currículo do Curso de Graduação em Medicina para um perfil acadêmico e profissional do egresso. Este currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural.
·Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal;
·Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do médico articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal;
·Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica como a pesquisa e a extensão;
·Exercitar a sistematização da integralidade da assistência, por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste curso.
·Exercitar a investigação científica como atividades de pesquisa e extensão e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade da atenção em saúde.
·Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelos sistemas de saúde do município de João Pessoa e do Estado da Paraíba.
Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Acesse aqui os elementos constitutivos da estrutura curricular por semestre.

Diferenciais do Curso de Medicina da FAMENE
·Oferta de uma experiência ímpar ao aluno, mediante a oportunidade de estudar Anatomia em aulas práticas de dissecação em cadáveres nos 3 primeiros semestres do Curso.
·Laboratórios equipados com instrumentos de última geração e preparados para receber o aluno da FAMENE.
·Oportunidade dada ao aluno de realizar atividades práticas já no 1º semestre do Curso, anseio de todo estudante calouro.
·Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica - NUPEA, estimulando à prática de realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a Instituição dispõe de sua própria revista científica e de seu Comitê de Ética em pesquisa - CEP.
·Realização de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos de temas científicos e multidisciplinares, para reciclagem constante de seu corpo discente e docente.
·Apoio didático-pedagógico ao aluno oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de capacitação docente - NAP, constituído de professores-educadores de várias áreas.
·Participação ativa nas Tutorias ministradas desde o 1º período do curso.
Disciplinas e Componentes Curriculares
Clique aqui para fazer o download da tabela de disciplinas e componentes curriculares.




1º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- atuar em equipe multiprofissional;


2º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental
subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação
da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- atuar em equipe multiprofissional;



3º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental
subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação
da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como
médico;
- atuar em equipe multiprofissional;
- manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.



4º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica,
bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental
subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação
da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como
médico;
- atuar em equipe multiprofissional;
- manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.


5º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica,
bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;
- dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental
subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação
da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
- diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as
fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças,
bem como a eficácia da ação médica;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus
aspectos;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados
cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro,
segundo e terceiro níveis de atenção;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo
biológico;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como
médico;
- considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais
necessidades da população;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- atuar em equipe multiprofissional; e
- manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.



6º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica,
bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;
- dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental
subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação
da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
- diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as
fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças,
bem como a eficácia da ação médica;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus
aspectos;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados
cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro,
segundo e terceiro níveis de atenção;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo
biológico;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como
médico;
- considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais
necessidades da população;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- atuar em equipe multiprofissional; e
- manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.


7º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica,
bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;
- dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental
subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação
da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
- diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as
fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças,
bem como a eficácia da ação médica;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus
aspectos;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados
cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro,
segundo e terceiro níveis de atenção;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo
biológico;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como
médico;
- considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais
necessidades da população;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- atuar em equipe multiprofissional; e
- manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.


8º SEMESTRE
· Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional
- promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus
clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos
primário e secundário;
- comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus
familiares;
- informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da
saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de
comunicação;
- realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica,
bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;
- dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental
subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação
da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
- diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as
fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças,
bem como a eficácia da ação médica;
- reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de
problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
- otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus
aspectos;
- exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em
evidências científicas;
- utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados
cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro,
segundo e terceiro níveis de atenção;
- reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema;
- atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no
tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
- realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo
biológico;
- conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de
artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
- lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
- atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos
de referência e contra-referência;
- cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como
médico;
- considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais
necessidades da população;
- ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e
de planejamento em saúde;
- atuar em equipe multiprofissional; e
- manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.




Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
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