MBA em Governança e Melhores Práticas da TI

Instituto Infnet
Em Rio De Janeiro

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Rio de janeiro
  • 440 horas letivas
Descrição

O MBA em Governança e Melhores Práticas da TI capacita os alunos na Governança, Gestão de Processos e Estratégias de TI dentro de uma organização.
Dirigido a: Profissionais de TI que desejam obter conhecimentos para as realizações das mais valorizadas certificações para o gestor de TI: PMP, do PMI , ITIL Foundations e COBIT Foundations. Gestores de TI; Profissionais de TI atuando em função de liderança; Profissionais de "desenvolvimento de software"; Consultores de TI que aspirem chegar a funções de liderança e gestão; Profissionais de TI com pelo menos 5 anos de experiência profissional , que desejam crescer gerencialmente

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Rio De Janeiro
Rua São José, 90/2º Piso - Esquina Com a Av. Rio Branco, No Centro Do Rio de Janeiro - Cep 20010-020., 20010-020, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Opiniões

Ainda não existem comentários sobre esse curso

Programa

O MBA em Governança e Melhores Práticas da TI capacita os alunos na Governança, Gestão de Processos e Estratégias de TI dentro de uma organização.

O curso é voltado à formação de profissionais que atendam à crescente demanda do mercado por:

um maior alinhamento entre a área de TI e a estratégia de negócios das empresas;

um gerenciamento de processos de TI cada vez mais focado em resultados, seguro e padronizado;

um melhor gerenciamento de projetos de TI, em termos de prazo, custo, resultados e qualidade dos serviços.

O curso propõe ao profissional conhecimentos sobre estratégia de negócios e impactos estratégicos da TI e introduz o aluno nas melhores práticas da TI, focando aspectos importantes relacionados ao Cobit, COSO, SOX, ITIL, segurança, qualidade de serviços, gestão de contratos de TI, entre outros. Além disso, o curso também abrange conteúdos sobre gestão de projetos, baseados no PMBOK (PMI).Soma-se ao conteúdo do curso a abordagem à aspectos comportamentais, proporcionando o desenvolvimento do aluno em competências como: relacionamento interpessoal, comunicação, liderança e negociação.

O curso é ministrado através de aulas interativas, ricas em estudos de caso e vivências. Apesar de abordar conceitualmente arquitetura de soluções e diversos sistemas de TI, seu foco está no lado gerencial. Não é um curso de tecnologia, mas da aplicação da tecnologia em processos de negócios. É focado em preparar profissionais e gestores de TI para os desafios de utilizar corretamente seus recursos, atendendo às necessidades de negócios das empresas.

Público-Alvo
Profissionais de TI que desejam obter conhecimentos para as realizações das mais valorizadas certificações para o gestor de TI: PMP, do PMI , ITIL Foundations e COBIT Foundations.
Gestores de TI;
Profissionais de TI atuando em função de liderança;
Profissionais de "desenvolvimento de software";
Consultores de TI que aspirem chegar a funções de liderança e gestão;
Profissionais de TI com pelo menos 5 anos de experiência profissional , que desejam crescer gerencialmente
Escola Superior da TIEste curso é oferecido pela Escola Superior da Tecnologia da Informação do Instituto Infnet, formada por um corpo docente altamente especializado e alinhado com os mais recentes avanços na área de TI. A Escola oferece uma linha de cursos de MBA, voltada para profissionais sênior e gerentes de TI.



O profissional formado estará apto a discutir mudanças no modelo de governança da TI com o board executivo dentro da sua organização, assim como liderar um projeto de implantação de um novo modelo de governança da TI.

Competências adquiridas:

  • Planejamento e gestão do alinhamento da TI com a estratégia de negócios corporativa;
  • Gestão da aderência da TI da organização aos padrões Cobit, ITIL, CMMi, MPSBR;
  • Implementação e gestão da qualidade de processos de TI;
  • Implementação e gestão da qualidade do desenvolvimento de software;
  • Gerenciamento de projetos de TI;
  • Gerenciamento de outros profissionais de TI;
  • Elaboração, negociação e gestão de contratos de serviços de TI;
  • Análise para tomada de decisão em relação à TI de uma corporação;
  • Planejamento da gestão da diponibilidade e segurança de serviços de TI;
  • Inclui todo o conteúdo para os exames das certificações COBIT Foundations, ITIL Foudations e PMI PMP.

O MBA em Governança e Melhores Práticas da TI é composta por blocos de aprendizado, que totalizam 440 horas/aula. Esses blocos oferecem ao aluno uma visão completa sobre o perfeito alinhamento da estratégia de TI à estratégia de negócios de uma organização, além de capacitá-lo a implantar a governança da infraestrutura de TI, a implantar a governança no desenvolvimento de software e ainda a gerenciar projetos de TI. Ao longo do curso, o aluno será preparado para as certificações Cobit Foundation, ITIL Foundation e PMP, do PMI.
Blocos e EmentasTI e Negócios90 horas/aulaTI e EstratégiaGestão de desempenho de uma organização. Alinhamento de TI com a estratégia do negócio. Mapa estratégico e BSC. TI e vantagem competitiva.
--------------------------------------------------------------------------------
Governança e Controle em TIModelo de Governança de TI. Relacionamento da Governança de TI com a Governança Corporativa. O modelo COBIT - domínios e processos. Objetivos de TI e processos do COBIT COSO e VAL-IT. Prepara para a certificação COBIT Foundations. Trabalho final do bloco:Desenvolvimento de um projeto de alinhamento de estratégia de negócios com a estratégia de TI com base em um caso real.
Governança de Infraestrutura da TI140 horas/aulaEstratégias de Serviço de TIModelo de Serviço de TI. Alinhamento de Estratégia de TI com a Estratégia de Serviços.
--------------------------------------------------------------------------------
Segurança e ContinuidadeGerenciamento de Continuidade de Negócio. Norma BS 25999. Plano de Continuidade de Negócio (PCN). Gerenciamento de risco. Business impact Analysys (BIA). Segurança da informação. Engenharia Social. Disaster Recovery Plan (DRP). Norma ISO/IEC 27001.
--------------------------------------------------------------------------------
Modalidades de SourcingProcessos de aquisição de Serviços de TI. RFI e RFP. Modos para contratação de sourcing e gestão de contratos com base em SLA.
--------------------------------------------------------------------------------
Sistema de Gestão da QualidadePolítica de gestão de qualidade da infraestrutura. Elaboração de SGQ para gestão da infra-estrutura. ISO 9001:2000. Auditoria interna da gestao da infra-estrutura.
--------------------------------------------------------------------------------
Gerenciamrnto de Serviços de TIModelo de ITIL para Gerenciamento de Serviços. Benefícios estratégicos. Service Desk. Processos operacionais e táticos. Preparação para a certificação ITIL Foundations. Trabalho final do bloco:Desenvolvimento de um projeto para implementação de um modelo de gestão de serviços da infra-estrutura de TI utilizando o modelo ITIL e ISO 9001-2000.
Gerência de Projetos110 horas/aulaGestão de Integração e EscopoGerenciamento de integração e escopo de projetos com base no modelo do PMI.
--------------------------------------------------------------------------------
Gestão de Tempo, Custo e QualidadeGerenciamento de tempo, custo e qualidade de projetos com base no modelo PMI.
--------------------------------------------------------------------------------
Gestão de Aquisições e RiscosGerenciamento, aquisições e riscos de projetos com base no modelo do PMI
--------------------------------------------------------------------------------
Gestão de Comunicação, RH e Aspectos ComportamentaisGerenciamento de comunicações e recursos humanos de projetos com base no modelo do PMI. Ética e responsabilidade profissional. Aspectos comportamentais para gerenciamento de projetos. Liderança. Negociação e relacionamento entre pessoas". Trabalho final do bloco:Desenvolvimento de um plano de gerenciamento de projeto com base nas práticas do PMI.
Governança de Desenvolvimento de Software80 horas/aulaQualidade de SoftwareModelo CMMi. Modelo Melhoria de Processo do Software Brasileiro - MPSBR.
--------------------------------------------------------------------------------
Qualidade na Gestão do DesenvolvimentoModelo de operação de Fábrica de Software. Ciclo de vida de software. Pontos de Função. Processo de seleção e contratação de fornecedores e composição básica de licitações de serviços de software. Trabalho final do bloco:Desenvolvimento de um projeto para implementação de um modelo de gestão de processos de desenvolvimento de software usando CMMi ou MPSBR.
Fechamento20 horas/aula
O Trabalho de Conclusão do Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos-práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e é contituído por um projeto prático, acompanhado de um relatório que o descreva e justifique os resultados alcançados.

Observação
Em virtude de o projeto pedagógico ser constantemente aperfeiçoado, eventualmente os nomes dos blocos, suas cargas-horárias e ementas sofrerão mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula.



Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais