Marketing
Graduação
Em Salvador
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Salvador
-
Duração
4 Semestres
Nos últimos cinco anos o Brasil tem experimentado um aumento no seu ritmo de crescimento, impulsionado, principalmente, pelo ambiente internacional. Mesmo com a crise internacional do sistema financeiro, iniciada,principalmente, no último trimestre de 2008, e início de 2009,a demanda por profissionais qualificados continua sendo a tônica no mercado nacional. Além do mais, existe uma dupla rel
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PERFIL
Nos últimos cinco anos o Brasil tem experimentado um aumento no seu ritmo de crescimento, impulsionado, principalmente, pelo ambiente internacional. Mesmo com a crise internacional do sistema financeiro, iniciada,principalmente, no último trimestre de 2008, e início de 2009,a demanda por profissionais qualificados continua sendo a tônica no mercado nacional. Além do mais, existe uma dupla relação causa-efeito que deve ser considerada. De um lado, o desenvolvimento econômico gera a demanda por profissionais e, de outro lado, o aumento da oferta de profissionais gera aumento no crescimento econômico e novas empresas surgem.
As instituições de ensino superior têm neste contexto, o papel fundamental de formar o contingente técnico voltado à operação gerencial desses empreendimentos e esta defasagem não está voltada apenas ao futuro. Já é clara a necessidade desses profissionais com conhecimento técnico nas áreas de gestão nos níveis intermediários das organizações, pois os bacharéis normalmente estão voltados à gestão estratégica e mais ampla em relação aos horizontes organizacionais, enquanto existe uma necessidade premente de profissionais qualificados tecnicamente para exercer as funções de supervisão e coordenação das áreas funcionais das organizações.
No curso de Graduação Tecnológica em Marketing da Faculdade Ruy Barbosa, o aluno estará desenvolvendo sua capacidade de:
* planejar, organizar e realizar pesquisas de mercado utilizando os instrumentos estatísticos adequados para cada tipo de demanda e de público;
* gerir estruturas de marketing de organizações de portes diversos, estabelecendo os planos de trabalho de acordo com cada missão empresarial;
* realizar avaliações de mercado de maneira crítica e baseada em variáveis objetivas ou subjetivas, de forma a compreender as características específicas de cada mercado;
* implementar e avaliar previsões de vendas de acordo com históricos passados, analogias com novos produtos ou projeções de comportamento;
* planejar, realizar e avaliar planos de publicidade, observando cada um dos elementos envolvidos na promoção da imagem e no fortalecimento da marca;
* analisar o comportamento do consumidor de forma individual, mas centrada em nichos específicos, de maneira a aplicar estratégias de segmentação de mercado de maneira adequada para cada projeto;
* desenvolver estratégias de marketing de maneira alinhada com a estratégia corporativa e de negócio, desdobrando-a em planos de mercado;
* implementar processos de vendas utilizando-se de ferramentas adequadas para promover o desenvolvimento do mercado sem comprometer os demais elos da cadeia de suprimentos;
* implementar os indicadores de desempenho propícios para o desenvolvimento sistêmico do negócio, sem desconsiderar nenhuma parte envolvida;
* gerir equipes de marketing e de vendas de maneira a desenvolver as competências pessoais e profissionais necessárias para as equipes atenderem e superarem suas metas.
MATRIZ CURRICULAR
1. Fundamentos de Gestão
Cenário Micro e Macro Econômico
Estatística
Gestão Empresarial
Língua Portuguesa
Psicologia Aplicada
Projeto Interdisciplinar: Fundamentos de Gestão
2. Estratégias de Comunicação
Administração Estratégica de Negócios
Administração Mercadológica
Comunicação Empresarial
Gestão de Marketing e Serviços
Publicidade e Propaganda
Projeto Interdisciplinar: Estratégias de Comunicação
3. Mercado e Relações com o Consumidor
Direito do Consumidor
Empreendedorismo
Marketing Ambiental
Marketing de Relacionamento
Pesquisa de Mercado e Opinião
Projeto Interdisciplinar: Mercado e Relações Com Consumidor
4. Estratégias de Vendas
Formação de Preço e Custos
Gerência de Vendas
Logística Aplicada
Práticas de Negociação
Técnicas de Vendas
Projeto Interdisciplinar: Estratégias de Vendas
99. Extras
Libras - Língua Brasileira de Sinais
Informação adicional
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