Mapeamento de processo e mapeamento da cadeia de valor

FUPAI - Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria
Em Itajubá

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Itajubá
  • 32 horas letivas
Descrição

Objetiva fornecer aos participantes, engenheiros, administradores e técnicos que atuam ou desejam atuar mapeamento de processos, conhecimento teórico e prático sobre técnicas variadas de mapeamento, suas características e propósitos. Especial ênfase é dada na descrição e análise do valor das atividades que compõem um processo, além de proporcionar variadas técnicas de medição do desempenho dos...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Itajubá
Rua Cel Renno, 7, 37500-050, Minas Gerais, Brasil
Ver mapa

Programa

Descrição:


Objetiva fornecer aos participantes, engenheiros, administradores e técnicos que atuam ou desejam atuar mapeamento de processos, conhecimento teórico e prático sobre técnicas variadas de mapeamento, suas características e propósitos. Especial ênfase é dada na descrição e análise do valor das atividades que compõem um processo, além de proporcionar variadas técnicas de medição do desempenho dos processos.



Conteúdo:




Conceitos do mapeamento de processo: objetivos e importância, o propósito do mapeamento, questionar para mapear. Agregação de valor: definição do valor, classificação de Valor das atividades. Hierarquia dos processos: definições, cadeia interna de fornecimento. Técnicas de mapeamento: SIPOC, mapa de processo, fluxograma, mapofluxograma, IDEF, Blueprinting, UML e DFD. Indicadores e métricas: conceitos e relevância, exemplos de usos nas empresas, tipos de indicadores, modelo de avaliação gerencial de Sink e Tuttle, modelo de avaliação gerencial de Slack. Métricas: conceituando termos específicos, Takt Time e indicadores diversos. Diagnóstico e racionalização: identificando oportunidades e definindo escopo, balanceamento de linhas, diagrama homem-máquina. Mapeamento Lean: estado atual e estado futuro, a cadeia de valor, mapeamento do fluxo de valor, simbologia. Mapeamento de Falhas via FTA (Análise de Árvore de Falhas): estrutura da árvore de falhas, elementos da árvore de falhas, construção da árvore de falhas, exemplos de árvores de falhas, seqüência de procedimentos para o FTA. Todos os tópicos contarão com exemplos e casos variados e exercícios de fixação.