Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Rio de janeiro
  • 24 horas letivas
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

Apresentação

A última fronteira da Gestão do Conhecimento é o entendimento profundo do que a organização é como deverá operar para atender seus objetivos estratégicos. Isto exige o domínio de conceitos e técnicas de levantamento e diagramação de processos. O conteúdo gerado é primordial para a melhoria da comunicação interna e para decisões estratégicas e táticas de grande relevância (arquitetura organizacional, indicadores, orçamentos, projetos etc.).

A modelagem de processos é, cada vez mais, uma exigência regulatória e que deve ser utilizada para o aperfeiçoamento das práticas de operação e gestão de uma organização.

Neste curso serão desenvolvidos os conhecimentos críticos necessários para que sua empresa possa desenvolver e aprimorar continuamente seu modelo de processos de negócio.

A Quem se Destina

Tomadores de Decisão (Diretores, gerentes e demais líderes), bem como executores que atuam em processos de gestão de mudanças.

Resultados para os Participantes

  • Domínio básico de técnicas de modelagem de processos.
  • Aperfeiçoamento das abordagens de gestão de processos existentes ou a serem implementadas na organização.
  • Indicações de como disseminar os modelos de processos como instrumento válido para apoio à tomada de decisão empresarial.
  • Geração de economias na implementação de mudanças, aproveitando ao máximo as condições disponíveis na organização.
  • Viabilização da produção de evidências de boas práticas necessárias ao atendimento às demandas regulatórias.

Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO

  • A Gestão de Processos e seus desdobramentos: panorama geral da utilização contínua da modelagem de processos no ambiente empresarial.
  • Modelos Sistêmicos: introdução aos conceitos de Cadeia de Valor e Macroprocessos, necessários à organização de processos modelados. Compreensão da interligação entre processos, permitindo visualizar a organização como um grande sistema de processamento de informações e tomada de decisões.
  • Modelagem Multidimensional de Processos: associação de atributos modeláveis por atividade, de modo a permitir o entendimento amplo das atividades de negócio para análise e decisão.
  • Arquitetura de Processos: avaliação das diversas práticas de hierarquização de níveis de detalhamento de processos utilizados no mercado e apresentação das indicações necessárias à adoção de padrões pela organização.

OPERACIONALIZAÇÃO

  • Técnicas de levantamento de Processos: o sucesso da modelagem de processos depende diretamente das abordagens adotadas para mapeamento de processos, tais como: entrevistas, brainstorming e a formação de equipes de modelagem. Análise de prós e contras de cada abordagem.
  • A ferramenta IDEF (Integration Definition for Function) de modelagem de processos: compreensão simplificada das atividades para tomada de decisão na camada de negócios da organização, com vistas à ampla adoção do modelo pelos gestores envolvidos.
  • Outras formas de Modelagem de Processos: BPMN (Business Process Modeling Notation), Aris eEPC para modelagem detalhada de fluxos decisórios com vistas à automação de rotinas.
  • Documentação de processos: complementando com dados os processos mapeados e obtendo reports e visualizações mais completas do funcionamento da organização.

MELHORIA DE PROCESSOS

  • Aplicação de técnicas de redesenho de processos: dicas e práticas para a identificação das oportunidades de melhorias, sua explicitação e seu entendimento gráfico, tangibilizando aos gestores a conformação futura dos processos de negócio. Desenvolvimento de plano operacional de mudanças, tendo em vista a transição entre os processos de negócio atuais (AS-IS) e ideais (TO-BE0).
  • Melhoria contínua de processos (aplicação do ciclo PDCA, de Deming), utilizando a gestão da qualidade para a estabilização e aperfeiçoamento de fluxos decisórios.
  • Aplicação de Métodos de Avaliação Quantitativa de Desempenho: apresentação de abordagens de tabulação de resultados de processos e sua análise.

Metodologia

Desenvolvimento de cases, apresentação de cases de mercado, debates e trabalhos em grupo.

Expositor (a) Marcelo Almeida Magalhães

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD-UFRJ com ênfase em Estratégia, Organizações e Tecnologia de Informação.

Atua como consultor nas áreas de Planejamento Estratégico, Arquitetura Sistêmica, Planejamento de Tecnologia da Informação, Redesenho de Processos Empresariais, Diagnóstico Organizacionais, Seleção e Implementação de T.I., com mais de 15 anos de mercado e dezenas de empresas atendidas nos mais diversos segmentos econômicos: Seguradoras, Fundos de Previdência, Instituições Financeiras, Fábricas, Cadeias Varejistas, Firmas de Engenharia, entre outras.

Professor em cursos de pós-graduação desde 1994, nas áreas de Estratégia de Empresas, Arquitetura Organizacional, Mudança Organizacional, Gestão de T.I., Gestão de Processos Empresariais e Sistemas de Informações Gerenciais.

Professor e consultor do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais