Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Tipologia Curso
Nível Básico
Início Em 2edes
Horário de aulas 24 horas letivas
Duração 3 Dias
Início das aulas 21/08/2017
otras datas
  • Curso
  • Básico
  • Em 2edes
  • 24 horas letivas
  • Duração:
    3 Dias
  • Início das aulas:
    21/08/2017
    otras datas
Descrição

A última fronteira da Gestão do Conhecimento é o entendimento profundo do que a organização é e como deverá operar para atender seus objetivos estratégicos. Esta é uma exigência da Governança Empresarial moderna, cada vez mais demandada pela regulação e que exige o domínio de conceitos e técnicas de levantamento e diagramação de processos.

A modelagem de processos é primordial para a melhoria da comunicação interna e para decisões estratégicas e táticas de grande relevância (arquitetura organizacional, indicadores, orçamentos, projetos etc.).

Este curso aborda conceitos e práticas sobre identificação, mapeamento, modelagem, documentação, gestão e melhoria de processos, habilitando os participantes a compreender e a implementar a abordagem por processos em seu local de trabalho. Todo este esforço será contextualizado como parte de processos de mudança nas organizações.

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Instalações

Instalações e datas

Início Localização
22 de novembro de 2017
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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21 de agosto de 2017
27 de novembro de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Início 22 de novembro de 2017
Localização
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Início 21 de agosto de 2017
27 de novembro de 2017
Localização
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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O que se aprende nesse curso?

Gestão empresarial
Mapeamento
Modelagem
Melhoria de Processos
Comunicação Interna
Gestão do conhecimento
Objetivos estratégicos
Governança Empresarial
Decisões estratégicas
Arquitetura organizacional
Indicadores
Orçamentos
Projetos

Professores

Marcelo Almeida Magalhães
Marcelo Almeida Magalhães
Professor do IDEMP

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD-UFRJ com ênfase em Estratégia, Organizações e Tecnologia de Informação. Doutorando em Engenharia Civil pela UFF-RJ com tese em Governança Empresarial e sua aplicação para Arquitetura Organizacional. Atua como consultor e professor nas áreas de Planejamento Estratégico, Arquitetura Sistêmica, Planejamento de Tecnologia da Informação, Redesenho de Processos Empresariais, Diagnóstico Organizacionais, Seleção e Implementação de T.I. [...]

Programa

APRESENTAÇÃO

A última fronteira da Gestão do Conhecimento é o entendimento profundo do que a organização é e como deverá operar para atender seus objetivos estratégicos. Esta é uma exigência da Governança Empresarial moderna, cada vez mais demandada pela regulação e que exige o domínio de conceitos e técnicas de levantamento e diagramação de processos.

A modelagem de processos é primordial para a melhoria da comunicação interna e para decisões estratégicas e táticas de grande relevância (arquitetura organizacional, indicadores, orçamentos, projetos etc.).

Este curso aborda conceitos e práticas sobre identificação, mapeamento, modelagem, documentação, gestão e melhoria de processos, habilitando os participantes a compreender e a implementar a abordagem por processos em seu local de trabalho. Todo este esforço será contextualizado como parte de processos de mudança nas organizações.

A QUEM SE DESTINA

Tomadores de Decisão (Diretores, gerentes e demais líderes), bem como executores que atuam em processos de gestão de mudanças.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Domínio básico de técnicas de modelagem de processos.
  • Aperfeiçoamento das abordagens de gestão de processos existentes ou a serem implementadas na organização.
  • Indicações de como disseminar os modelos de processos como instrumento válido para apoio à tomada de decisão empresarial.
  • Geração de economias na implementação de mudanças, aproveitando ao máximo as condições disponíveis na organização.
  • Viabilização da produção de evidências de boas práticas necessárias ao atendimento às demandas regulatórias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• INTRODUÇÃO

  • Diferenciação entre Gestão de Processos e Gestão por Processos e suas implementações: panorama geral da utilização contínua da modelagem de processos no ambiente empresarial.
  • Gestão da Mudança com apoio da gestão por processos: contextualizando o esforço de mapeamento de processos.
  • Modelos Sistêmicos: introdução aos conceitos de Cadeia de Valor e Macroprocessos, necessários à organização de processos modelados. Compreensão da interligação entre processos, permitindo visualizar a organização como um grande sistema de processamento de informações e tomada de decisões.
  • Modelagem Multidimensional de Processos: associação de atributos modeláveis por atividade, de modo a permitir o entendimento amplo das atividades de negócio para análise e decisão.
  • Arquitetura de Processos: avaliação das diversas práticas de hierarquização de níveis de detalhamento de processos utilizados no mercado e apresentação das indicações necessárias à adoção de padrões pela organização.


• OPERACIONALIZAÇÃO

  • Técnicas de levantamento de Processos: o sucesso da modelagem de processos depende diretamente das abordagens adotadas para mapeamento de processos, tais como: Entrevistas, brainstorming e a formação de equipes de modelagem. Análise de prós e contras de cada abordagem.
  • A Diagramação de Processos na notação BPMN (Business Process Modeling Notation), adequado ao detalhamento de fluxos decisórios com vistas à automação de rotinas.
  • Distinção entre Processos de Negócio e Fluxos implementáveis através de sistemas.
  • Documentação de processos: complementando com dados os processos mapeados e obtendo reports e visualizações mais completas do funcionamento da organização.

• MELHORIA DE PROCESSOS

  • Aplicação de técnicas de redesenho de processos: dicas e práticas para a identificação das oportunidades de melhorias, sua explicitação e seu entendimento gráfico, tangibilizando aos gestores a conformação futura dos processos de negócio. Desenvolvimento de plano operacional de mudanças, tendo em vista a transição entre os processos de negócio atuais (AS-IS) e ideais (TO-BE).
  • Melhoria contínua de processos (aplicação dos ciclos PDCA/SDCA, de Deming), utilizando a gestão da qualidade para a estabilização e aperfeiçoamento de fluxos decisórios.
  • Aplicação de Métodos de Avaliação Quantitativa de Desempenho: identificação de oportunidades de aplicação na tabulação de resultados de processos e sua análise.

METODOLOGIA

Desenvolvimento de cases, apresentação de cases de mercado, debates e trabalhos em grupo.

Êxitos alcançados por este centro


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