Mapeamento e Modelagem de Processos - Business Process Management

ComÊxito
Online

R$89
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Este curso é dirigido a profissionais que queiram conhecer como mapear e modelar processos (BPM), com foco nos objetivos do negócio, para maximizar a eficiência da organização, a fim de aumentar os lucros, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida profissional e pessoal de todas as partes envolvidas: funcionários, fornecedores, clientes, acionistas etc.
Dirigido a: Profissionais que pretendam revisar e melhorar seus processos atuais ou desenvolver novos processos através da Metodologia BPM.

Informação importante

Programa

Objetivos do Curso de Mapeamento e Modelagem de Processos (Metodologia BPM)

Este curso é dirigido a profissionais que queiram conhecer como mapear e modelar processos (BPM ), com foco nos objetivos do negócio, para maximizar a eficiência da organização, a fim de aumentar os lucros, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida profissional e pessoal de todas as partes envolvidas: funcionários, fornecedores, clientes, acionistas etc.
Com o Curso de Mapeamento e Modelagem de Processos & Business Process Management (BPM) você irá:

· Entender os conceitos de processo, macroprocesso, sub-processo, modelo de processo, desenho de processo, atividade aplicados ao mapeamento de processos (Metodologia BPM );

· Entender que para mapear e modelar processos é necessário que a organização tenha missão e visão de futuro claramente definidas;

· Aprender a identificar processos e atividades dentro da organização;

· Aprender a mapear, analisar, melhorar e modelar processos;

· Desenvolver habilidades para o levantamento de dados por meio de observação e entrevistas;

· Conhecer a metodologia BPM - Business Process Management;

· Aprender a estruturar e a planejar um projeto de mapeamento e modelagem de processos por meio do BPM.

Conteúdo Programático

Módulo I

Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos; modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício.

Módulo II

Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício.

Módulo III

Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício.

Módulo IV

Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício.

Módulo V

Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício.

Módulo VI

Desenvolvimento do projeto com foco no negócio - BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho - EPMA. Exercício.

Arquivos Extras

Slides do curso de Mapeamento e Modelagem de Processos & Business Process Management (BPM).

Público-Alvo

Profissionais que pretendam revisar e melhorar seus processos atuais ou desenvolver novos processos através da Metodologia BPM .

Observação: As técnicas apresentadas neste curso aplicam-se à modelagem de processos de qualquer área ou ramo de negócio.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

O curso de Mapeamento e Modelagem de Processos & Business Process Management (BPM) é composto por aproximadamente 160 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 6 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Mapeamento e Modelagem de Processos - Business Process Management (BPM)

Business Process Management (Metodologia BPM ) é um conceito que envolve gestão de negócio aliada à tecnologia da informação visando à melhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar e gerenciar processos operacionais, de apoio e de gestão, abarcando recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão melhor de qualidade.

Toda organização atinge os seus objetivos através de processos - mesmo que os processos não estejam claramente identificados para as pessoas da organização, sempre haverá materiais ou informações que entram, são transformados em produtos ou serviços, que saem e são entregues aos clientes (o que nada mais é do que um processo). Neste contexto, mapear processos significa identificar, conhecer e documentar a seqüência de atividades e os recursos utilizados em cada processo da organização de modo a, através dos relacionamentos entre os processos, permitir à organização enxergar os problemas e corrigi-los, a fim de aumentar sua eficiência e, com efeito, melhorar o seu desempenho econômico-financeiro.

O Business Process Management (BPM ) - ou Gestão do Negócio por Processos - é, portanto, uma forma organizada de se administrar um negócio, sempre na direção de seus objetivos.
Mapeamento de Processos

O Mapeamento de Processos é um dos elementos da Metodologia BPM (Business Process Management) - ou Gestão de Negócios por Processos -, que, além da descoberta (mapeamento ) dos processos da organização, abrange a documentação dos processos que se quer mapear , a definição do nível de maturidade das atividades da empresa, o plano de comunicação, o estado de automação dos processos, o monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho e de qualidade, e, entre outros, a modelagem de processos para se estabelecer um ciclo de melhoria contínua da organização com o objetivo de se atingir a excelência operacional.
Modelagem de Processos

Mapear processos de uma organização normalmente requer entrevistas das pessoas que nela trabalham, análise da documentação e registro das informações levantadas por meio de fluxogramas, colocando-se no papel o que é feito, como é feito, quem faz, documentos, materiais, recursos e equipamentos utilizados, enfim, ainda que o processo não esteja sendo feito da melhor maneira.

É depois de mapear os processos da organização que se implementa a fase de modelagem de processos, quando se discute as oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento de processos, reformulando os processos para ajudar à organização a melhorar sua estrutura, seu fluxo de trabalho, o uso de recursos humanos e materiais, a relação entre as pessoas, o treinamento de novos funcionários, e tudo mais, principalmente se a organização optar por uma administração baseada em gestão por processos, caso em que as decisões passarão a ser tomadas em função dos resultados de monitoramento dos processos por meio de indicadores de desempenho. Em uma gestão por processos, todos os processos, ou ao menos os processos-chave, da organização deverão ser monitorados, acompanhados e avaliados por métricas capazes de mostrar se o processo está indo bem ou não.

Uma organização sempre tem objetivos estratégicos, e destes objetivos é que são desdobrados os indicadores de desempenho dos processos, cujos resultados estão diretamente relacionados com o desempenho da organização.

O BPM - Business Process Management -, ou Gestão do Negócio por Processos, por meio de indicadores de desempenho, fornece à administração do negócio uma visão global dos processos da empresa e de seus resultados, possibilitando a tomada de decisões racionais, com base nestes dados.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais