Curso

Em Londrina

R$ 630

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Londrina

O manicure e pedicure são profissionais que cuidam da saúde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos de seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas. Para tanto, realiza sua tarefa respeitando os critérios de higiene e estética da profissão, esterilizando os objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em con. Dirigido a: Quais as características para ser manicure e pedicure?. Para atuar nesta profissão é necessário se interessar por estética e ser bastante habilidoso com trabalhos manuais, para conseguir o melhor resultado e sem ferir o cliente.

Instalações

Localização

Início

Londrina (Paraná)
Ver mapa
Rua Ouro Preto, 16, Centro, 86026-050

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O que é ser manicure e pedicure?

O manicure e pedicure são profissionais que cuidam da saúde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos de seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas. Para tanto, realiza sua tarefa respeitando os critérios de higiene e estética da profissão, esterilizando os objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em condições de uso.

Quais as características para ser manicure e pedicure?

Para atuar nesta profissão é necessário se interessar por estética e ser bastante habilidoso com trabalhos manuais, para conseguir o melhor resultado e sem ferir o cliente.

Características desejáveis:

* Preocupação constante com a higiene
* Bom senso estético
* Habilidade para lidar com objetos pontiagudos e pequenos
* Boa visão
* Capacidade de concentração
* Estar atento a novidades na área estética
* Ser detalhista
* Boa capacidade de comunicação, para interagir com o cliente e saber o que ele realmente deseja

Qual a formação necessária para ser manicure e pedicure?

Não existe uma lei que regulamenta a profissão de manicure e pedicure. É um caso típico onde o exercício e a prática, acabam formando o profissional. Apesar disso, é importante que manicures e pedicures procurem fazer cursos que a tornem mais competitiva no mercado de trabalho e capacite para as mais variadas exigências dos clientes. Sempre atualizar-se em relação a novos cremes, esmaltes e técnicas de polimento, possibilita que o profissional seja mais requisitado por aqueles que procuram seus serviços, tornando-os clientes fiéis e satisfeitos.

Principais atividades de manicures e pedicures
Entre suas atividades diárias estão:

* Corte das unhas das mãos e dos pés
* Polimento
* Retirada da cutícula
* Esmaltagem
* Aplicação de "base" nas unhas
* Aplicação de cremes e esfoliantes que facilitem a retirada da cutícula e dêem maciez às mãos e pés
* Aplicação das chamadas "unhas postiças" para clientes que as desejem
* Esterilização dos instrumentos de trabalho

Áreas de atuação e especialidades

Manicures e pedicures muitas vezes atuam como autônomos, podem trabalhar em suas próprias casas, fazendo adaptações em algum dos cômodos para receber os clientes, ou à domicílio indo até a casa dos clientes para realizar sua atividade. Porém, na maioria das vezes, manicures e pedicures atuam em salões de beleza ou clinicas de estética, atuando junto a cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais ligados à área. Há também profissionais que com uma maior capacitação, adquirida com a prática e por meio de cursos de atualização, alcançam um grande número de clientes e acabam abrindo seu próprio salão ou clínica estética. Para um maior aperfeiçoamento profissional, é bastante recomendável que as manicures e pedicures estejam sempre atentas às feiras de beleza (beauty fairs) promovidas principalmente em grandes centros como São Paulo. Elas trazem inovações na área estética e de tratamento dos pés e das mãos, aumentando o conhecimento técnico destes profissionais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de manicures e pedicures é exclusivamente do setor privado e apresenta-se competitivo, pois depende do grau de competência e técnica que cada profissional tem para atrair mais clientes. Uma área que cresce bastante é a das clínicas de beleza e estética, que emprega muitos profissionais deste setor e é uma forma mais garantida de remuneração que o autônomo, que depende exclusivamente da alta clientela para conseguir lucro. Além disso, clientes que vão a estas clínicas costumam fazer vários tratamentos de beleza, incluindo manicure e pedicure, tornando-as conhecidas no meio em que trabalham e desenvolvendo uma clientela cativa.

Curiosidades

A partir de meados do século passado, a aplicação de unhas postiças em mulheres tornou-se bastante popular e conhecida pelas manicures. Trata-se da colocação de unhas sintéticas sobre as naturais, deixando-as mais longas, sempre pintadas e brilhantes. As próteses são feitas de material plástico moldadas em acrílico e pintadas de forma que não se perceba que são artificiais. Elas são aplicadas e em 30 a 40 segundos já começam a firmar-se sobre as naturais e em torno de uma hora, a cliente já pode movimentar as mãos, pois as novas unhas já estão fixadas inteiramente. Para removê-las, costumeiramente as manicures utilizam-se solventes, como a acetona, que após vinte minutos em contato com o material, o descola facilmente. Esta técnica é preferida por mulheres que têm o hábito de roer as unhas, mantendo-as sempre curtas e sem esmalte.

Manicure

R$ 630