Mãe Social
Curso
A Distância
R$ 300
Descrição
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Tipologia
Curso
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Metodologia
A distância
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Programa
ÍNDICE
MÓDULO I
MÃE SOCIAL
01-Uma pessoa da comunidade supostamente qualificada para cuidar de crianças e jovens residentes em uma Casa-Lar
02-Figura como mãe substituta - aquela que cuida da integridade física e moral de seus pupilos
03-Diferencia-se da mãe biológica ou adotiva por exercer uma atividade remunerada
04-A partir de parâmetros preestabelecidos, com sentido de tutela e assistência social
05-Assume uma simultaneidade de atribuições como autoridade, pessoa de referência, coordenadora, administradora e educadora
06-Ao mesmo tempo, pratica uma espécie de maternagem e, talvez, cumpra também a função paterna pelas circunstâncias de seu trabalho
07-Sendo assim, alguns impasses e conflitos sendo detectados de forma recorrente na dinâmica destes núcleos sociais
MÓDULO II
O TRABALHO
08-A mãe social lida com múltiplas demandas e torna-se alvo de afeto, desafeto, expressão de desejo, agressão e hostilidade
09-Interage com todos e cada um
10-Uns e outros dirigem-se a ela com várias expectativas
11-Sua atenção volta-se também para as trocas entre os pares no interior do grupo
12-Ela precisa responder se pode ou não pode, se deve ou não deve e aprender a dizer sim ou não
MÓDULO III
ATUAÇÃO EM UM AMBIENTE
13-A mãe social atua em uma ambiente vulnerável e complexo
14-Ela está sujeita a constantes tensões, ansiedades e dilemas
15-O fato de lidar com privações e carências pode mobilizar emoções e sentimentos paradoxais, tornando-se difícil impor limites e regras
16-A rotina desta mãe não se caracteriza pela monotonia e desafia seus esforços e capacidade de discernimento
17-As atribuições, demandas e expectativas a ela dirigidas colocam em cheque sua identidade profissional
MÓDULO IV
NOÇÕES DE LIMITE
18-Para evitar cometer erros, praticar métodos punitivos, uso de violência e chantagens, os adultos costumam delegar à criança o poder de definir regras e impor limites
19-Temem agir com rigidez ou intransigência e acabam por instaurar o anarquismo, perdendo o controle da situação
20-A criança necessita de modelos para testar limites, comprovar suas experiências, sentir-se protegida e segura
21-A imposição de limites não deve ser interpretada negativamente, pois o limite é um parâmetro necessário para a criança aprender a decidir sobre o que deve ou não fazer diante de uma situação
22- A imposição de limites ajuda a criança a diferenciar direitos e deveres, posicionar-se em relação aos interesses, desejos e escolhas conflitantes
23-Contudo, não caberá à criança decidir sempre sobre o que será melhor para ela, em função de suas motivações e desejos pessoais
24-Decisões dessa natureza exigem um conhecimento e maturidade que ela ainda não tem
25-Seus desejos devem ser respeitados e contemplados sem exageros
26-O exercício da autoridade é uma condição necessária à formação de identidades
MÓDULO V
DISTINGUIR AUTORIDADE DE AUTORITARISMO
27-A ausência de limites pode levar ao egocentrismo, à incapacidade de diálogo e cooperação
28-Limites e regras fazem parte do convívio familiar e social como reguladores de conduta dos membros de uma sociedade
29-As normas refletem valores e estilos de conduta
30-Nem sempre devem ser definidas ou eleitas espontaneamente pelas crianças devendo ser imperativas e não negociadas
31-Da mesma forma, não devem ser impostas arbitrariamente pelos adultos
32-Por isto, não se trata da aplicação dos enunciados de um "manual de boas maneiras" ou da experimentação de um receituário de técnicas sobre a arte de conviver em sociedade
MÓDULO I
MÃE SOCIAL
01-Uma pessoa da comunidade supostamente qualificada para cuidar de crianças e jovens residentes em uma Casa-Lar
02-Figura como mãe substituta - aquela que cuida da integridade física e moral de seus pupilos
03-Diferencia-se da mãe biológica ou adotiva por exercer uma atividade remunerada
04-A partir de parâmetros preestabelecidos, com sentido de tutela e assistência social
05-Assume uma simultaneidade de atribuições como autoridade, pessoa de referência, coordenadora, administradora e educadora
06-Ao mesmo tempo, pratica uma espécie de maternagem e, talvez, cumpra também a função paterna pelas circunstâncias de seu trabalho
07-Sendo assim, alguns impasses e conflitos sendo detectados de forma recorrente na dinâmica destes núcleos sociais
MÓDULO II
O TRABALHO
08-A mãe social lida com múltiplas demandas e torna-se alvo de afeto, desafeto, expressão de desejo, agressão e hostilidade
09-Interage com todos e cada um
10-Uns e outros dirigem-se a ela com várias expectativas
11-Sua atenção volta-se também para as trocas entre os pares no interior do grupo
12-Ela precisa responder se pode ou não pode, se deve ou não deve e aprender a dizer sim ou não
MÓDULO III
ATUAÇÃO EM UM AMBIENTE
13-A mãe social atua em uma ambiente vulnerável e complexo
14-Ela está sujeita a constantes tensões, ansiedades e dilemas
15-O fato de lidar com privações e carências pode mobilizar emoções e sentimentos paradoxais, tornando-se difícil impor limites e regras
16-A rotina desta mãe não se caracteriza pela monotonia e desafia seus esforços e capacidade de discernimento
17-As atribuições, demandas e expectativas a ela dirigidas colocam em cheque sua identidade profissional
MÓDULO IV
NOÇÕES DE LIMITE
18-Para evitar cometer erros, praticar métodos punitivos, uso de violência e chantagens, os adultos costumam delegar à criança o poder de definir regras e impor limites
19-Temem agir com rigidez ou intransigência e acabam por instaurar o anarquismo, perdendo o controle da situação
20-A criança necessita de modelos para testar limites, comprovar suas experiências, sentir-se protegida e segura
21-A imposição de limites não deve ser interpretada negativamente, pois o limite é um parâmetro necessário para a criança aprender a decidir sobre o que deve ou não fazer diante de uma situação
22- A imposição de limites ajuda a criança a diferenciar direitos e deveres, posicionar-se em relação aos interesses, desejos e escolhas conflitantes
23-Contudo, não caberá à criança decidir sempre sobre o que será melhor para ela, em função de suas motivações e desejos pessoais
24-Decisões dessa natureza exigem um conhecimento e maturidade que ela ainda não tem
25-Seus desejos devem ser respeitados e contemplados sem exageros
26-O exercício da autoridade é uma condição necessária à formação de identidades
MÓDULO V
DISTINGUIR AUTORIDADE DE AUTORITARISMO
27-A ausência de limites pode levar ao egocentrismo, à incapacidade de diálogo e cooperação
28-Limites e regras fazem parte do convívio familiar e social como reguladores de conduta dos membros de uma sociedade
29-As normas refletem valores e estilos de conduta
30-Nem sempre devem ser definidas ou eleitas espontaneamente pelas crianças devendo ser imperativas e não negociadas
31-Da mesma forma, não devem ser impostas arbitrariamente pelos adultos
32-Por isto, não se trata da aplicação dos enunciados de um "manual de boas maneiras" ou da experimentação de um receituário de técnicas sobre a arte de conviver em sociedade
Mãe Social
R$ 300