Literatura Contemporânea de Língua Portuguesa

Pós-Graduação

Em (-)

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Horário de aulas

    396h

Este curso surgiu a partir do reconhecimento da necessidade de uma continuidade nos estudos literários. A maioria dos estudos sobre literatura se encerra nas décadas de 50/60, abandonando toda a produção contemporânea. Faz-se necessário um aprofundamento de estudo neste período, época de surgimento de grandes obras ainda desconhecidas de seu público, inclusive de profissionais e estudiosos da ...

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Ementa:

Este curso surgiu a partir do reconhecimento da necessidade de uma continuidade nos estudos literários. A maioria dos estudos sobre literatura se encerra nas décadas de 50/60, abandonando toda a produção contemporânea. Faz-se necessário um aprofundamento de estudo neste período, época de surgimento de grandes obras ainda desconhecidas de seu público, inclusive de profissionais e estudiosos da arte.

Ao perceber esta lacuna na pesquisa artística, também se notou a ausência de reflexões sobre a ligação entre a literatura e as artes plásticas e foi criada uma disciplina específica para esta discussão. Outra inovação é o estudo comparativo da literatura portuguesa e da africana, com destaque para a importância das duas no meio literário brasileiro.

Este curso pretende dar conta da necessidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos que envolvem o desenvolvimento de novas teorias de bases formais e funcionais e os avanços dos estudos em Literatura Contemporânea. Os enfoques analíticos dos textos literários à luz da crítica atual, estudos esses que apóiam a recepção dos textos em seus diferentes aspectos de organização de linguagem.

Matriz Curricular

Disciplina Carga Horária

Teoria e crítica literária --- 88

Romance Brasileiro contemporâneo --- 88

Poesia Experimental Portuguesa --- 44

Literatura e Artes Plásticas --- 44

Literatura infanto-juvenil --- 44

Prosa portuguesa e africana --- 44

Metodologia Científica 44

TOTAL 396

Literatura Contemporânea de Língua Portuguesa

Preço para verificar