LIDERANÇA PARA ADVOGADOS

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O que esperar do Programa Gestão e Liderança? · Aprimorar conceitos de gestão e liderança · Habilitar profissionais a intensificar o trabalho em equipe · Vencer os desafios da liderança · Executivos ganham conhecimento pessoal e ferramentas profissionais para garantir vantagem competitiva.
Dirigido a: Advogados e Líderes e Profissionais que querem se desenvolver numa liderança transformadora e de impacto APLICAÇÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO APÓS A PARTICIPAÇÃO DO CURSO: Promover mudanças pessoais e organizacionais através da aplicabilidade imediata do conteúdo transformador abordado.

Informação importante

Programa

OBJETIVOS DO PROGRAMA
: O que esperar do Programa Gestão e Liderança?

· Aprimorar conceitos de gestão e liderança

· Habilitar profissionais a intensificar o trabalho em equipe

· Vencer os desafios da liderança

· Executivos ganham conhecimento pessoal e ferramentas profissionais para garantir vantagem competitiva

PÚBLICO-ALVO
:

Advogados e Líderes e Profissionais que querem se desenvolver numa liderança transformadora e de impacto

APLICAÇÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO APÓS A PARTICIPAÇÃO DO CURSO:

Promover mudanças pessoais e organizacionais através da aplicabilidade imediata do conteúdo transformador abordado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1ª Parte

A gestão e a liderança - Escritórios de advocacia, suas características e especificidades

Escritórios de advocacia se enquadram no que se convencionou chamar Professional Service Firms ou PSF. Esse tipo de empresa possui características peculiares e sua especificidade, quando observada, pode garantir o sucesso na gestão e a liderança de mercado.

Existem duas dimensões que caracterizam uma PSF:

- Output - Experiências intangíveis

- Provedor - Expertise única

As principais características de PSF são:

- Seus maiores ativos, a saber, conhecimento, experiência e a reputação de seus colaboradores são intangíveis.

- O serviço oferecido também é intangível e de difícil avaliação

- Os prestadores de serviços são pessoas altamente capacitadas e possivelmente com múltiplas afiliações.

A posição e postura do líder

- Dadas as peculiaridades do setor, o líder de um escritório de advocacia deve estar sensível e atento nas seguintes dimensões:

- Gestão de relacionamento com cliente

- Gestão do capital humano

- Criação de valor

- Dominadas as três competências, é possível atingir o ciclo virtuoso garantindo a excelência em serviços, fidelidade dos clientes e satisfação dos colaboradores.

Desafios das PSF - Quadrante estratégico

- Os líderes devem gerenciar tanto o ambiente externo, de clientes e concorrentes, quanto o ambiente interno, de pessoas e processos.

- Nosso programa se focará no equilíbrio do quadrante que garantirá o sucesso da empresa.

Passo a passo do domínio dos quadrantes:

1 - Estratégia Externa -

Desenvolver e sustentar uma visão única que seja atraente para a clientes e crie valor

econômico

2 - Estratégia Interna

Organização e administração de mecanismos de governança consistentes, estruturas

formais e informais, avaliação de desempenho e sistemas de compensação

3 - Processos Internos

Gestão do capital humano, recrutamento, seleção, retenção e motivação, tomada de

decisão e gestão do conhecimento.

4 - Processos Externos

Garantir a entrega do serviço prometido ao cliente, gestão de projetos e rápida adaptação

às dinâmicas competitivas

MÓDULOS:

1 - Vencendo os Desafios da Organização

· Definindo Professional Service Firms

· Peculiaridades e diferenças entre organizações convencionais e PSF

· Explorando o quadrante: analisando as quatro dimensões

2 - Estratégia Externa como Vantagem Competitiva Sustentada

· Examinar os meios de desenvolver e sustentar estratégias externas

3 - Estratégia Interna do Desenho da Organização

· Interligações das estratégias internas e externas nas PSF

· Dinâmica da competição

· Implicações competitivas e organizacionais da gestão de uma empresa multidisciplinar

4 - Gerenciando a Organização por Processos

· Desenvolvendo e mantendo processos efetivos

· Os três processos principais da PSF:

· Gestão do capital humano

· Tomada de decisão

· Gestão de projetos

· Casos de Harvard

5 - Eficácia no Atendimento ao Cliente

· A importância de criar e alavancar relacionamentos para atingir resultados para clientes e para empresa

· Processos com orientação externa de investimento em clientes e criação de confiança mútua

· Discuss marketing in both relationship and transactional business and the relationship between service promise and delivery and client satisfaction and loyalty

6 - Liderança e Gestão de Mudança

· Juntando os quadrantes: unindo forças para liderança e gestão da mudança

· Os desafios de gerenciar uma PSF (profissionais investidos em posições e se tornam inertes e tem poder considerável na organização).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 2ª Parte

- Itens que constituem as melhores práticas internacionais em desenvolvimento de líderes:

· Envolvimento dos principais executivos

· Ligação direta com o negócio

· Estratégia integrada de desenvolvimento de líderes

· Modelo específico de liderança

MÓDULOS:

1 - Auto-conhecimento

· Práticas de liderança

· Traços e personalidade

2 - 2Reconhecendo e esclarecendo as crenças individuais

· Como acredito que as pessoas se comportem?

· O que acho que motiva as pessoas?

· Que maneira de liderar considero apropriada

3 - Comportamento humano

· Cognição, percepção e comportamento

· Teorias de motivação e o dia-a-dia do trabalho

Experiências cruciais

4 - Modelos de Liderança e Práticas do Líder

· Comparação de modelos: J. Nye, Oliver Wyman, MIT, Jack Welch, Ram Charan e Daniel Goleman

· Inteligência emocional e liderança

· O que todos têm em comum?

5 - Os Principais Desafios de Novos Líderes

· Obter resultados por meio da equipe

· Liderar o ciclo de desempenho

· Disciplina de execução e atuação gestora

· Visão funcional e do negócio

· Construir relacionamentos 360°

6 - As Principais Armadilhas de Novos Líderes

· Manter-se responsável por tarefas excessivas

· Valorizar mais técnica que gestão e liderança

· Dificuldade para tomar decisões duras com equipe

· Não reconhecer as diferenças individuais

7 - Liderança Transacional vs. Liderança Transformadora

· Práticas incrementais de liderança

· Práticas disruptivas de liderança

· Poder duro x poder suave

8 - Equilibrando Mente, Coração e Pulso

· Mente: QI, estratégia, direção

· Coração: IE, confiança, cultura, maturidade

· Pulso: coragem, tenacidade, perseverança

9 - Etapas para Liderar a Mudança na Linha de Frente

· Estabelecendo um senso de urgência

· Alinhamento com a visão e a estratégia da empresa

· Comunicando a visão e a mudança

· Construindo empowerment

· Assegurando conquistas no curto e longo prazo

10 - O Desafio da Liderança

· Modelar o caminho

· Inspirar a visão compartilhada

· Desafiar o processo

· Facilitar a ação dos outros

· Encorajar o coração

11 - Plano de Liderança para a Mudança

· Antes de começar: estilo, resultados e relacionamento com superior

· Primeira semana: impressões de mudança

· Primeiro mês: imersão e construção das bases

· 3 a 6 meses: entrega e comunicação dos primeiros resultados concretos

· 6 a 12 meses: transformação de alta performance

Cases

· Roy Vagelos, Merck

· Cegueira dos Rios

· Daniel Vasella na Novartis

FACILITADOR*

- Coordenador do Núcleo de Inovação da ENORA

- Membro do conselho do MySpace.com (News Corp.)

- Foi General Manager of Business Breakthrough (News Corp. - TV Fox) na Asia

- Trabalhou na McKinsey e Accenture em planejamento estratégico e gestão de inovação .

- MBA pela University of South California . MSc . em estratégia de negócios, MIT . M.A. in Design, Stanford University .

* A Enora preserva o nome de seus facilitadores


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