LIDERANÇA POR COMPETÊNCIAS - 16 horas

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Descrição

Desenvolver líderes e formar equipes, gerando energia e mudança positivas em si mesmo e nos outros, levando a equipe a assumir responsabilidades e riscos associados com suas decisões, dando sentido prático a conceitos de liderança transformando diferenças psicológicas em oportunidades para o pleno desenvolvimento das competências té..
Dirigido a: Diretores, Gerentes, Lideres, Coordenadores, Supervisores e todos os envolvidos com atividades de liderança.

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Programa

Carga Horaria Carga Horária: 16 h/aula

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30

Objetivo

Desenvolver líderes e formar equipes, gerando energia e mudança positivas em si mesmo e nos outros, levando a equipe a assumir responsabilidades e riscos associados com suas decisões, dando sentido prático a conceitos de liderança transformando diferenças psicológicas em oportunidades para o pleno desenvolvimento das competências técnicas e pessoais, oferecendo um plano de ação mensurando resultados.

Público Alvo

Diretores, Gerentes, Lideres, Coordenadores, Supervisores e todos os envolvidos com atividades de liderança.

Programa

* A importância do líder em tempos de competência:
Como assumir o leme em tempos difíceis - O perfil atual do líder valioso;
Criando uma base para a mudança de comportamento na função de gestor para melhorar o desempenho do negócio;
Criando e compartilhando visões com idéias e valores claros;
Um grande líder é um excelente professor - Ensinando os outros a serem líderes do seu negócio e não seguidores.

* Definição e análise das competências-chave para se tornar um líder eficaz:
Apresentação de 13 (treze) competências-chave;
O que significa atitudes e comportamentos característicos;
Como praticar, como aprender na teoria e na prática e como ensinar;
A importância do líder em tempos de competência;
Como assumir o leme em tempos difíceis - o perfil atual do líder valioso;
Criando uma base para a mudança de comportamento na função de gestor para melhorar o desempenho do negócio;
Criando e compartilhando visões com idéias e valores claros;
Um grande líder é um excelente professor - ensinando os outros a serem líderes do seu negócio e não, seguidores;
Auto-análise: Como você está nas competências-chave para agregar valor no negócio que atua;
* Metodologia sobre o desenvolvimento das competências-chave de liderança:
Auto-avaliação/avaliação de terceiros;
Comparação da auto-avaliação com a avaliação de terceiros;
Identificação das competências prioritárias a serem desenvolvidas;
Plano de auto-desenvolvimento para as competências-chave identificadas com prioridade máxima e alta;
Para cada competência-chave devem ser identificados conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos a serem desenvolvidos;
Identificando o coaching ou mentor para acompanhar e mensurar o progresso das ações planejadas e rever o plano de ação quando for necessário.

* Estratégias para a Liderança Eficaz:

Bases para decisões eficazes de liderança;
Liderança exige influência mútua - habilidades de persuasão;
Novos paradigmas exigem estilos diferentes de liderança.

* Os três modelos de liderança que melhor se aplica à nossa realidade:
Modelo atitudinal - Modelo Comportamental e Modelo Contemporâneo de liderança pelas Competências;
Passos para a adoção de um estilo de liderança eficaz;
Conseqüências do uso de um estilo de liderança inadequado;
Interpretando e analisando seus estilos de liderança - avaliando onde você está e para onde deseja ir.

* Como elaborar um plano de liderança por competências que leva a excelentes resultados:
A estratégia do líder como requisito indispensável;
Gerenciando por diretrizes e metas com a certeza do resultado;
Como identificar as competências essenciais para uma função ou domínio da rotina;
Desenhando um perfil de responsabilidades definidas por metas para domínio da rotina ou projetos específicos;
Identificando o grau de competência profissional e competência psico-social de cada membro da equipe para a formação de times ou trabalhos específicos;
Adaptando os estilos de liderança correspondente ao grau de competência dos liderados;
Como elaborar um plano de ação que desenvolva o potencial dos membros da equipe para atingir excelentes resultados.

* Como realizar sessões eficazes de orientação, apoio e reconhecimento:
Como fornecer um feedback eficaz;
Que tipos de comportamentos recompensamos ou construímos para a mudança;
Estudo de casos sobre fornecimento de feedback;
Diretrizes para a realização de uma sessão de orientação, apoio e reconhecimento bem-sucedida;
Suprindo as competências necessárias através de treinamento e aconselhamento;
Os instrumentos de monitoramento.

Metodologia:
Altamente participativa, com estudo de situações reais, análise de casos, filmes e instrumentos de auto percepção e heteropercepção para aprimoramento dos estilos de liderança e das competências-chave essenciais para o crescimento profissional e sua contribuição aos resultados da organização


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