LIDERANÇA AVANÇADA PARA EXECUTIVOS

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Este Programa foi desenhado tendo em mente os principais desafios dos executivos de hoje: liderar equipes extraordinárias, alocar estrategicamente seu tempo e garantir o alinhamento do negócio com a visão de futuro da empresa. Tem como base um público de executivos experientes, que já explorou diversas habilidades e ferramentas de gestão, que agora devem ser aprofundadas, focadas e levadas par..
Dirigido a: Cargos: Gerentes Seniores, Diretores e Presidentes. Todas as áreas.

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Programa

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Este Programa foi desenhado tendo em mente os principais desafios dos executivos de hoje: liderar equipes extraordinárias, alocar estrategicamente seu tempo e garantir o alinhamento do negócio com a visão de futuro da empresa. Tem como base um público de executivos experientes, que já explorou diversas habilidades e ferramentas de gestão, que agora devem ser aprofundadas, focadas e levadas para uma visão de "30.000 pés". Para isso, conduzimos os participantes em uma jornada de auto-conhecimento, reconhecimento do seu papel de liderança, contato com ferramentas modernas de gestão e várias aplicações concretas de best practices com enorme impacto em seu dia-a-dia. Após este programa, os executivos avançarão em sua efetividade na liderança, resultando na melhoria de indicadores de negócio práticos, como satisfação do cliente, rentabilidade, clima organizacional, integridade, excelência e transparência.

PÚBLICO-ALVO
:

Cargos: Gerentes Seniores, Diretores e Presidentes.

Todas as áreas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO 1 - MANAGING VALUABLE TIME AND STRATEGIC FOCUS

A agenda do executivo

· A melhor gestão da agenda: "priorities more than planners"

· Atividades importantes vs atividades urgentes: trabalhando o seu tempo

· Priorizando metas e tarefas

· Getting issues off the agenda: foco na decisão e não na discussão

· O valor do tempo bem dividido

- Disciplina e foco na "agenda settings"

- Mais atenção para a estratégia

- O porquê de suas tarefas

· Aprendendo a dizer "não": responsabilidade vs eficiência

· Alinhando tarefas e planos com a estratégia da empresa

· Marcando um horário na agenda para você

· Administrando projetos de médio prazo com metas de longo prazo

· Gerenciando a "to do list"

Mantendo a organização e a produtividade em reuniões de equipes seniores

· Como coordenar pessoas e organizar equipes

· A importância de alocar mais tempo para top management teams

· Estruturando reuniões de equipes com foco em resultados

· Putting real choices on the table

· Lidando com operações separadamente da estratégia

· Adotando processos de tomada de decisão padrão

· A sustentabilidade de decisões e seus constantes aperfeiçoamentos

· Medindo os resultados das reuniões

Alavancando a produtividade pessoal

· A imperfeição vista com normalidade

· Aprendendo com os resultados da má delegação

- Atraso de reuniões

- Frustação dos membros

- Escassez de resultados

· Pequenas mudanças ao longo do tempo: o poder da prevenção

· Beating the clock: a melhor seleção do tempo para cumprir as demandas do trabalho

· R,R & R getaways (rest, relax, and rethink)

Foco estratégico e execução eficiente

· O papel do Executive Leadership Team para mobilizar a mudança

- Estabelecendo o senso de urgência

- A composição do Leadership Team

- Criando uma visão e estratégia compartilhada

· Traduzindo a estratégia em objetivos que sejam "actionable";

- Como traduzir estratégia em resultados operacionais

- O conflito: curto vs longo prazo

- "Responsibility Plotting"

· Alinhamento da organização em torno de sua estratégia

- Alinhando estratégia e ação com foco

· Execução da estratégia e o papel mobilizador do sênior management

- Comunicando e Educando para conscientizar

- Comunicação efetiva sobre os planos da organização, sucessos e falhas.

- Escutando com uma mente aberta

- Alinhamento pessoal

- Incentive Compensation

· Tornando a Estratégia um processo contínuo

- Diferentes formas de reagir a diferentes estágios da companhia

- Inovação estratégica

MÓDULO 2 - SENIOR MANAGERS E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Inteligência Emocional

· A importância da Inteligência Emocional nos negócios

· Como lidar consigo mesmo: foco em qualidades pessoais, iniciativa, perseverança, self-awareness and self-confidence

· Feeling

- Como se sente ocupando uma posição de senior-manager?

- Como se compara com outros senior-managers?

- Experiências passadas: a sensação de superar dificuldades e rejeições iniciais.

· Imagem

- Como as outras pessoas da empresa vêem os senior-managers?

- Como acha que os clientes enxergam os senior-managers?

- Qual a imagem que tem sobre os clientes (compras, TI, etc.)?

- Que repercussão a imagem dos senior-managers transmite na empresa?

· Comprometimento, lealdade e confiança

· Diferentes maneiras de ser "smart"

· Adaptabilidade: como se adaptar bem a novas situações e criar respostas para superar obstáculos

· Self Management: orientação para resultados, adaptabilidade, iniciativa, conscientiousness

Construindo redes de relacionamento eficazes

· Relacionamento

- Limitações no relacionamento interpessoal

- Como se sente em interações com outros membros da equipe?

- Você sabe ouvir? Como ouve?

- O que acha de soft skills?

· Funcionamento do grupo, suas limitações e as necessidades interpessoais

· Transmitindo confiança e credibilidade entre os parceiros

· A importância dos contatos para atingir seus objetivos: Know How vs Know who

· Identificando pessoas relevantes, seus interesses e estilos de participação

· Definindo metas e estabelecendo os primeiros contatos

· Maximizando group intelligence a fim de interagir com o melhor de cada pessoa

· Cultivando a rede de contatos informal e a troca de experiências

· Expandindo a rede de relacionamentos a partir dos contatos atuais

· Decidindo os grupos de trabalho: quem trabalha com quem e quando

· Sustentando o relacionamento e lidando com aliados, oponentes e adversários

· Follow up

Motivação, Talentos e Engagement: fazendo a diferença

· Hierarquia das necessidades do ser humano

· As distintas maneiras de influenciar as pessoas por meio da motivação

· Poder x autoridade

· Integração das necessidades dos indivíduos e da organização

· Nova forma de enxergar o funcionário: pessoas com necessidades complexas

· Trabalhos mais significativos

· Autonomia, Responsabilidade e Reconhecimento

· Teoria dos estilos de Jung

· Auto e hetero análise de estilos e comunicação

· Formação dos estilos e respeito pela individualidade

· Rapport

· Ajudando o outro a enxergar a big picture

· Assertividade vs. agressividade

· Fazendo perguntas

· Sustentando um canal aberto e próximo de comunicação

MÓDULO 3 - O LÍDER EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE

Desenvolvimento de novos líderes e coaching

· Reflexão sobre o papel individual e empresarial do coaching

· Motivational coaching, consultative coaching e educational coaching

· Principais aplicações de psicologia em coaching (coeficiente emocional, behavior models, SO SMART)

· Best practices para observar, mensurar e analisar o comportamento do coachee

· Insights para o coach: como fazer perguntas relevantes

· Envolvendo co-workers, chefes e Recursos Humanos no processo: o que fazer quando há resistência

· Bom-humor: fazendo os outros se sentirem confortáveis e se expressarem melhor

· Observando nas entrelinhas: body language, tom de voz, entre outros

· Ética e coaching: Quais os limites da confidencialidade?

· Crenças mais comuns que dificultam o processo de coaching

- Coaching exige bastante tempo

- O processo não é muito claro

- Os resultados não são garantidos

· Como o design do grupo pode influenciar o sucesso do coaching

· O que fazer quando o potencial coachee não está preparado para o processo

· O Paradoxo do Sucesso

Liderança baseada em resultados

· Challenging the status quo: o estado psico-emocional do líder

· Os diferentes estados de liderança: normal vs fundamental

· As principais atribuições do líder:

- strategic thinking

- foco em resultado

- valores fundamentais

· Alinhando caráter, estilo e valores dos líderes com resultados

· A conectividade entre características e resultados mensuráveis da liderança

· Energizing People for Performance

· Motivando times: o papel do líder como incentivador e modelo para a equipe

· Transformando equipes dentro da organização em times mais eficazes

· The leader as a teacher: Desenvolvendo potenciais líderes dentro da organização

· Empowering people: elemento crucial para garantir um clima organizacional dinâmico

· Empowerment como estratégia para mudança, desenvolvimento e crescimento

· Componentes do empowerment:

- Autonomia

- Self-efficacy

- Meaningfulness, significado, significância

- Impacto

· As três etapas do empowerment: descoberta, mudança e incorporação

Adopting and Refining Empowerment

· Delegar e dar suporte financeiro e motivacional para que as ações aconteçam de fato

· Empowered teams, decisões e confiança

· Espaço do empowerment, apoio e auto-determinação

· Give power to get power

· A visão positiva do erro

· Quick wins, fundamental wins: comemorando o sucesso em conjunto

· Ajudando os colaboradores a sentir "ownership" de suas idéias

· Reconhecendo comportamentos e resultados apropriados

· O significado do trabalho

· Motivando as pessoas para atingirem a excelência

Alguns casos que serão utilizados:

- GE e o modelo de execução sem falhas

- American Connector Company

- Apple e IPod

- Ascensão e Queda dos Crocs

FACILITADOR*

- Coordenador do Núcleo de Inovação da ENORA

- Membro do conselho do MySpace.com (News Corp.)

- Foi General Manager of Business Breakthrough (News Corp. - TV Fox) na Asia

- Trabalhou na McKinsey e Accenture em planejamento estratégico e gestão de inovação .

- MBA pela University of South California . MSc . em estratégia de negócios, MIT . M.A. in Design, Stanford University .


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