Letras: Português / Inglês

UniEVANGÉLICA
Em Anapolis

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Anapolis
  • Duração:
    3 Anos
Descrição

O curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA propõe-se a formar profissionais sintonizados com o contexto social em que estão inseridos, capazes de analisar criticamente essa realidade e agir para transformá-la através da sua atividade profissional.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Anapolis
Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária, 75083-515, Goiás, Brasil
Ver mapa

Programa

Sobre o Curso

O curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA propõe-se a formar profissionais sintonizados com o contexto social em que estão inseridos, capazes de analisar criticamente essa realidade e agir para transformá-la através da sua atividade profissional.

Desta forma, o profissional de Letras deve apresentar um domínio de linguagem que lhe permita expressar-se oralmente e por escrito de maneira clara, argumentativa e, principalmente, crítica. Para tanto, o curso dispõe de uma estrutura que possibilita a divulgação e a produção de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, através da inter-relação entre os três eixos que dão suporte ao processo educativo: o ensino, a pesquisa e a extensão, visando promover o desenvolvimento humano e sócio-cultural dos agentes envolvidos no processo.
Duração do curso: 3 anos (com aulas aos sábados no turno vespertino).
Vestibular: anual
Número de vagas: 60
Autorização: Decreto nº 50.301, de 27/02/1961, publicação no DOU - Diário Oficial da União, em 02 de março de 1961.Reconhecimento: Decreto nº 61.889, de 11/12/1967, publicação no DOU em 14 de dezembro de 1967.


Concepção do Curso

INFORMAÇÕES GERAIS

São objetivos do curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA:

A) Gerais

* Contribuir para a formação do pensamento crítico do graduando, necessário para compreender a importância da busca permanente do aprimoramento profissional através do desenvolvimento da investigação teórica, científica, técnica e didático-pedagógica, como forma de produzir e divulgar conhecimentos científicos através da integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
* Fornecer subsídios para uma análise crítica da realidade, nos seus aspectos político, econômico, social e cultural, com vistas à transformação dessa realidade, ciente de sua responsabilidade como formador de opinião e consciência, através da sua atividade docente e da sua participação na vida social.
* Promover a integração entre graduação e pós-graduação, através do incentivo à formação contínua dos graduandos.

B) Específicos

* Formar profissionais que demandem o domínio das línguas estudadas e suas culturas para atuarem como profissionais competentes e conscientes de seu papel na sociedade, oferecendo ao licenciando uma formação direcionada para a sua atuação na educação básica em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais.
* Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
* Desenvolver o domínio do uso da língua Portuguesa e da língua estrangeira e suas respectivas literaturas, tendo consciência das variedades lingüísticas culturais dos povos que falam essas línguas.
* Atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos sobre fatos da linguagem e sobre as diversas variedades e registros lingüísticos, com ênfase nas variedades-padrão das línguas estudadas.
* Propiciar a atualização quanto às abordagens e metodologias para o ensino de línguas e possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias que contribuam para a evolução da prática educativa adequada às exigências atuais.

MERCADO DE TRABALHO

O curso de Letras do Centro Universitário - UniEVANGÉLICA apresenta ao graduando, logo no início de suas atividades acadêmicas na Instituição, os diversos campos de atuação profissional e social em que poderá ser inserido: magistério (ensino de língua portuguesa, língua estrangeira e respectivas literaturas), produção e revisão de textos, crítica literária, atividades relacionadas com publicações, entre outras atividades ligadas à linguagem.



Perfil do Egresso

O curso de Letras do Instituto Superior de Educação do Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica pretende formar um profissional intelectual crítico-reflexivo com competência lingüística, literária e didático-pedagógica, através de uma base teórica sólida em todos os âmbitos dos saberes: pedagógico, cultural e dos conhecimentos específicos. Essa atitude crítico-reflexiva deve permear toda a formação do graduando em Letras, como condição necessária para o desempenho com competência e compromisso de suas atividades profissionais.

Tal formação visa dar ao graduado em Letras a capacidade de exercer variados papéis na sociedade brasileira, assim como aplicar seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas. Pretende-se que o graduado em Letras mostre habilidade em articular a expressão lingüística e literária com sistemas cujos recursos de linguagem são significativos. A inserção do graduado na sociedade deve ser norteada pela construção da consciência de cidadania, através da percepção de que a sociedade é complexa, e que tal complexidade pressupõe situações diversas a serem resolvidas, muitas vezes conflituosas.



Matriz Curricular


1 - Periodo

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA I
LÍNGUA INGLESA I
PRÁTICA ORAL EM LÍNGUA INGLESA I
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PROCESSOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES I

2 - Periodo

LÍNGUA PORTUGUESA II
LÍNGUA INGLESA II
LINGUÍSTICA I
TEORIA DA LITERATURA
PRÁTICA ORAL EM LÍNGUA INGLESA II
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES II

3 - Periodo

CULTURA RELIGIOSA
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA I
LÍNGUA PORTUGUESA III
LÍNGUA INGLESA III
LINGUÍSTICA II
CRÍTICA LITERÁRIA
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES III

4 - Periodo

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA II
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I
LÍNGUA PORTUGUESA IV
LÍNGUA INGLESA IV
LINGUÍSTICA III
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA INGLESA
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS I
ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA I
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES IV

5 - Periodo

LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA II
LÍNGUA PORTUGUESA V
LÍNGUA INGLESA V
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA III
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS II
ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA II
TCC I
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES V

6 - Periodo

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA IV
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA III
LÍNGUA PORTUGUESA VI
LÍNGUA INGLESA VI
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA
ANÁLISE DO DISCURSO
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS III
ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA III
TCC II
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES VI

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais