Letras: Português / Espanhol

Graduação

Em Anapolis

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Anapolis

  • Duração

    3 Anos

O curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA propõe-se a formar profissionais sintonizados com o contexto social em que estão inseridos, capazes de analisar criticamente essa realidade e agir para transformá-la através da sua atividade profissional. Desta forma, o profissional de Letras deve apresentar um domínio de linguagem que lhe permita expressar-se oralmente e por e

Instalações

Localização

Início

Anapolis (Goiás)
Ver mapa
Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária, 75083-515

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o Curso

O curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA propõe-se a formar profissionais sintonizados com o contexto social em que estão inseridos, capazes de analisar criticamente essa realidade e agir para transformá-la através da sua atividade profissional.

Desta forma, o profissional de Letras deve apresentar um domínio de linguagem que lhe permita expressar-se oralmente e por escrito de maneira clara, argumentativa e, principalmente, crítica. Para tanto, o curso dispõe de uma estrutura que possibilita a divulgação e a produção de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, através da inter-relação entre os três eixos que dão suporte ao processo educativo: o ensino, a pesquisa e a extensão, visando promover o desenvolvimento humano e sócio-cultural dos agentes envolvidos no processo.

Duração do curso: 3 anos (com aulas aos sábados no turno vespertino).
Vestibular: semestral
Número de vagas: 60
Autorização: Res. CAS 11 21/10/04



Concepção do Curso

INFORMAÇÕES GERAIS

São objetivos do curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA:

A) Gerais

* Contribuir para a formação do pensamento crítico do graduando, necessário para compreender a importância da busca permanente do aprimoramento profissional através do desenvolvimento da investigação teórica, científica, técnica e didático-pedagógica, como forma de produzir e divulgar conhecimentos científicos através da integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
* Fornecer subsídios para uma análise crítica da realidade, nos seus aspectos político, econômico, social e cultural, com vistas à transformação dessa realidade, ciente de sua responsabilidade como formador de opinião e consciência, através da sua atividade docente e da sua participação na vida social.
* Promover a integração entre graduação e pós-graduação, através do incentivo à formação contínua dos graduandos.

B) Específicos

* Formar profissionais que demandem o domínio das línguas estudadas e suas culturas para atuarem como profissionais competentes e conscientes de seu papel na sociedade, oferecendo ao licenciando uma formação direcionada para a sua atuação na educação básica em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais.
* Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
* Desenvolver o domínio do uso da língua Portuguesa e da língua estrangeira e suas respectivas literaturas, tendo consciência das variedades lingüísticas culturais dos povos que falam essas línguas.
* Atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos sobre fatos da linguagem e sobre as diversas variedades e registros lingüísticos, com ênfase nas variedades-padrão das línguas estudadas.
* Propiciar a atualização quanto às abordagens e metodologias para o ensino de línguas e possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias que contribuam para a evolução da prática educativa adequada às exigências atuais.

MERCADO DE TRABALHO

O curso de Letras do Centro Universitário - UniEVANGÉLICA apresenta ao graduando, logo no início de suas atividades acadêmicas na Instituição, os diversos campos de atuação profissional e social em que poderá ser inserido: magistério (ensino de língua portuguesa, língua estrangeira e respectivas literaturas), produção e revisão de textos, crítica literária, atividades relacionadas com publicações, entre outras atividades ligadas à linguagem.




Perfil do Egresso

O curso de Letras do Instituto Superior de Educação do Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica pretende formar um profissional intelectual crítico-reflexivo com competência lingüística, literária e didático-pedagógica, através de uma base teórica sólida em todos os âmbitos dos saberes: pedagógico, cultural e dos conhecimentos específicos. Essa atitude crítico-reflexiva deve permear toda a formação do graduando em Letras, como condição necessária para o desempenho com competência e compromisso de suas atividades profissionais.

Tal formação visa dar ao graduado em Letras a capacidade de exercer variados papéis na sociedade brasileira, assim como aplicar seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas. Pretende-se que o graduado em Letras mostre habilidade em articular a expressão lingüística e literária com sistemas cujos recursos de linguagem são significativos. A inserção do graduado na sociedade deve ser norteada pela construção da consciência de cidadania, através da percepção de que a sociedade é complexa, e que tal complexidade pressupõe situações diversas a serem resolvidas, muitas vezes conflituosas.



Matriz Curricular

1 - Periodo

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
LÍNGUA ESPANHOLA I
LÍNGUA PORTUGUESA I
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA I
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PROCESSOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES I

2 - Periodo

LÍNGUA PORTUGUESA II
LINGUÍSTICA I
TEORIA DA LITERATURA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES II
LÍNGUA ESPANHOLA II
LÍNGUA ESPANHOLA II

3 - Periodo

CULTURA RELIGIOSA
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA I
LÍNGUA PORTUGUESA III
LINGUÍSTICA II
CRÍTICA LITERÁRIA
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES III
LÍNGUA ESPANHOLA III
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA

4 - Periodo

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA II
LÍNGUA PORTUGUESA IV
LINGUÍSTICA III
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS I
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES IV
LÍNGUA ESPANHOLA IV
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA ESPANHOLA
LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I
ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA I

5 - Periodo

LÍNGUA PORTUGUESA V
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA III
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS II
TCC I
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES V
LÍNGUA ESPANHOLA V
LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA II
ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA II

6 - Periodo

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA IV
LÍNGUA PORTUGUESA VI
ANÁLISE DO DISCURSO
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS III
TCC II
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES VI
LÍNGUA ESPANHOLA VI
LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA III
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA
ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA III

Letras: Português / Espanhol

Preço para verificar