Letras: Português / Espanhol

UniEVANGÉLICA
Em Anapolis

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Anapolis
  • Duração:
    3 Anos
Descrição

O curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA propõe-se a formar profissionais sintonizados com o contexto social em que estão inseridos, capazes de analisar criticamente essa realidade e agir para transformá-la através da sua atividade profissional. Desta forma, o profissional de Letras deve apresentar um domínio de linguagem que lhe permita expressar-se oralmente e por e

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Anapolis
Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária, 75083-515, Goiás, Brasil
Ver mapa

Programa

Sobre o Curso

O curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA propõe-se a formar profissionais sintonizados com o contexto social em que estão inseridos, capazes de analisar criticamente essa realidade e agir para transformá-la através da sua atividade profissional.

Desta forma, o profissional de Letras deve apresentar um domínio de linguagem que lhe permita expressar-se oralmente e por escrito de maneira clara, argumentativa e, principalmente, crítica. Para tanto, o curso dispõe de uma estrutura que possibilita a divulgação e a produção de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, através da inter-relação entre os três eixos que dão suporte ao processo educativo: o ensino, a pesquisa e a extensão, visando promover o desenvolvimento humano e sócio-cultural dos agentes envolvidos no processo.

Duração do curso: 3 anos (com aulas aos sábados no turno vespertino).
Vestibular: semestral
Número de vagas: 60
Autorização: Res. CAS 11 21/10/04



Concepção do Curso

INFORMAÇÕES GERAIS

São objetivos do curso de Letras do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA:

A) Gerais

* Contribuir para a formação do pensamento crítico do graduando, necessário para compreender a importância da busca permanente do aprimoramento profissional através do desenvolvimento da investigação teórica, científica, técnica e didático-pedagógica, como forma de produzir e divulgar conhecimentos científicos através da integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
* Fornecer subsídios para uma análise crítica da realidade, nos seus aspectos político, econômico, social e cultural, com vistas à transformação dessa realidade, ciente de sua responsabilidade como formador de opinião e consciência, através da sua atividade docente e da sua participação na vida social.
* Promover a integração entre graduação e pós-graduação, através do incentivo à formação contínua dos graduandos.

B) Específicos

* Formar profissionais que demandem o domínio das línguas estudadas e suas culturas para atuarem como profissionais competentes e conscientes de seu papel na sociedade, oferecendo ao licenciando uma formação direcionada para a sua atuação na educação básica em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais.
* Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
* Desenvolver o domínio do uso da língua Portuguesa e da língua estrangeira e suas respectivas literaturas, tendo consciência das variedades lingüísticas culturais dos povos que falam essas línguas.
* Atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos sobre fatos da linguagem e sobre as diversas variedades e registros lingüísticos, com ênfase nas variedades-padrão das línguas estudadas.
* Propiciar a atualização quanto às abordagens e metodologias para o ensino de línguas e possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias que contribuam para a evolução da prática educativa adequada às exigências atuais.

MERCADO DE TRABALHO

O curso de Letras do Centro Universitário - UniEVANGÉLICA apresenta ao graduando, logo no início de suas atividades acadêmicas na Instituição, os diversos campos de atuação profissional e social em que poderá ser inserido: magistério (ensino de língua portuguesa, língua estrangeira e respectivas literaturas), produção e revisão de textos, crítica literária, atividades relacionadas com publicações, entre outras atividades ligadas à linguagem.




Perfil do Egresso

O curso de Letras do Instituto Superior de Educação do Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica pretende formar um profissional intelectual crítico-reflexivo com competência lingüística, literária e didático-pedagógica, através de uma base teórica sólida em todos os âmbitos dos saberes: pedagógico, cultural e dos conhecimentos específicos. Essa atitude crítico-reflexiva deve permear toda a formação do graduando em Letras, como condição necessária para o desempenho com competência e compromisso de suas atividades profissionais.

Tal formação visa dar ao graduado em Letras a capacidade de exercer variados papéis na sociedade brasileira, assim como aplicar seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas. Pretende-se que o graduado em Letras mostre habilidade em articular a expressão lingüística e literária com sistemas cujos recursos de linguagem são significativos. A inserção do graduado na sociedade deve ser norteada pela construção da consciência de cidadania, através da percepção de que a sociedade é complexa, e que tal complexidade pressupõe situações diversas a serem resolvidas, muitas vezes conflituosas.



Matriz Curricular

1 - Periodo

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
LÍNGUA ESPANHOLA I
LÍNGUA PORTUGUESA I
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA I
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PROCESSOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES I

2 - Periodo

LÍNGUA PORTUGUESA II
LINGUÍSTICA I
TEORIA DA LITERATURA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES II
LÍNGUA ESPANHOLA II
LÍNGUA ESPANHOLA II

3 - Periodo

CULTURA RELIGIOSA
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA I
LÍNGUA PORTUGUESA III
LINGUÍSTICA II
CRÍTICA LITERÁRIA
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES III
LÍNGUA ESPANHOLA III
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA

4 - Periodo

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA II
LÍNGUA PORTUGUESA IV
LINGUÍSTICA III
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS I
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES IV
LÍNGUA ESPANHOLA IV
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA ESPANHOLA
LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I
ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA I

5 - Periodo

LÍNGUA PORTUGUESA V
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA III
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS II
TCC I
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES V
LÍNGUA ESPANHOLA V
LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA II
ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA II

6 - Periodo

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA IV
LÍNGUA PORTUGUESA VI
ANÁLISE DO DISCURSO
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS III
TCC II
SEMINÁRIOS INTERDICIPLINARES VI
LÍNGUA ESPANHOLA VI
LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA III
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA
ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA III

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais