Letras Português (EAD)
Graduação
A Distância
Preço para verificar
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Metodologia
A distância
-
Duração
48 Mêses
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Programa
Metodologia
A ULBRA oferece cursos a distância no formato híbrido, caraterizado pelo uso de videoaulas e material gráfico de alta qualidade somados à interação do aluno no uso ambiente virtual de aprendizagem. São 48h de interação com o professor e 20h de encontros presenciais no polo.
Sobre o Curso
O licenciado em Letras, por sua formação de caráter científico-humanista com vistas a ensinar e aprender e por desenvolver o processo ensino e aprendizagem, levando em consideração as tendências sócio-político-culturais do mundo e um sistema de valores onde a potencialidade humana possui significado relevante, pode vir a exercer no âmbito da sociedade e nas diversas aplicações profissionais de seus conhecimentos uma multiplicidade de papéis.
O mercado de trabalho do licenciado em Letras concentra-se, dentre outras, em atividades como: docência no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, mercado editorial, organizações ligadas à imprensa, a consulados, ao turismo, ONGs.
Objetivo Geral
Oportunizar ao aluno do curso conhecimento de nível acadêmico-científico, no âmbito das línguas e suas respectivas literaturas e culturas, que lhe permitam atuar no universo pragmático da docência de ensino fundamental e médio nos diferentes espaços educativos e no fomento da atividade intelectual comprometida com a formação ético-moral da sociedade contemporânea.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do curso são:
» integrar ensino, pesquisa e extensão para a aquisição de recursos científicos, tecnológicos e culturais como instrumentos na formação de cidadãos qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas sociais;
» cultivar relações de cooperação com a comunidade científica nacional e internacional, promovendo intercâmbio de pessoal, recursos e experiências, com vistas à difusão e socialização do saber, sem discriminação de qualquer natureza;
» trabalhar o ensino e a aprendizagem em Letras, incorporando os valores que deem à vida seu verdadeiro sentido.
Competências e Habilidades
O curso, através de seus eixos temáticos, trabalha o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a efetivar as competências e habilidades, previstas nas Diretrizes Curriculares de Letras/2001, item 26, as quais são:
» descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas e semânticas do português, inglês e espanhol com especial destaque para as variações regionais e para as especificidades da norma padrão;
» compreender, avaliar e produzir textos de tipos variados em sua estrutura, organização e significado;
» apreender criticamente as obras literárias sobremaneira aquelas pertinentes à sua formação (ensino fundamental e médio);
» estabelecer e discutir as relações dos textos literários com outros tipos de discurso;
» relacionar os textos literários com problemas e concepções da época em que foram escritos, bem como com os problemas e concepções do presente;
» interpretar textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos;
» pesquisar e articular informações lingüísticas, literárias e culturais.
» promover a criação e a divulgação de conhecimentos culturais através de produções artísticas.
Perfil do Egresso
Considerando a multiplicidade de papéis que o licenciado em Letras exerce ou pode vir a exercer no âmbito da sociedade e nas diversas aplicações profissionais de seus conhecimentos, o egresso do curso deve apresentar condições de trabalho, tendo:
» conhecimentos linguísticos necessários ao desempenho profissional, com domínio teórico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintático, léxico e semântico da língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola;
» capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, por meio de análise de diferentes teorias, bem como da aplicação das mesmas a problemas de ensino e aprendizagem da língua materna e/ou estrangeira;
» domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades lingüísticas existentes, bem como dos vários níveis registros de linguagem;
» capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento de uma língua, em particular da língua portuguesa, inglesa e espanhola;
» domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em língua portuguesa, inglesa e espanhola.
» compreensão histórico-teórica necessária para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura;
» criatividade e criticidade para o desenvolvimento profissional, inclusive com potencial de organização didático-pedagógica;
» entendimento de que deve haver coerência entre o discurso e a prática no processo de trabalho;
» iniciativa e autonomia para formulação, gestão e administração de projetos;
» compreensão de que a ação solidária é determinante para o sucesso profissional;
» compreensão acerca do significado do sistema de avaliação no processo de ensino e aprendizagem;
» percepção de que a prática da avaliação deve ser condizente com a proposta do projeto de ensino (em que vier a atuar), e que os resultados dessa avaliação devem ser usados, sistematicamente, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
» ciência de que todo o processo de ensino e aprendizagem também supõe a existência de um sistema de autoavaliação;
» aceitação de que sua formação implica compromisso ético e sociocultural.
Mercado de Trabalho
O graduado em Letras dispõe de um potencial genérico de atuação profissional em muitos e variados campos das línguas e das literaturas, vernácula e estrangeira. Este potencial aborda o trabalho com praticamente todas as facetas da linguagem humana, incluindo:
» ensino fundamental e médio;
» cursos livres, aulas particulares e de reforço;
» auxiliar de ensino em nível superior;
» produção e / ou revisão de textos;
» editoração;
» terminologia (descrição e padronização dos jargões técnicos e científicos);
v » tradução, incluindo sua vertente oral;
» interpretação de obras literárias;
» pesquisa, pela condução de uma carreira acadêmica (mestrado e doutorado);
» produção de material de apoio às demais áreas do conhecimento pela pesquisa aplicada.
» Crítica de cinema.
» Crítica literária.
A ULBRA oferece cursos a distância no formato híbrido, caraterizado pelo uso de videoaulas e material gráfico de alta qualidade somados à interação do aluno no uso ambiente virtual de aprendizagem. São 48h de interação com o professor e 20h de encontros presenciais no polo.
Sobre o Curso
O licenciado em Letras, por sua formação de caráter científico-humanista com vistas a ensinar e aprender e por desenvolver o processo ensino e aprendizagem, levando em consideração as tendências sócio-político-culturais do mundo e um sistema de valores onde a potencialidade humana possui significado relevante, pode vir a exercer no âmbito da sociedade e nas diversas aplicações profissionais de seus conhecimentos uma multiplicidade de papéis.
O mercado de trabalho do licenciado em Letras concentra-se, dentre outras, em atividades como: docência no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, mercado editorial, organizações ligadas à imprensa, a consulados, ao turismo, ONGs.
Objetivo Geral
Oportunizar ao aluno do curso conhecimento de nível acadêmico-científico, no âmbito das línguas e suas respectivas literaturas e culturas, que lhe permitam atuar no universo pragmático da docência de ensino fundamental e médio nos diferentes espaços educativos e no fomento da atividade intelectual comprometida com a formação ético-moral da sociedade contemporânea.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do curso são:
» integrar ensino, pesquisa e extensão para a aquisição de recursos científicos, tecnológicos e culturais como instrumentos na formação de cidadãos qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas sociais;
» cultivar relações de cooperação com a comunidade científica nacional e internacional, promovendo intercâmbio de pessoal, recursos e experiências, com vistas à difusão e socialização do saber, sem discriminação de qualquer natureza;
» trabalhar o ensino e a aprendizagem em Letras, incorporando os valores que deem à vida seu verdadeiro sentido.
Competências e Habilidades
O curso, através de seus eixos temáticos, trabalha o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a efetivar as competências e habilidades, previstas nas Diretrizes Curriculares de Letras/2001, item 26, as quais são:
» descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas e semânticas do português, inglês e espanhol com especial destaque para as variações regionais e para as especificidades da norma padrão;
» compreender, avaliar e produzir textos de tipos variados em sua estrutura, organização e significado;
» apreender criticamente as obras literárias sobremaneira aquelas pertinentes à sua formação (ensino fundamental e médio);
» estabelecer e discutir as relações dos textos literários com outros tipos de discurso;
» relacionar os textos literários com problemas e concepções da época em que foram escritos, bem como com os problemas e concepções do presente;
» interpretar textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos;
» pesquisar e articular informações lingüísticas, literárias e culturais.
» promover a criação e a divulgação de conhecimentos culturais através de produções artísticas.
Perfil do Egresso
Considerando a multiplicidade de papéis que o licenciado em Letras exerce ou pode vir a exercer no âmbito da sociedade e nas diversas aplicações profissionais de seus conhecimentos, o egresso do curso deve apresentar condições de trabalho, tendo:
» conhecimentos linguísticos necessários ao desempenho profissional, com domínio teórico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintático, léxico e semântico da língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola;
» capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, por meio de análise de diferentes teorias, bem como da aplicação das mesmas a problemas de ensino e aprendizagem da língua materna e/ou estrangeira;
» domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades lingüísticas existentes, bem como dos vários níveis registros de linguagem;
» capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento de uma língua, em particular da língua portuguesa, inglesa e espanhola;
» domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em língua portuguesa, inglesa e espanhola.
» compreensão histórico-teórica necessária para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura;
» criatividade e criticidade para o desenvolvimento profissional, inclusive com potencial de organização didático-pedagógica;
» entendimento de que deve haver coerência entre o discurso e a prática no processo de trabalho;
» iniciativa e autonomia para formulação, gestão e administração de projetos;
» compreensão de que a ação solidária é determinante para o sucesso profissional;
» compreensão acerca do significado do sistema de avaliação no processo de ensino e aprendizagem;
» percepção de que a prática da avaliação deve ser condizente com a proposta do projeto de ensino (em que vier a atuar), e que os resultados dessa avaliação devem ser usados, sistematicamente, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
» ciência de que todo o processo de ensino e aprendizagem também supõe a existência de um sistema de autoavaliação;
» aceitação de que sua formação implica compromisso ético e sociocultural.
Mercado de Trabalho
O graduado em Letras dispõe de um potencial genérico de atuação profissional em muitos e variados campos das línguas e das literaturas, vernácula e estrangeira. Este potencial aborda o trabalho com praticamente todas as facetas da linguagem humana, incluindo:
» ensino fundamental e médio;
» cursos livres, aulas particulares e de reforço;
» auxiliar de ensino em nível superior;
» produção e / ou revisão de textos;
» editoração;
» terminologia (descrição e padronização dos jargões técnicos e científicos);
v » tradução, incluindo sua vertente oral;
» interpretação de obras literárias;
» pesquisa, pela condução de uma carreira acadêmica (mestrado e doutorado);
» produção de material de apoio às demais áreas do conhecimento pela pesquisa aplicada.
» Crítica de cinema.
» Crítica literária.
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