Letras

FTC Ead
A distância

R$8.553
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • A distância
  • Duração:
    3 Anos
Descrição

Formar o profissional para o exercício da docência em Línguas Portuguesa e Inglesa, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, capacitando-o para atuar na área de ensino das linguagens, nas modalidades oral e escrita, considerando a sua condição de aprender e de mobilizar saberes e ações.
Dirigido a: O Curso de Letras Português-Inglês busca subsidiar a formação de profissionais que sejam interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

Informação importante

Programa

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da FTC EAD, autorizado pelo MEC, desenvolve suas atividades acadêmicas apresentando o educando como eixo central e como futuro professor, cujas competências e habilidades serão permanentemente estimuladas, enfatizando o processo ensino-aprendizagem e a valorização da diversidade lingüística, cultural e pedagógica, assim como a incessante troca de informações entre experiências práticas e análises teóricas.

Objetivo

Formar o profissional para o exercício da docência em Línguas Portuguesa e Inglesa, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, capacitando-o para atuar na área de ensino das linguagens, nas modalidades oral e escrita, considerando a sua condição de aprender e de mobilizar saberes e ações.

Perfil do egresso

O Curso de Letras Português-Inglês busca subsidiar a formação de profissionais que sejam interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Assim, o profissional em Letras deve ter domínio do uso das línguas portuguesa e inglesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos.


Campos e Modo de Atuação


Escolas públicas e privadas, Fundações, Organizações não-governamentais (ONG), que ofereçam formalmente os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; instituições que trabalham com portadores de necessidades especiais em classes regulares do Ensino e Ensino Médio, instituições oficiais de ensino, empresas, cursos livres, dentre outros. Os profissionais da área poderão realizar assessorias, oferecendo cursos e treinamento em língua portuguesa, cursos de redação, curso de português para estrangeiros, correções de trabalhos, traduções para empresas ou até mesmo apoio técnico nas correções e produções dos documentos comerciais produzidos nas empresas, redação e revisão de textos em editoras, jornais, revistas e em órgãos de divulgação de cultura.

Duração: 3 anos

Turno: Noturno


MATRIZ CURRICULAR Topo

DESCRIÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINA CH
1º Período Metodologia do Trabalho Científico 72h
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 72h
Abordagens Sócio-Políticas da Educação 72h
Psicologia da Educação 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica I 68h


2º Período Didática 72h
Introdução aos Estudos Lingüísticos 72h
Introdução aos Estudos Literários 72h
Princípios da Língua Inglesa 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica II 68h
Atividades Complementares 40h

3º Período Lingüística Sócio-Histórica do Português 72h
Estudos da Literatura Brasileira 72h
Morfossintaxe do Português 72h
Produção Oral e Escrita da Língua Inglesa I 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica III 68h
Atividades Complemantares 40h

4º Período Análise do Discurso 72h
Estudos da Literatura Portuguesa 72h
Estágio Supervisionando I 72h
Produção Oral e Escrita na Língua Inglesa II 72h
Metodologia do Ensino do Português 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica IV 68h
Prática de Estágio Supervisionado I 128h
Atividades Complementares 40h

5º Período Oficina de Leitura e Produção Textual 72h
Estudos da Literatura Anglófona 72h
Estágio Supervisionando II 72h
Produção oral e escrita na Língua Inglesa III 72h
Metodologia do ensino do inglês 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica V 68h
Prática do estágio supervisionado II 128h
Atividades Complemantares 40h

6º Período Lingüística textual 72h
Lingüística Aplicada ao Ensino do Português 72h
Produção oral e escrita na língua inglesa IV 72h
Oficina de Recursos Didático-Lúdicos 72h
Libras 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica VI 68h
Atividades Complemantares 40h

SÍNTESE DO CURRÍCULO
Carga Horária Total de Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-cultural 1.800h
Prática de Ensino 408h
Carga Horária Total de Estágio Supervisionado 400h
Carga Horária Total de Estudos Independentes 200h
Carga Horária Total do Curso 2.808h

Êxitos alcançados por este centro