Letras
Graduação
A Distância
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Metodologia
A distância
-
Duração
3 Anos
Formar o profissional para o exercício da docência em Línguas Portuguesa e Inglesa, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, capacitando-o para atuar na área de ensino das linguagens, nas modalidades oral e escrita, considerando a sua condição de aprender e de mobilizar saberes e ações. Dirigido a: O Curso de Letras Português-Inglês busca subsidiar a formação de profissionais que sejam interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
Opiniões
Programa
O Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da FTC EAD, autorizado pelo MEC, desenvolve suas atividades acadêmicas apresentando o educando como eixo central e como futuro professor, cujas competências e habilidades serão permanentemente estimuladas, enfatizando o processo ensino-aprendizagem e a valorização da diversidade lingüística, cultural e pedagógica, assim como a incessante troca de informações entre experiências práticas e análises teóricas.
Objetivo
Formar o profissional para o exercício da docência em Línguas Portuguesa e Inglesa, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, capacitando-o para atuar na área de ensino das linguagens, nas modalidades oral e escrita, considerando a sua condição de aprender e de mobilizar saberes e ações.
Perfil do egresso
O Curso de Letras Português-Inglês busca subsidiar a formação de profissionais que sejam interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Assim, o profissional em Letras deve ter domínio do uso das línguas portuguesa e inglesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos.
Campos e Modo de Atuação
Escolas públicas e privadas, Fundações, Organizações não-governamentais (ONG), que ofereçam formalmente os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; instituições que trabalham com portadores de necessidades especiais em classes regulares do Ensino e Ensino Médio, instituições oficiais de ensino, empresas, cursos livres, dentre outros. Os profissionais da área poderão realizar assessorias, oferecendo cursos e treinamento em língua portuguesa, cursos de redação, curso de português para estrangeiros, correções de trabalhos, traduções para empresas ou até mesmo apoio técnico nas correções e produções dos documentos comerciais produzidos nas empresas, redação e revisão de textos em editoras, jornais, revistas e em órgãos de divulgação de cultura.
Duração: 3 anos
Turno: Noturno
MATRIZ CURRICULAR Topo
DESCRIÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINA CH
1º Período Metodologia do Trabalho Científico 72h
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 72h
Abordagens Sócio-Políticas da Educação 72h
Psicologia da Educação 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica I 68h
2º Período Didática 72h
Introdução aos Estudos Lingüísticos 72h
Introdução aos Estudos Literários 72h
Princípios da Língua Inglesa 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica II 68h
Atividades Complementares 40h
3º Período Lingüística Sócio-Histórica do Português 72h
Estudos da Literatura Brasileira 72h
Morfossintaxe do Português 72h
Produção Oral e Escrita da Língua Inglesa I 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica III 68h
Atividades Complemantares 40h
4º Período Análise do Discurso 72h
Estudos da Literatura Portuguesa 72h
Estágio Supervisionando I 72h
Produção Oral e Escrita na Língua Inglesa II 72h
Metodologia do Ensino do Português 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica IV 68h
Prática de Estágio Supervisionado I 128h
Atividades Complementares 40h
5º Período Oficina de Leitura e Produção Textual 72h
Estudos da Literatura Anglófona 72h
Estágio Supervisionando II 72h
Produção oral e escrita na Língua Inglesa III 72h
Metodologia do ensino do inglês 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica V 68h
Prática do estágio supervisionado II 128h
Atividades Complemantares 40h
6º Período Lingüística textual 72h
Lingüística Aplicada ao Ensino do Português 72h
Produção oral e escrita na língua inglesa IV 72h
Oficina de Recursos Didático-Lúdicos 72h
Libras 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica VI 68h
Atividades Complemantares 40h
SÍNTESE DO CURRÍCULO
Carga Horária Total de Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-cultural 1.800h
Prática de Ensino 408h
Carga Horária Total de Estágio Supervisionado 400h
Carga Horária Total de Estudos Independentes 200h
Carga Horária Total do Curso 2.808h
Letras