Graduação

Em Aracaju

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Aracaju

  • Horário de aulas

    3080h

O Curso de Letras - Português da FSLF tem como eixo orientador o fortalecimento da identidade do curso, promovendo a formação integral do educando e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária para o desenvolvimento da sociedade. Inserido num contexto de profundas mudanças no mundo do trabalho, onde o conhecimento se torna fator decisivo de. Dirigido a: O Profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem. Sua atuação e postura são permeadas por aguçado senso crítico e ético.

Instalações

Localização

Início

Aracaju (Sergipe)
Ver mapa
Rua Laranjeiras, 1838, 49055-380

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

APRESENTAÇÃO
O Curso de Letras, ministrado pela Faculdade São Luís de França, foi autorizado através da Portaria/MEC, n.º 394 de 28 de maio de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 29/5/2008

É cada vez maior a demanda social por cursos na área de Educação, principalmente na formação de professores de ensino Fundamental e Médio, pois há uma grande deficiência, considerados os cursos já existentes, na transmissão de um saber que atenda melhor às novas exigências de uma sociedade com as características daquelas em que se vive, nesse início de século.
A Faculdade São Luís de França ao optar pelo curso de Letras com habilitação em Português e respectivas literaturas, o fez por entender que a inclusão de um curso direcionado para a formação de profissionais na área de educação, em nível superior, além de coerente com o seu percurso, atende a exigências atuais da comunidade no que concerne à demanda do mercado de trabalho, visto que o curso atenderá uma área que engloba não só a cidade de Aracaju, mas outras localidades vizinhas a esta cidade que não contam com Faculdades para atender aos anseios da população.

O Curso de Letras - Português da FSLF tem como eixo orientador o fortalecimento da identidade do curso, promovendo a formação integral do educando e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária para o desenvolvimento da sociedade. Inserido num contexto de profundas mudanças no mundo do trabalho, onde o conhecimento se torna fator decisivo de produção e integração social. O curso de Letras - Português da FSLF responde às novas tarefas e aos desafios atribuídos às instituições formadoras no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, como elemento essencial para favorecer as transformações necessárias tanto na área social como científica e tecnológica.
Conclui-se, portanto, que mesmo sem levar em conta a necessidade social em se ter mais um curso de Letras em uma cidade do porte de Aracaju, que conta com três cursos (INEP 2006) dessa natureza, a FSLF ao pleitear a criação do mesmo, pela qualidade diferenciada que apresentará, justifica plenamente sua razão de existência.

A necessidade social é justificada em todas as exigências normativas: a) Incremento dos níveis de ensino de primeiro e segundo graus; b) razoável crescimento econômico na última década.

Acreditamos que a simples caracterização da situação de algumas comunidades distantes apenas poucos quilômetros da sede da Instituição, já serviriam como justificativa para esta proposta. Entretanto, poderíamos acrescentar que, em paralelo com a melhoria de algumas variáveis referentes às condições de vida destas comunidades, acreditamos que a percepção real da situação em que vivem centenas de milhares de famílias com as quais convivemos, e com as quais os egressos da instituição conviverão talvez mais freqüentemente ainda depois de estarem graduados e exercendo suas profissões, é fundamental para a formação de uma consciência de cidadania e de busca de melhoria de qualidade social - obrigatoriamente um processo de redução de desigualdades que queremos estimular nos nossos alunos, enquanto futuros agentes de mudança.

Ressalte-se a importância política e cultural que um curso de Letras habilitação em Português e respectivas literaturas, com as características do proposto, produzindo massa crítica que influenciará toda a região de Aracaju e as cidades vizinhas num raio de cinqüenta ou mesmo cem quilômetros. Não há dúvida que o curso pretendido será um fator importante para a construção da democracia no estado de Sergipe, ainda marcado por profundos problemas agrários e ambientais.

O Profissional

O Profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem. Sua atuação e postura são permeadas por aguçado senso crítico e ético. É atualizado em relação ao momento em que vive e ao desenvolvimento de sua área de atuação, e continuamente comprometido com a pesquisa.

Mercado de Trabalho

O profissional formado em Letras Português pode atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio, ou ainda em faculdades e universidades, caso venha a cursar pós-graduação. Pode atuar na mídia em geral, como revisor de textos em agências de publicidade e editoras de livros; pode produzir materiais lingüístico-literários, didáticos e paradidáticos. Pode trabalhar em escolas de idiomas ou como autônomo, lecionando emj grupos ou tendo alunos particulares, em casa, na empresa ou mesmo pela internet. Em síntese, o graduado pode criar habilidades para trabalhar com línguas, literatura e textos em geral, com a possibilidade, por isso, de operar em áreas diversas. No caso do magistério, com o crescimento do ensino médio e do ensino superior privado, o mercado de trabalho vem absorvendo rapidamente os profissionais da área.


Letras

Preço para verificar